Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51649 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de identificar e analisar as práticas de letramento visual dos elaboradores de material didático para o ensino on-line. Tendo como embasamento teórico, principalmente, os estudos de Kress e Van Leeuwen (1996), Soares (2000), Barton (2001), Semalli (2001), Cavalcante Jr. (2003) e Kress (2004), acompanhamos o processo de elaboração de três disciplinas de dois cursos de graduação semipresenciais Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no qual empreendemos um estudo de caso da produção desse material didático. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram três professores –elaboradores do material didático das disciplinas -e dois membros da equipe de transição didática -responsáveis por sugerir os recursos adequados para que o material seja apropriado para a web. Os instrumentos e técnicas utilizados para construção dos dados foram: (i) entrevista semiestruturada com os sujeitos, (ii) acompanhamento da elaboração do material didático por parte dos professores e (iii) análise do material elaborado. Os resultados demonstraram que os participantes da pesquisa exercem diversas práticas de letramento visual e que estas se constituem sob três formas diferentes, a saber: inserção de imagens sem áudio no material elaborado, inserção de vídeos nas disciplinase produção de um texto visual. Concluímos que o letramento visual auxilia na construção do conhecimento e na comunicação de ideias, já que a linguagem multimidiática da tela é capaz de construir significados complexos, independentemente do texto escrito. |
id |
UFC-7_daf3520a62440b9838756caeb19b7337 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51649 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didáticoLetramentoLetramento VisualMaterial didáticoEste artigo tem o objetivo de identificar e analisar as práticas de letramento visual dos elaboradores de material didático para o ensino on-line. Tendo como embasamento teórico, principalmente, os estudos de Kress e Van Leeuwen (1996), Soares (2000), Barton (2001), Semalli (2001), Cavalcante Jr. (2003) e Kress (2004), acompanhamos o processo de elaboração de três disciplinas de dois cursos de graduação semipresenciais Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no qual empreendemos um estudo de caso da produção desse material didático. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram três professores –elaboradores do material didático das disciplinas -e dois membros da equipe de transição didática -responsáveis por sugerir os recursos adequados para que o material seja apropriado para a web. Os instrumentos e técnicas utilizados para construção dos dados foram: (i) entrevista semiestruturada com os sujeitos, (ii) acompanhamento da elaboração do material didático por parte dos professores e (iii) análise do material elaborado. Os resultados demonstraram que os participantes da pesquisa exercem diversas práticas de letramento visual e que estas se constituem sob três formas diferentes, a saber: inserção de imagens sem áudio no material elaborado, inserção de vídeos nas disciplinase produção de um texto visual. Concluímos que o letramento visual auxilia na construção do conhecimento e na comunicação de ideias, já que a linguagem multimidiática da tela é capaz de construir significados complexos, independentemente do texto escrito.ABRALIN2020-05-12T14:50:49Z2020-05-12T14:50:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPINHEIRO, Regina Cláudia. Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 25 -28 fev. 2015. Belém (PA), Anais...Belém (PA): ABRALIN, 2015. p.352-369.2179 7145http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51649Pinheiro, Regina Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:04:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51649Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:05.557295Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático |
title |
Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático |
spellingShingle |
Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático Pinheiro, Regina Cláudia Letramento Letramento Visual Material didático |
title_short |
Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático |
title_full |
Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático |
title_fullStr |
Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático |
title_full_unstemmed |
Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático |
title_sort |
Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático |
author |
Pinheiro, Regina Cláudia |
author_facet |
Pinheiro, Regina Cláudia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Regina Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Letramento Visual Material didático |
topic |
Letramento Letramento Visual Material didático |
description |
Este artigo tem o objetivo de identificar e analisar as práticas de letramento visual dos elaboradores de material didático para o ensino on-line. Tendo como embasamento teórico, principalmente, os estudos de Kress e Van Leeuwen (1996), Soares (2000), Barton (2001), Semalli (2001), Cavalcante Jr. (2003) e Kress (2004), acompanhamos o processo de elaboração de três disciplinas de dois cursos de graduação semipresenciais Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), no qual empreendemos um estudo de caso da produção desse material didático. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram três professores –elaboradores do material didático das disciplinas -e dois membros da equipe de transição didática -responsáveis por sugerir os recursos adequados para que o material seja apropriado para a web. Os instrumentos e técnicas utilizados para construção dos dados foram: (i) entrevista semiestruturada com os sujeitos, (ii) acompanhamento da elaboração do material didático por parte dos professores e (iii) análise do material elaborado. Os resultados demonstraram que os participantes da pesquisa exercem diversas práticas de letramento visual e que estas se constituem sob três formas diferentes, a saber: inserção de imagens sem áudio no material elaborado, inserção de vídeos nas disciplinase produção de um texto visual. Concluímos que o letramento visual auxilia na construção do conhecimento e na comunicação de ideias, já que a linguagem multimidiática da tela é capaz de construir significados complexos, independentemente do texto escrito. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2020-05-12T14:50:49Z 2020-05-12T14:50:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, Regina Cláudia. Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 25 -28 fev. 2015. Belém (PA), Anais...Belém (PA): ABRALIN, 2015. p.352-369. 2179 7145 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51649 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Regina Cláudia. Letramento visual em cursos online: uma prática demandada na elaboração de material didático. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 25 -28 fev. 2015. Belém (PA), Anais...Belém (PA): ABRALIN, 2015. p.352-369. 2179 7145 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRALIN |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRALIN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028816377872384 |