Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21163 |
Resumo: | SILVA, Angelina do Nascimento. Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar. 2016. 189f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. |
id |
UFC-7_da21c50cf924f2818e79d892e6f8b10e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/21163 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolarCurriculum and integral training of the student in the daily school lifeSchool routineEvaluationEnsino Fundamental - 5ª a 8ª – CurrículoPlanejamento do currículoSILVA, Angelina do Nascimento. Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar. 2016. 189f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.O currículo se caracteriza pela socialização, no cotidiano da escola, de valores e conteúdos considerados desejáveis à aprendizagem do estudante. É nessa perspectiva que foram investigados o cotidiano de uma escola, entendido como currículo, do sistema municipal de ensino de Cascavel-CE, tendo como objetivo principal identificar práticas cotidianas vivenciadas na comunidade escolar que contribuem no processo de desenvolvimento integral do educando. Foram realizadas observações no espaço escolar e registros no diário de campo com o intuito de compreender como os professores e estudantes se relacionam em suas práticas cotidianas e como essas vivências impactam na vida dos discentes. Os autores que contribuíram no referencial teórico, que pesquisam sobre Currículo, Avaliação e Cotidiano Escolar, foram: Armstrong (2008), Barguil (2000, 2006), Esteban (2003), Freire (1996), Goodson (1995), McLaren (1977, 1991), Pacheco (1996), Sacristán (1998), Santomé (1995), Saul (1995), Senge (2005), Sibilia (2012), Silva (2009) dentre outros. A pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa, com estratégia metodológica de Estudo de Caso. Participaram da investigação três professoras do 5º ano do Ensino Fundamental e os estudantes do 5º ano de uma escola no município de Cascavel. Para que os dados fossem gerados, utilizamos como instrumentos a aplicação de questionários aos discentes, entrevistas semiestruturadas com os professores e a observação participante, com registro em diário de campo. No que concerne às práticas pedagógicas tecidas no cotidiano escolar na sala de aula, constatamos a predominância da abordagem do conteúdo de uma forma tradicional, a qual não favorece o desenvolvimento de aspectos motores e afetivos, tão somente os cognitivos. Dentro de suas condições materiais, a escola busca formar o indivíduo para o exercício da cidadania, pautando-se em princípios cristãos da generosidade, igualdade, justiça, cooperação e do respeito.Barguil, Paulo MeirelesSilva, Angelina do Nascimento2016-11-25T13:52:42Z2016-11-25T13:52:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, A. N.; Barguil, P. M. (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21163porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-25T13:52:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21163Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:01.090248Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar Curriculum and integral training of the student in the daily school life |
title |
Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar |
spellingShingle |
Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar Silva, Angelina do Nascimento School routine Evaluation Ensino Fundamental - 5ª a 8ª – Currículo Planejamento do currículo |
title_short |
Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar |
title_full |
Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar |
title_fullStr |
Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar |
title_sort |
Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar |
author |
Silva, Angelina do Nascimento |
author_facet |
Silva, Angelina do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barguil, Paulo Meireles |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Angelina do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
School routine Evaluation Ensino Fundamental - 5ª a 8ª – Currículo Planejamento do currículo |
topic |
School routine Evaluation Ensino Fundamental - 5ª a 8ª – Currículo Planejamento do currículo |
description |
SILVA, Angelina do Nascimento. Currículo e formação integral do estudante no cotidiano escolar. 2016. 189f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-25T13:52:42Z 2016-11-25T13:52:42Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, A. N.; Barguil, P. M. (2016) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21163 |
identifier_str_mv |
Silva, A. N.; Barguil, P. M. (2016) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028938068262912 |