Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1984 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12080 |
Resumo: | Nosso corpo é, e ao mesmo tempo não é, um objeto. Ele é, na bonita expressão de Merleau-Ponty, "um objeto sensível a todos os outros". E não somente é sensível, mas é um corpo que cresce, se desenvolve, vivencia, percebe, aprende e trabalha, isto é, age sobre o mundo. Corpo e mente são ligados. Tal como o corpo é constituído pelo funcionamento de diversos aparelhos ou sistemas (respiratório, circulatório, digestivo, etc., assim a mente se constitui das funções de conhecer, sentir e agir. E, por isso, dizemos que a mente humana é CSA. Quer se trate de cientistas, acadêmicos ou de simples trabalhadores braçais - o que a gente faz depende sempre do que a gente conhece e sente, nas situações. Se acariciamos, por exemplo, o dorso de um gato, recebemos dois tipos de informação: uma afetiva, e a outra, cognitiva: o agrado sentido e o conhecimento da maciez, que é uma propriedade da pele do animal... |
id |
UFC-7_d87a427c6e742a4acd10d4bbad965d10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/12080 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliaçãoCSA da experiência integradaCSA da aprendizagem humanaModelo TSINAvaliação humanistaMétodo da compreensão existencialNosso corpo é, e ao mesmo tempo não é, um objeto. Ele é, na bonita expressão de Merleau-Ponty, "um objeto sensível a todos os outros". E não somente é sensível, mas é um corpo que cresce, se desenvolve, vivencia, percebe, aprende e trabalha, isto é, age sobre o mundo. Corpo e mente são ligados. Tal como o corpo é constituído pelo funcionamento de diversos aparelhos ou sistemas (respiratório, circulatório, digestivo, etc., assim a mente se constitui das funções de conhecer, sentir e agir. E, por isso, dizemos que a mente humana é CSA. Quer se trate de cientistas, acadêmicos ou de simples trabalhadores braçais - o que a gente faz depende sempre do que a gente conhece e sente, nas situações. Se acariciamos, por exemplo, o dorso de um gato, recebemos dois tipos de informação: uma afetiva, e a outra, cognitiva: o agrado sentido e o conhecimento da maciez, que é uma propriedade da pele do animal...Revista Educação e Debate2015-05-14T18:06:20Z2015-05-14T18:06:20Z1984info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Leonel Correia. Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 69-91, 1983/1984.0102-1117http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12080Pinto, Leonel Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:12:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12080Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:15.024881Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação |
title |
Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação |
spellingShingle |
Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação Pinto, Leonel Correia CSA da experiência integrada CSA da aprendizagem humana Modelo TSIN Avaliação humanista Método da compreensão existencial |
title_short |
Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação |
title_full |
Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação |
title_fullStr |
Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação |
title_full_unstemmed |
Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação |
title_sort |
Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação |
author |
Pinto, Leonel Correia |
author_facet |
Pinto, Leonel Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Leonel Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CSA da experiência integrada CSA da aprendizagem humana Modelo TSIN Avaliação humanista Método da compreensão existencial |
topic |
CSA da experiência integrada CSA da aprendizagem humana Modelo TSIN Avaliação humanista Método da compreensão existencial |
description |
Nosso corpo é, e ao mesmo tempo não é, um objeto. Ele é, na bonita expressão de Merleau-Ponty, "um objeto sensível a todos os outros". E não somente é sensível, mas é um corpo que cresce, se desenvolve, vivencia, percebe, aprende e trabalha, isto é, age sobre o mundo. Corpo e mente são ligados. Tal como o corpo é constituído pelo funcionamento de diversos aparelhos ou sistemas (respiratório, circulatório, digestivo, etc., assim a mente se constitui das funções de conhecer, sentir e agir. E, por isso, dizemos que a mente humana é CSA. Quer se trate de cientistas, acadêmicos ou de simples trabalhadores braçais - o que a gente faz depende sempre do que a gente conhece e sente, nas situações. Se acariciamos, por exemplo, o dorso de um gato, recebemos dois tipos de informação: uma afetiva, e a outra, cognitiva: o agrado sentido e o conhecimento da maciez, que é uma propriedade da pele do animal... |
publishDate |
1984 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1984 2015-05-14T18:06:20Z 2015-05-14T18:06:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, Leonel Correia. Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 69-91, 1983/1984. 0102-1117 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12080 |
identifier_str_mv |
PINTO, Leonel Correia. Teoria - CSA da aprendizagem humana ou da experiência integrada. Discurso, método e avaliação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 6/7, n. 2/1, p. 69-91, 1983/1984. 0102-1117 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028810393649152 |