Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Shirlei Rezende
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Paraíso, Marlucy Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643352
Resumo: Este artigo analisa as subjetividades juvenis demandadas pelo discurso de algumas comunidades do Orkut (site de relacionamentos) que tratam da escola. Trabalha com conceitos dos Estudos Culturais como cultura juvenil; dos estudos de Michel Foucault como poder disciplinar, subjetivação; e do pós-panoptismo e sinoptismo. A participação em comunidades do Orkut é aqui compreendida como uma estratégia que leva a juventude a escrever sobre si. Por um lado, a maquinaria do Orkut funciona como uma espécie de dispositivo panóptico, por meio do acionamento de técnicas de visibilização e disciplinamento da juventude. Por outro lado, lança mão das relações de poder pós-panópticas no processo de produção das subjetividades. O argumento desenvolvido é de que os discursos das comunidades são heterogêneos e as relações de poder estabelecidas demandam certas subjetividades e produzem efeitos de verdade que atuam no sentido de divulgar a escolarização como vinculada à garantia de um futuro de sucessoAbstract:This article analyzes the youth subjectivities demanded for the discourse of some Orkut communities related to school. It brings an analysis of Cultural Studies concepts, such as youth culture, and concepts from Michel Foucault’s studies, such as disciplinary power, subjectivation, pos-panopticon and sinoptism. The participation in Orkut communities here is understood as a strategy that leads youngsters to write about themselves. For one hand, the Orkut machinery works as a sort of panoptical device, through the activation of youth visualization and disciplinary techniques. On the other hand, Orkut uses the post-panoptical power relationships in the process of subjectivity production. The developed argument is that the communities’ discourses are heterogeneous and the power relationships established take certain subjectivities and produce some truth effects that end up legitimizing education as related to the guarantee of successful future life.Key words: Youth; school. Orkut. Subjectivation. Discipline
id UNICAMP-18_ceaccf114e46db360ef199c71a6db63c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643352
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinarJuventude. Escola. Orkut. Subjetivação. DisciplinamentoEducaçãoEste artigo analisa as subjetividades juvenis demandadas pelo discurso de algumas comunidades do Orkut (site de relacionamentos) que tratam da escola. Trabalha com conceitos dos Estudos Culturais como cultura juvenil; dos estudos de Michel Foucault como poder disciplinar, subjetivação; e do pós-panoptismo e sinoptismo. A participação em comunidades do Orkut é aqui compreendida como uma estratégia que leva a juventude a escrever sobre si. Por um lado, a maquinaria do Orkut funciona como uma espécie de dispositivo panóptico, por meio do acionamento de técnicas de visibilização e disciplinamento da juventude. Por outro lado, lança mão das relações de poder pós-panópticas no processo de produção das subjetividades. O argumento desenvolvido é de que os discursos das comunidades são heterogêneos e as relações de poder estabelecidas demandam certas subjetividades e produzem efeitos de verdade que atuam no sentido de divulgar a escolarização como vinculada à garantia de um futuro de sucessoAbstract:This article analyzes the youth subjectivities demanded for the discourse of some Orkut communities related to school. It brings an analysis of Cultural Studies concepts, such as youth culture, and concepts from Michel Foucault’s studies, such as disciplinary power, subjectivation, pos-panopticon and sinoptism. The participation in Orkut communities here is understood as a strategy that leads youngsters to write about themselves. For one hand, the Orkut machinery works as a sort of panoptical device, through the activation of youth visualization and disciplinary techniques. On the other hand, Orkut uses the post-panoptical power relationships in the process of subjectivity production. The developed argument is that the communities’ discourses are heterogeneous and the power relationships established take certain subjectivities and produce some truth effects that end up legitimizing education as related to the guarantee of successful future life.Key words: Youth; school. Orkut. Subjectivation. DisciplineUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643352Pro-Posições; Vol. 21 No. 2: maio.ago./2010[62]; 225-242Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 2: maio.ago./2010[62]; 225-242Pro-Posições; v. 21 n. 2: maio.ago./2010[62]; 225-2421980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643352/10890Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSales, Shirlei RezendeParaíso, Marlucy Alves2016-02-18T14:33:15Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643352Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:15Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinar
title Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinar
spellingShingle Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinar
Sales, Shirlei Rezende
Juventude. Escola. Orkut. Subjetivação. Disciplinamento
Educação
title_short Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinar
title_full Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinar
title_fullStr Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinar
title_full_unstemmed Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinar
title_sort Escola, Orkut e juventude conectados: falar, exibir, espionar e disciplinar
author Sales, Shirlei Rezende
author_facet Sales, Shirlei Rezende
Paraíso, Marlucy Alves
author_role author
author2 Paraíso, Marlucy Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Shirlei Rezende
Paraíso, Marlucy Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude. Escola. Orkut. Subjetivação. Disciplinamento
Educação
topic Juventude. Escola. Orkut. Subjetivação. Disciplinamento
Educação
description Este artigo analisa as subjetividades juvenis demandadas pelo discurso de algumas comunidades do Orkut (site de relacionamentos) que tratam da escola. Trabalha com conceitos dos Estudos Culturais como cultura juvenil; dos estudos de Michel Foucault como poder disciplinar, subjetivação; e do pós-panoptismo e sinoptismo. A participação em comunidades do Orkut é aqui compreendida como uma estratégia que leva a juventude a escrever sobre si. Por um lado, a maquinaria do Orkut funciona como uma espécie de dispositivo panóptico, por meio do acionamento de técnicas de visibilização e disciplinamento da juventude. Por outro lado, lança mão das relações de poder pós-panópticas no processo de produção das subjetividades. O argumento desenvolvido é de que os discursos das comunidades são heterogêneos e as relações de poder estabelecidas demandam certas subjetividades e produzem efeitos de verdade que atuam no sentido de divulgar a escolarização como vinculada à garantia de um futuro de sucessoAbstract:This article analyzes the youth subjectivities demanded for the discourse of some Orkut communities related to school. It brings an analysis of Cultural Studies concepts, such as youth culture, and concepts from Michel Foucault’s studies, such as disciplinary power, subjectivation, pos-panopticon and sinoptism. The participation in Orkut communities here is understood as a strategy that leads youngsters to write about themselves. For one hand, the Orkut machinery works as a sort of panoptical device, through the activation of youth visualization and disciplinary techniques. On the other hand, Orkut uses the post-panoptical power relationships in the process of subjectivity production. The developed argument is that the communities’ discourses are heterogeneous and the power relationships established take certain subjectivities and produce some truth effects that end up legitimizing education as related to the guarantee of successful future life.Key words: Youth; school. Orkut. Subjectivation. Discipline
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643352
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643352/10890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 21 No. 2: maio.ago./2010[62]; 225-242
Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 2: maio.ago./2010[62]; 225-242
Pro-Posições; v. 21 n. 2: maio.ago./2010[62]; 225-242
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184828391424