O extrativismo da Carnaúba no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Alva, Oscar Arruda
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16166
Resumo: Esta dissertação trata do extrativismo da carnaúba no Estado do Ceará. A carnaúba (Copernícia prunifera) é uma palmeira nativa que em seu processo de adaptação às condições climáticas do semi-árido do Nordeste brasileiro desenvolveu a capacidade de produzir cera. A valorização da cera de carnaúba originou um conjunto de atividades produtivas e comerciais baseadas no extrativismo e no comércio exportador, que tiveram grande relevância na economia do Estado do Ceará. Após a Segunda Guerra Mundial, os preços da cera de carnaúba passaram a assumir uma tendência de queda. A desvalorização da cera vem implicando, desde a década de 1960, o desmatamento de carnaubais nativos para a implantação de outras atividades produtivas, o que produz impactos ambientais e sociais. Por meio de uma abordagem multidisplinar, este estudo analisa as interações ecológicas e antropológicas da palmeira no Nordeste semi-árido, a formação do extrativismo no Ceará, a ação do Estado e as políticas públicas adotadas, a situação do processo produtivo e dos atores sociais envolvidos na atualidade e, finalmente, os problemas estruturais e as perspectivas para o extrativismo da carnaúba no Ceará.
id UFC-7_d8dfe335aa3dba32ceb3735584eb8c83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/16166
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O extrativismo da Carnaúba no CearáThe extrativismo of the Carnaúba in the CearáExtrativismoCera de carnaúbaSemiáridoCearáExtrativismoWax of carnaúbaSemiáridoCearáEsta dissertação trata do extrativismo da carnaúba no Estado do Ceará. A carnaúba (Copernícia prunifera) é uma palmeira nativa que em seu processo de adaptação às condições climáticas do semi-árido do Nordeste brasileiro desenvolveu a capacidade de produzir cera. A valorização da cera de carnaúba originou um conjunto de atividades produtivas e comerciais baseadas no extrativismo e no comércio exportador, que tiveram grande relevância na economia do Estado do Ceará. Após a Segunda Guerra Mundial, os preços da cera de carnaúba passaram a assumir uma tendência de queda. A desvalorização da cera vem implicando, desde a década de 1960, o desmatamento de carnaubais nativos para a implantação de outras atividades produtivas, o que produz impactos ambientais e sociais. Por meio de uma abordagem multidisplinar, este estudo analisa as interações ecológicas e antropológicas da palmeira no Nordeste semi-árido, a formação do extrativismo no Ceará, a ação do Estado e as políticas públicas adotadas, a situação do processo produtivo e dos atores sociais envolvidos na atualidade e, finalmente, os problemas estruturais e as perspectivas para o extrativismo da carnaúba no Ceará.Martins, Mônica DiasD'Alva, Oscar Arruda2016-04-07T13:12:42Z2016-04-07T13:12:42Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfD'ALVA, Oscar Arruda. O extrativismo da Carnaúba no Ceará. 2004. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Núcleo de Pós-Graduação, Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Fortaleza, 2004.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16166porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-03T19:41:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/16166Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:44.972694Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O extrativismo da Carnaúba no Ceará
The extrativismo of the Carnaúba in the Ceará
title O extrativismo da Carnaúba no Ceará
spellingShingle O extrativismo da Carnaúba no Ceará
D'Alva, Oscar Arruda
Extrativismo
Cera de carnaúba
Semiárido
Ceará
Extrativismo
Wax of carnaúba
Semiárido
Ceará
title_short O extrativismo da Carnaúba no Ceará
title_full O extrativismo da Carnaúba no Ceará
title_fullStr O extrativismo da Carnaúba no Ceará
title_full_unstemmed O extrativismo da Carnaúba no Ceará
title_sort O extrativismo da Carnaúba no Ceará
author D'Alva, Oscar Arruda
author_facet D'Alva, Oscar Arruda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Mônica Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Alva, Oscar Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Extrativismo
Cera de carnaúba
Semiárido
Ceará
Extrativismo
Wax of carnaúba
Semiárido
Ceará
topic Extrativismo
Cera de carnaúba
Semiárido
Ceará
Extrativismo
Wax of carnaúba
Semiárido
Ceará
description Esta dissertação trata do extrativismo da carnaúba no Estado do Ceará. A carnaúba (Copernícia prunifera) é uma palmeira nativa que em seu processo de adaptação às condições climáticas do semi-árido do Nordeste brasileiro desenvolveu a capacidade de produzir cera. A valorização da cera de carnaúba originou um conjunto de atividades produtivas e comerciais baseadas no extrativismo e no comércio exportador, que tiveram grande relevância na economia do Estado do Ceará. Após a Segunda Guerra Mundial, os preços da cera de carnaúba passaram a assumir uma tendência de queda. A desvalorização da cera vem implicando, desde a década de 1960, o desmatamento de carnaubais nativos para a implantação de outras atividades produtivas, o que produz impactos ambientais e sociais. Por meio de uma abordagem multidisplinar, este estudo analisa as interações ecológicas e antropológicas da palmeira no Nordeste semi-árido, a formação do extrativismo no Ceará, a ação do Estado e as políticas públicas adotadas, a situação do processo produtivo e dos atores sociais envolvidos na atualidade e, finalmente, os problemas estruturais e as perspectivas para o extrativismo da carnaúba no Ceará.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2016-04-07T13:12:42Z
2016-04-07T13:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv D'ALVA, Oscar Arruda. O extrativismo da Carnaúba no Ceará. 2004. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Núcleo de Pós-Graduação, Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Fortaleza, 2004.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16166
identifier_str_mv D'ALVA, Oscar Arruda. O extrativismo da Carnaúba no Ceará. 2004. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Núcleo de Pós-Graduação, Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Fortaleza, 2004.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028785940856832