Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15105 |
Resumo: | COSTA, Luiz Carlos. Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA). 2015. 125f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2015. |
id |
UFC-7_da7a5f97c7fbbaf0cb4437be4a8b7956 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/15105 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA)Linguistic analysis of literary texts in the elementary school textbooks used in youth and adult education (YAE)Linguistic analysisTextbookFunctionalismFuncionalismoLivro didáticoCOSTA, Luiz Carlos. Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA). 2015. 125f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2015.This dissertation aims to make a critical and purposeful analysis of linguistic analysis questions in the context of literary texts in the Portuguese textbook called Caminhar e Transformar, which is used by students in Finals Years of the Elementary School in Youth and Adult Education (2nd Segment ), approved by the National Program of Didactic Book EJA 2014 and currently adopted in public schools in Fortaleza - Ceará. The analysis is performed based on functionalist assumptions and under the guidelines of official documents of the Brazilian Education (PCN: Secondary School, Curriculum Proposal for the EJA EF-2nd segment, PNLD-EJA). It uses the distinction proposed by Halliday, McIntosh and Strevens (1974) between the three types of education or language approach, namely, descriptive, prescriptive and productive approach. It also considers reflections guided by theoretical assumptions of linguistic Functionalism and Text Linguistics on grammar teaching which are present in Neves (2011, 2013), Antunes (2003, 2007, 2014), Nogueira (2010) and Travaglia ( 2001), and the meaning of the practice of linguistic analysis based on authors such as Geraldi (1997) and Bezerra and Reinaldo (2014). The corpus of analysis of this study consisted of questions of the Portuguese book that bring together two essential characteristics: address a linguistic aspect and using a literary text. After a quantitative and qualitative analysis, it was found that in the questions of linguistic analysis in the context of literary texts, there is a predominance of descriptive approach manifested by an emphasis on identification exercises and classification of language units (grammatical nomenclature) with consequent lack of coordination between linguistic phenomena and specifically literary texts, which features a conservative trend (Traditional) in the study of mother tongue. Along the qualitative analysis of the book activities, we suggest possible approaches that articulate language resources used in literary texts and the construction of the senses and effects.Este trabalho tem o objetivo de proceder a uma análise crítica e propositiva de questões de análise linguística no contexto de textos literários do livro didático de Língua Portuguesa da coleção Caminhar e Transformar destinado aos Anos Finais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (2º Segmento), aprovado pelo Programa Nacional do Livro do Didático EJA 2014 e atualmente adotado nas escolas públicas municipais de Fortaleza – Ceará. A análise é realizada com base em pressupostos funcionalistas e à luz dos documentos oficiais da Educação Brasileira (PCN: Ensino Fundamental II, Proposta Curricular para a EJA EF-2º Segmento, PNLD-EJA). Utiliza-se a distinção proposta por Halliday, McIntosh e Strevens (1974) entre os três tipos de ensino ou abordagem da língua, a saber: abordagem descritiva, prescritiva e produtiva. Consideram-se, ainda, as reflexões orientadas por pressupostos teóricos do Funcionalismo linguístico e da Linguística do Texto sobre o ensino de gramática presentes em Neves (2011, 2013), Antunes (2003, 2007, 2014), Nogueira (2010) e Travaglia (2001), bem como o sentido da prática de análise linguística com base em autores como Geraldi (1997) e Bezerra e Reinaldo (2014). O corpus de análise deste estudo foi constituído por 40 questões do livro de Língua Portuguesa da coleção Caminhar e Transformar que reúnem duas características essenciais: abordam um aspecto linguístico e utilizam um texto literário. Após uma análise quantitativa e qualitativa, constatou-se que, nas questões de análise linguística em contexto de textos literários, há a predominância da abordagem descritiva que se manifesta pela ênfase em exercícios de identificação e classificação das unidades da língua (nomenclatura gramatical) com consequente falta de articulação entre os fenômenos linguísticos e os textos especificamente literários, o que caracteriza uma tendência conservadora (tradicional) no estudo da Língua Materna. Ao longo da análise qualitativa dessas atividades do livro, sugerimos possíveis abordagens que articulem os recursos linguísticos nos textos literários utilizados e a construção dos sentidos e efeitos.www.teses.ufc.brNogueira, Márcia TeixeiraCosta, Luiz Carlos2016-02-03T12:26:38Z2016-02-03T12:26:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCosta, L. C.; Nogueira, M. T. (2015)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15105porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T17:50:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15105Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:51.704566Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) Linguistic analysis of literary texts in the elementary school textbooks used in youth and adult education (YAE) |
title |
Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) |
spellingShingle |
Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) Costa, Luiz Carlos Linguistic analysis Textbook Functionalism Funcionalismo Livro didático |
title_short |
Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) |
title_full |
Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) |
title_fullStr |
Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) |
title_full_unstemmed |
Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) |
title_sort |
Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA) |
author |
Costa, Luiz Carlos |
author_facet |
Costa, Luiz Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Márcia Teixeira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguistic analysis Textbook Functionalism Funcionalismo Livro didático |
topic |
Linguistic analysis Textbook Functionalism Funcionalismo Livro didático |
description |
COSTA, Luiz Carlos. Análise linguística de textos literários em livros didáticos do ensino fundamental utilizados na educação de jovens e adultos (EJA). 2015. 125f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Fortaleza (CE), 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-02-03T12:26:38Z 2016-02-03T12:26:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Costa, L. C.; Nogueira, M. T. (2015) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15105 |
identifier_str_mv |
Costa, L. C.; Nogueira, M. T. (2015) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028757925003264 |