Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Regina Cláudia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51649
Resumo: Este artigo tem o objetivo de identificar e analisar as práticas de letramento visual dos elaboradores de material didático para o ensino on-line. Tendo como embasamento teórico, principalmente, os estudos de Kress e Van Leeuwen (1996), Soares (2000), Barton (2001), Semalli (2001), Cavalcante Jr. (2003) e Kress (2004), acompanhamos o processo de elaboração de três disciplinas de dois cursos de graduação semipresenciais Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no qual empreendemos um estudo de caso da produção desse material didático. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram três professores –elaboradores do material didático das disciplinas -e dois membros da equipe de transição didática -responsáveis por sugerir os recursos adequados para que o material seja apropriado para a web. Os instrumentos e técnicas utilizados para construção dos dados foram: (i) entrevista semiestruturada com os sujeitos, (ii) acompanhamento da elaboração do material didático por parte dos professores e (iii) análise do material elaborado. Os resultados demonstraram que os participantes da pesquisa exercem diversas práticas de letramento visual e que estas se constituem sob três formas diferentes, a saber: inserção de imagens sem áudio no material elaborado, inserção de vídeos nas disciplinase produção de um texto visual. Concluímos que o letramento visual auxilia na construção do conhecimento e na comunicação de ideias, já que a linguagem multimidiática da tela é capaz de construir significados complexos, independentemente do texto escrito.
id UFC-7_daf3520a62440b9838756caeb19b7337
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51649
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didáticoLetramentoLetramento VisualMaterial didáticoEste artigo tem o objetivo de identificar e analisar as práticas de letramento visual dos elaboradores de material didático para o ensino on-line. Tendo como embasamento teórico, principalmente, os estudos de Kress e Van Leeuwen (1996), Soares (2000), Barton (2001), Semalli (2001), Cavalcante Jr. (2003) e Kress (2004), acompanhamos o processo de elaboração de três disciplinas de dois cursos de graduação semipresenciais Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no qual empreendemos um estudo de caso da produção desse material didático. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram três professores –elaboradores do material didático das disciplinas -e dois membros da equipe de transição didática -responsáveis por sugerir os recursos adequados para que o material seja apropriado para a web. Os instrumentos e técnicas utilizados para construção dos dados foram: (i) entrevista semiestruturada com os sujeitos, (ii) acompanhamento da elaboração do material didático por parte dos professores e (iii) análise do material elaborado. Os resultados demonstraram que os participantes da pesquisa exercem diversas práticas de letramento visual e que estas se constituem sob três formas diferentes, a saber: inserção de imagens sem áudio no material elaborado, inserção de vídeos nas disciplinase produção de um texto visual. Concluímos que o letramento visual auxilia na construção do conhecimento e na comunicação de ideias, já que a linguagem multimidiática da tela é capaz de construir significados complexos, independentemente do texto escrito.ABRALIN2020-05-12T14:50:49Z2020-05-12T14:50:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPINHEIRO, Regina Cláudia. Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 25 -28 fev. 2015. Belém (PA), Anais...Belém (PA): ABRALIN, 2015. p.352-369.2179 7145http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51649Pinheiro, Regina Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:04:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51649Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:05.557295Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático
title Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático
spellingShingle Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático
Pinheiro, Regina Cláudia
Letramento
Letramento Visual
Material didático
title_short Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático
title_full Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático
title_fullStr Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático
title_full_unstemmed Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático
title_sort Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático
author Pinheiro, Regina Cláudia
author_facet Pinheiro, Regina Cláudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Regina Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Letramento Visual
Material didático
topic Letramento
Letramento Visual
Material didático
description Este artigo tem o objetivo de identificar e analisar as práticas de letramento visual dos elaboradores de material didático para o ensino on-line. Tendo como embasamento teórico, principalmente, os estudos de Kress e Van Leeuwen (1996), Soares (2000), Barton (2001), Semalli (2001), Cavalcante Jr. (2003) e Kress (2004), acompanhamos o processo de elaboração de três disciplinas de dois cursos de graduação semipresenciais Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no qual empreendemos um estudo de caso da produção desse material didático. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram três professores –elaboradores do material didático das disciplinas -e dois membros da equipe de transição didática -responsáveis por sugerir os recursos adequados para que o material seja apropriado para a web. Os instrumentos e técnicas utilizados para construção dos dados foram: (i) entrevista semiestruturada com os sujeitos, (ii) acompanhamento da elaboração do material didático por parte dos professores e (iii) análise do material elaborado. Os resultados demonstraram que os participantes da pesquisa exercem diversas práticas de letramento visual e que estas se constituem sob três formas diferentes, a saber: inserção de imagens sem áudio no material elaborado, inserção de vídeos nas disciplinase produção de um texto visual. Concluímos que o letramento visual auxilia na construção do conhecimento e na comunicação de ideias, já que a linguagem multimidiática da tela é capaz de construir significados complexos, independentemente do texto escrito.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-05-12T14:50:49Z
2020-05-12T14:50:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Regina Cláudia. Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 25 -28 fev. 2015. Belém (PA), Anais...Belém (PA): ABRALIN, 2015. p.352-369.
2179 7145
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51649
identifier_str_mv PINHEIRO, Regina Cláudia. Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 25 -28 fev. 2015. Belém (PA), Anais...Belém (PA): ABRALIN, 2015. p.352-369.
2179 7145
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRALIN
publisher.none.fl_str_mv ABRALIN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028816377872384