O Boticário : processo de internacionalização em Portugal e América Latina na ótica da Escola de Uppsala
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/63670 |
Resumo: | Orientador : Armando João Dalla Costa |
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Stadnik, Danieli Lurdes, 1994-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasDalla Costa, Armando João, 1955-2019-10-10T15:29:03Z2019-10-10T15:29:03Z2018https://hdl.handle.net/1884/63670Orientador : Armando João Dalla CostaMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasInclui referênciasResumo : O modelo de Uppsala conclui que as firmas irão buscar se internacionalizar para países com uma distância psíquica próxima, para reduzir os riscos associados ao desconhecido. Ao se internacionalizar, farão uma expansão gradual, para que aos poucos possam conhecer fatores como a dimensão do mercado e a aceitação de seu produto pelo novo público. Quanto mais a empresa conhecer acerca do mercado, menores serão os riscos a que ela estará sujeita e então, passará a investir mais naquele país, utilizando recursos especializados, próprios para aquele público. Partindo desse modelo teórico, busca-se conhecer o histórico de internacionalização de O Boticário. A marca se internacionalizou pela primeira vez para Portugal em 1985, através do modelo de franquias. Com o tempo de atuação e um conhecimento amplo daquele mercado, houve maior investimento, com a abertura várias lojas próprias e uso de recursos especializados. A expansão de O Boticário para a América Latina iniciou pouco tempo depois da expansão para Portugal, dividindo-se em duas fases. A primeira no ano de 1987, a segunda, por volta dos anos 2000. Na primeira fase da internacionalização houve muitos mercados pequenos latino-americanos em que a marca começou a atuar. Nessa primeira fase a internacionalização se deu por demandas de empresários interessados em abrir franquias de O Boticário em seus países e não havia recursos especializados para cada um, mas um "padrão" utilizado para toda a América Latina. Isso foi totalmente diferente na segunda fase, quando a marca começou a abrir lojas próprias no exterior, de modo estruturado e passou a investir em projetos publicitários individuais para cada país. Analisados os casos de internacionalização de O Boticário para Portugal e América Latina, passou-se à análise comparativa destes à luz da teoria da Escola de Uppsala. Concluiu-se que a empresa internacionalizou de forma gradual, passando a dispor de recursos especializados quanto mais aumentou o conhecimento sobre o mercado em que atuava e que a distância psíquica tem uma influência positiva sobre seus resultados.39 p.application/pdfEmpresas - GlobalizaçãoCosmeticos - IndústriaO Boticário : processo de internacionalização em Portugal e América Latina na ótica da Escola de Uppsalainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDANIELI LURDES STADNIK.pdfapplication/pdf541648https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63670/1/DANIELI%20LURDES%20STADNIK.pdf8a3bc993f398bdcb3057ea1131f3141bMD51open access1884/636702019-10-10 12:29:03.411open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63670Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-10T15:29:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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