Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376 |
Resumo: | Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de Epidemiologia e Biostatistics. Introdução : O módulo visa a ensinar aos alunos conceitos básicos em Epidemiologia e Biostatistics e a aplicação destes no contexto da prática clínica. Sabe-se que há uma grande oferta de recursos online voltados para estes conteúdos e que podem proporcionar uma experiência educativa complementar às aulas expositivas realizadas durante o módulo. Objetivo: Avaliar adesão e aceitação dos alunos que já cursaram o módulo quanto à utilização de recursos online como complementação da aprendizagem. Metodologia: Realizou-se um questionário online por meio da ferramenta Survey Monkey incluindo dados a respeito do semestre, participação dos alunos em cursos online e recursos audiovisuais outros e se estas ferramentas demonstraram-se eficazes na aprendizagem. Resultados: Ao todo, 45 estudantes responderam ao questionário, dentre os quais,19 se encontram no quarto semestre, 3 no quinto, 17 do sétimo, 4 do oitavo,1 do nono e 1 do décimo semestre. Deste grupo, 18 pessoas já utilizaram videoaulas como recurso de aprendizagem. 12 pessoas os consideraram um recurso “bom” e 5, “excelente”. Além disso, 19 pessoas confirmaram ter realizado cursos online durante a faculdade, entretanto, apenas 4 conseguiram concluir ao menos um dos cursos que participou. Os 19 afirmaram ter gostado da experiência. Conclusao: A utilização de recursos online facilita a aprendizagem e já vem sendo amplamente utilizado pelos alunos, ainda que de forma autoguiada. Dessa forma, a incorporação destes recursos de forma regularizada à disciplina pode tornar se uma alternativa pedagógica eficaz. |
id |
UFC-7_d9fadcc56f1cdfaf420a4fcb9c7b21b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42376 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatísticaEpidemologiaEnsinoBioestatísticaAvaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de Epidemiologia e Biostatistics. Introdução : O módulo visa a ensinar aos alunos conceitos básicos em Epidemiologia e Biostatistics e a aplicação destes no contexto da prática clínica. Sabe-se que há uma grande oferta de recursos online voltados para estes conteúdos e que podem proporcionar uma experiência educativa complementar às aulas expositivas realizadas durante o módulo. Objetivo: Avaliar adesão e aceitação dos alunos que já cursaram o módulo quanto à utilização de recursos online como complementação da aprendizagem. Metodologia: Realizou-se um questionário online por meio da ferramenta Survey Monkey incluindo dados a respeito do semestre, participação dos alunos em cursos online e recursos audiovisuais outros e se estas ferramentas demonstraram-se eficazes na aprendizagem. Resultados: Ao todo, 45 estudantes responderam ao questionário, dentre os quais,19 se encontram no quarto semestre, 3 no quinto, 17 do sétimo, 4 do oitavo,1 do nono e 1 do décimo semestre. Deste grupo, 18 pessoas já utilizaram videoaulas como recurso de aprendizagem. 12 pessoas os consideraram um recurso “bom” e 5, “excelente”. Além disso, 19 pessoas confirmaram ter realizado cursos online durante a faculdade, entretanto, apenas 4 conseguiram concluir ao menos um dos cursos que participou. Os 19 afirmaram ter gostado da experiência. Conclusao: A utilização de recursos online facilita a aprendizagem e já vem sendo amplamente utilizado pelos alunos, ainda que de forma autoguiada. Dessa forma, a incorporação destes recursos de forma regularizada à disciplina pode tornar se uma alternativa pedagógica eficaz.Universidade Federal do Ceará2019-06-04T14:12:25Z2019-06-04T14:12:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFREITAS, Bárbara Pinheiro de; et al. Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376Freitas, Bárbara Pinheiro deCorreia, Luciano LImaDamasceno, Joana D'arc RochaGomes, Thales Nogueira GomesBezerra Filho, José Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:45:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42376Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:29.343313Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística |
title |
Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística |
spellingShingle |
Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística Freitas, Bárbara Pinheiro de Epidemologia Ensino Bioestatística |
title_short |
Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística |
title_full |
Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística |
title_fullStr |
Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística |
title_full_unstemmed |
Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística |
title_sort |
Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística |
author |
Freitas, Bárbara Pinheiro de |
author_facet |
Freitas, Bárbara Pinheiro de Correia, Luciano LIma Damasceno, Joana D'arc Rocha Gomes, Thales Nogueira Gomes Bezerra Filho, José Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Luciano LIma Damasceno, Joana D'arc Rocha Gomes, Thales Nogueira Gomes Bezerra Filho, José Gomes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Bárbara Pinheiro de Correia, Luciano LIma Damasceno, Joana D'arc Rocha Gomes, Thales Nogueira Gomes Bezerra Filho, José Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epidemologia Ensino Bioestatística |
topic |
Epidemologia Ensino Bioestatística |
description |
Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de Epidemiologia e Biostatistics. Introdução : O módulo visa a ensinar aos alunos conceitos básicos em Epidemiologia e Biostatistics e a aplicação destes no contexto da prática clínica. Sabe-se que há uma grande oferta de recursos online voltados para estes conteúdos e que podem proporcionar uma experiência educativa complementar às aulas expositivas realizadas durante o módulo. Objetivo: Avaliar adesão e aceitação dos alunos que já cursaram o módulo quanto à utilização de recursos online como complementação da aprendizagem. Metodologia: Realizou-se um questionário online por meio da ferramenta Survey Monkey incluindo dados a respeito do semestre, participação dos alunos em cursos online e recursos audiovisuais outros e se estas ferramentas demonstraram-se eficazes na aprendizagem. Resultados: Ao todo, 45 estudantes responderam ao questionário, dentre os quais,19 se encontram no quarto semestre, 3 no quinto, 17 do sétimo, 4 do oitavo,1 do nono e 1 do décimo semestre. Deste grupo, 18 pessoas já utilizaram videoaulas como recurso de aprendizagem. 12 pessoas os consideraram um recurso “bom” e 5, “excelente”. Além disso, 19 pessoas confirmaram ter realizado cursos online durante a faculdade, entretanto, apenas 4 conseguiram concluir ao menos um dos cursos que participou. Os 19 afirmaram ter gostado da experiência. Conclusao: A utilização de recursos online facilita a aprendizagem e já vem sendo amplamente utilizado pelos alunos, ainda que de forma autoguiada. Dessa forma, a incorporação destes recursos de forma regularizada à disciplina pode tornar se uma alternativa pedagógica eficaz. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-04T14:12:25Z 2019-06-04T14:12:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAS, Bárbara Pinheiro de; et al. Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Bárbara Pinheiro de; et al. Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028948012957696 |