Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Leonel Correia
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12080
Resumo: Nosso corpo é, e ao mesmo tempo não é, um objeto. Ele é, na bonita expressão de Merleau-Ponty, "um objeto sensível a todos os outros". E não somente é sensível, mas é um corpo que cresce, se desenvolve, vivencia, percebe, aprende e trabalha, isto é, age sobre o mundo. Corpo e mente são ligados. Tal como o corpo é constituído pelo funcionamento de diversos aparelhos ou sistemas (respiratório, circulatório, digestivo, etc., assim a mente se constitui das funções de conhecer, sentir e agir. E, por isso, dizemos que a mente humana é CSA. Quer se trate de cientistas, acadêmicos ou de simples trabalhadores braçais - o que a gente faz depende sempre do que a gente conhece e sente, nas situações. Se acariciamos, por exemplo, o dorso de um gato, recebemos dois tipos de informação: uma afetiva, e a outra, cognitiva: o agrado sentido e o conhecimento da maciez, que é uma propriedade da pele do animal...
id UFC-7_d87a427c6e742a4acd10d4bbad965d10
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/12080
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliaçãoCSA da experiência integradaCSA da aprendizagem humanaModelo TSINAvaliação humanistaMétodo da compreensão existencialNosso corpo é, e ao mesmo tempo não é, um objeto. Ele é, na bonita expressão de Merleau-Ponty, "um objeto sensível a todos os outros". E não somente é sensível, mas é um corpo que cresce, se desenvolve, vivencia, percebe, aprende e trabalha, isto é, age sobre o mundo. Corpo e mente são ligados. Tal como o corpo é constituído pelo funcionamento de diversos aparelhos ou sistemas (respiratório, circulatório, digestivo, etc., assim a mente se constitui das funções de conhecer, sentir e agir. E, por isso, dizemos que a mente humana é CSA. Quer se trate de cientistas, acadêmicos ou de simples trabalhadores braçais - o que a gente faz depende sempre do que a gente conhece e sente, nas situações. Se acariciamos, por exemplo, o dorso de um gato, recebemos dois tipos de informação: uma afetiva, e a outra, cognitiva: o agrado sentido e o conhecimento da maciez, que é uma propriedade da pele do animal...Revista Educação e Debate2015-05-14T18:06:20Z2015-05-14T18:06:20Z1984info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Leonel Correia. Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 69-91, 1983/1984.0102-1117http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12080Pinto, Leonel Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:12:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12080Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:15.024881Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação
title Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação
spellingShingle Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação
Pinto, Leonel Correia
CSA da experiência integrada
CSA da aprendizagem humana
Modelo TSIN
Avaliação humanista
Método da compreensão existencial
title_short Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação
title_full Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação
title_fullStr Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação
title_full_unstemmed Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação
title_sort Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação
author Pinto, Leonel Correia
author_facet Pinto, Leonel Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Leonel Correia
dc.subject.por.fl_str_mv CSA da experiência integrada
CSA da aprendizagem humana
Modelo TSIN
Avaliação humanista
Método da compreensão existencial
topic CSA da experiência integrada
CSA da aprendizagem humana
Modelo TSIN
Avaliação humanista
Método da compreensão existencial
description Nosso corpo é, e ao mesmo tempo não é, um objeto. Ele é, na bonita expressão de Merleau-Ponty, "um objeto sensível a todos os outros". E não somente é sensível, mas é um corpo que cresce, se desenvolve, vivencia, percebe, aprende e trabalha, isto é, age sobre o mundo. Corpo e mente são ligados. Tal como o corpo é constituído pelo funcionamento de diversos aparelhos ou sistemas (respiratório, circulatório, digestivo, etc., assim a mente se constitui das funções de conhecer, sentir e agir. E, por isso, dizemos que a mente humana é CSA. Quer se trate de cientistas, acadêmicos ou de simples trabalhadores braçais - o que a gente faz depende sempre do que a gente conhece e sente, nas situações. Se acariciamos, por exemplo, o dorso de um gato, recebemos dois tipos de informação: uma afetiva, e a outra, cognitiva: o agrado sentido e o conhecimento da maciez, que é uma propriedade da pele do animal...
publishDate 1984
dc.date.none.fl_str_mv 1984
2015-05-14T18:06:20Z
2015-05-14T18:06:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Leonel Correia. Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 69-91, 1983/1984.
0102-1117
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12080
identifier_str_mv PINTO, Leonel Correia. Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 69-91, 1983/1984.
0102-1117
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação e Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028810393649152