Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Bárbara Pinheiro de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Correia, Luciano LIma, Damasceno, Joana D'arc Rocha, Gomes, Thales Nogueira Gomes, Bezerra Filho, José Gomes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376
Resumo: Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de Epidemiologia e Biostatistics. Introdução : O módulo visa a ensinar aos alunos conceitos básicos em Epidemiologia e Biostatistics e a aplicação destes no contexto da prática clínica. Sabe-se que há uma grande oferta de recursos online voltados para estes conteúdos e que podem proporcionar uma experiência educativa complementar às aulas expositivas realizadas durante o módulo. Objetivo: Avaliar adesão e aceitação dos alunos que já cursaram o módulo quanto à utilização de recursos online como complementação da aprendizagem. Metodologia: Realizou-se um questionário online por meio da ferramenta Survey Monkey incluindo dados a respeito do semestre, participação dos alunos em cursos online e recursos audiovisuais outros e se estas ferramentas demonstraram-se eficazes na aprendizagem. Resultados: Ao todo, 45 estudantes responderam ao questionário, dentre os quais,19 se encontram no quarto semestre, 3 no quinto, 17 do sétimo, 4 do oitavo,1 do nono e 1 do décimo semestre. Deste grupo, 18 pessoas já utilizaram videoaulas como recurso de aprendizagem. 12 pessoas os consideraram um recurso “bom” e 5, “excelente”. Além disso, 19 pessoas confirmaram ter realizado cursos online durante a faculdade, entretanto, apenas 4 conseguiram concluir ao menos um dos cursos que participou. Os 19 afirmaram ter gostado da experiência. Conclusao: A utilização de recursos online facilita a aprendizagem e já vem sendo amplamente utilizado pelos alunos, ainda que de forma autoguiada. Dessa forma, a incorporação destes recursos de forma regularizada à disciplina pode tornar se uma alternativa pedagógica eficaz.
id UFC-7_d9fadcc56f1cdfaf420a4fcb9c7b21b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42376
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatísticaEpidemologiaEnsinoBioestatísticaAvaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de Epidemiologia e Biostatistics. Introdução : O módulo visa a ensinar aos alunos conceitos básicos em Epidemiologia e Biostatistics e a aplicação destes no contexto da prática clínica. Sabe-se que há uma grande oferta de recursos online voltados para estes conteúdos e que podem proporcionar uma experiência educativa complementar às aulas expositivas realizadas durante o módulo. Objetivo: Avaliar adesão e aceitação dos alunos que já cursaram o módulo quanto à utilização de recursos online como complementação da aprendizagem. Metodologia: Realizou-se um questionário online por meio da ferramenta Survey Monkey incluindo dados a respeito do semestre, participação dos alunos em cursos online e recursos audiovisuais outros e se estas ferramentas demonstraram-se eficazes na aprendizagem. Resultados: Ao todo, 45 estudantes responderam ao questionário, dentre os quais,19 se encontram no quarto semestre, 3 no quinto, 17 do sétimo, 4 do oitavo,1 do nono e 1 do décimo semestre. Deste grupo, 18 pessoas já utilizaram videoaulas como recurso de aprendizagem. 12 pessoas os consideraram um recurso “bom” e 5, “excelente”. Além disso, 19 pessoas confirmaram ter realizado cursos online durante a faculdade, entretanto, apenas 4 conseguiram concluir ao menos um dos cursos que participou. Os 19 afirmaram ter gostado da experiência. Conclusao: A utilização de recursos online facilita a aprendizagem e já vem sendo amplamente utilizado pelos alunos, ainda que de forma autoguiada. Dessa forma, a incorporação destes recursos de forma regularizada à disciplina pode tornar se uma alternativa pedagógica eficaz.Universidade Federal do Ceará2019-06-04T14:12:25Z2019-06-04T14:12:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFREITAS, Bárbara Pinheiro de; et al. Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376Freitas, Bárbara Pinheiro deCorreia, Luciano LImaDamasceno, Joana D'arc RochaGomes, Thales Nogueira GomesBezerra Filho, José Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:45:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42376Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:29.343313Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística
title Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística
spellingShingle Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística
Freitas, Bárbara Pinheiro de
Epidemologia
Ensino
Bioestatística
title_short Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística
title_full Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística
title_fullStr Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística
title_full_unstemmed Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística
title_sort Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística
author Freitas, Bárbara Pinheiro de
author_facet Freitas, Bárbara Pinheiro de
Correia, Luciano LIma
Damasceno, Joana D'arc Rocha
Gomes, Thales Nogueira Gomes
Bezerra Filho, José Gomes
author_role author
author2 Correia, Luciano LIma
Damasceno, Joana D'arc Rocha
Gomes, Thales Nogueira Gomes
Bezerra Filho, José Gomes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Bárbara Pinheiro de
Correia, Luciano LIma
Damasceno, Joana D'arc Rocha
Gomes, Thales Nogueira Gomes
Bezerra Filho, José Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Epidemologia
Ensino
Bioestatística
topic Epidemologia
Ensino
Bioestatística
description Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de Epidemiologia e Biostatistics. Introdução : O módulo visa a ensinar aos alunos conceitos básicos em Epidemiologia e Biostatistics e a aplicação destes no contexto da prática clínica. Sabe-se que há uma grande oferta de recursos online voltados para estes conteúdos e que podem proporcionar uma experiência educativa complementar às aulas expositivas realizadas durante o módulo. Objetivo: Avaliar adesão e aceitação dos alunos que já cursaram o módulo quanto à utilização de recursos online como complementação da aprendizagem. Metodologia: Realizou-se um questionário online por meio da ferramenta Survey Monkey incluindo dados a respeito do semestre, participação dos alunos em cursos online e recursos audiovisuais outros e se estas ferramentas demonstraram-se eficazes na aprendizagem. Resultados: Ao todo, 45 estudantes responderam ao questionário, dentre os quais,19 se encontram no quarto semestre, 3 no quinto, 17 do sétimo, 4 do oitavo,1 do nono e 1 do décimo semestre. Deste grupo, 18 pessoas já utilizaram videoaulas como recurso de aprendizagem. 12 pessoas os consideraram um recurso “bom” e 5, “excelente”. Além disso, 19 pessoas confirmaram ter realizado cursos online durante a faculdade, entretanto, apenas 4 conseguiram concluir ao menos um dos cursos que participou. Os 19 afirmaram ter gostado da experiência. Conclusao: A utilização de recursos online facilita a aprendizagem e já vem sendo amplamente utilizado pelos alunos, ainda que de forma autoguiada. Dessa forma, a incorporação destes recursos de forma regularizada à disciplina pode tornar se uma alternativa pedagógica eficaz.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-04T14:12:25Z
2019-06-04T14:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Bárbara Pinheiro de; et al. Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376
identifier_str_mv FREITAS, Bárbara Pinheiro de; et al. Avaliação sobre a utilização de recursos online de estudantes que cursaram o módulo de epidemologia e bioestatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028948012957696