Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Antônio José Melo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40554
Resumo: Este estudo investiga através de uma análise clássica os fatores que influenciam a competitividade das unidades industriais em uma economia global bem como as interligações da cadeia produtiva do agronegócio da cera de carnaúba no Estado do Ceará. As empresas refinadoras de cera de carnaúba são induzidas a refletir sobre profundas mudanças em suas estruturas produtivas face ao aumento das inovações tecnológicas; a redução substancial no uso de insumos e carência na agregação de valor aos seus produtos finais ofertados no mercado internacional. Ademais, à medida que ocorrem mudanças nas preferências dos consumidores, novos ciclos de produtos deverão ser fomentados. Conclui-se que a competitividade deve ser entendida como sendo a capacidade potencial de uma organização industrial de manter ou desenvolver sua participação no mercado externo, buscando também a melhoria da qualidade dos seus produtos e dos níveis de produtividade. Propõe-se então como um cenário a longo prazo a imersão dos produtos ceríferos em mercados emergentes; o desenvolvimento de novos produtos com agregação de valor as matérias-primas básicas; formação de alianças com fornecedores de matérias-primas e a adoção de novas tecnologias no processo de extração e beneficiamento da cera de carnaúba bruta no meio rural cearense, principalmente em municípios em que a única atividade desenvolvida é a sua extração.
id UFC-7_dc00cfc4ba6bd3523a7a6133d9dfd783
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/40554
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do CearáCera de carnaúba - CearáCadeia produtivaEste estudo investiga através de uma análise clássica os fatores que influenciam a competitividade das unidades industriais em uma economia global bem como as interligações da cadeia produtiva do agronegócio da cera de carnaúba no Estado do Ceará. As empresas refinadoras de cera de carnaúba são induzidas a refletir sobre profundas mudanças em suas estruturas produtivas face ao aumento das inovações tecnológicas; a redução substancial no uso de insumos e carência na agregação de valor aos seus produtos finais ofertados no mercado internacional. Ademais, à medida que ocorrem mudanças nas preferências dos consumidores, novos ciclos de produtos deverão ser fomentados. Conclui-se que a competitividade deve ser entendida como sendo a capacidade potencial de uma organização industrial de manter ou desenvolver sua participação no mercado externo, buscando também a melhoria da qualidade dos seus produtos e dos níveis de produtividade. Propõe-se então como um cenário a longo prazo a imersão dos produtos ceríferos em mercados emergentes; o desenvolvimento de novos produtos com agregação de valor as matérias-primas básicas; formação de alianças com fornecedores de matérias-primas e a adoção de novas tecnologias no processo de extração e beneficiamento da cera de carnaúba bruta no meio rural cearense, principalmente em municípios em que a única atividade desenvolvida é a sua extração.Nunes, Fernando Ribeiro de MeloLeite, Antônio José Melo2019-04-04T17:49:09Z2019-04-04T17:49:09Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEITE, Antônio José Melo. Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará. 2004. 82 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2004.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40554porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-04T17:50:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40554Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:39.301841Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará
title Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará
spellingShingle Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará
Leite, Antônio José Melo
Cera de carnaúba - Ceará
Cadeia produtiva
title_short Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará
title_full Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará
title_fullStr Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará
title_full_unstemmed Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará
title_sort Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará
author Leite, Antônio José Melo
author_facet Leite, Antônio José Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Fernando Ribeiro de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Antônio José Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Cera de carnaúba - Ceará
Cadeia produtiva
topic Cera de carnaúba - Ceará
Cadeia produtiva
description Este estudo investiga através de uma análise clássica os fatores que influenciam a competitividade das unidades industriais em uma economia global bem como as interligações da cadeia produtiva do agronegócio da cera de carnaúba no Estado do Ceará. As empresas refinadoras de cera de carnaúba são induzidas a refletir sobre profundas mudanças em suas estruturas produtivas face ao aumento das inovações tecnológicas; a redução substancial no uso de insumos e carência na agregação de valor aos seus produtos finais ofertados no mercado internacional. Ademais, à medida que ocorrem mudanças nas preferências dos consumidores, novos ciclos de produtos deverão ser fomentados. Conclui-se que a competitividade deve ser entendida como sendo a capacidade potencial de uma organização industrial de manter ou desenvolver sua participação no mercado externo, buscando também a melhoria da qualidade dos seus produtos e dos níveis de produtividade. Propõe-se então como um cenário a longo prazo a imersão dos produtos ceríferos em mercados emergentes; o desenvolvimento de novos produtos com agregação de valor as matérias-primas básicas; formação de alianças com fornecedores de matérias-primas e a adoção de novas tecnologias no processo de extração e beneficiamento da cera de carnaúba bruta no meio rural cearense, principalmente em municípios em que a única atividade desenvolvida é a sua extração.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2019-04-04T17:49:09Z
2019-04-04T17:49:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Antônio José Melo. Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará. 2004. 82 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2004.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40554
identifier_str_mv LEITE, Antônio José Melo. Análise da cadeia produtiva da cera de carnaúba no estado do Ceará. 2004. 82 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2004.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028903038484480