A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170 |
Resumo: | A presente pesquisa enfoca o tema “A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o processo de ensino e a realidade da criança”, com a finalidade de compreender o processo de transição da escolaridade dessa faixa etária e as mudanças ocorridas face aos impactos tanto positivos quanto negativos sobre o desenvolvimento infantil. A investigação delimitou-se em três objetivos principais: Compreender o processo da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I; Conhecer as interações criança/criança, criança/adulto; Identificar as perspectivas das crianças no ensino fundamental I. A relevância do estudo decorre da necessidade de analisar tais processos, tendo em vista o aprofundamento do assunto em questão. Esta pesquisa de cunho teórico descritivo envolve uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública, em Messejana-Ce com professores do Ensino Fundamental I, cuja abordagem se dará por meio de um questionário desenvolvido e aplicado de forma a focar os objetivos em questão, cujas conclusões após análise, fornecerão suporte as considerações a serem apresentadas ao término deste estudo. O estudo sobre o tema encontra-se fundamentado em diversos autores, dando ênfase nos estudos de Saviani, Vygotsky e Piaget e especialistas que tratam do assunto em questão. Os resultados indicam que atualmente há uma grande preocupação com a qualidade da Educação Infantil, o principal objetivo é o desenvolvimento da criança sob todos os aspectos - corporal, intelectual e afetivo e o preparo das escolas, para isso entende-se como primordial a formação do profissional para desenvolver essa qualidade. |
id |
UFC-7_dd209f212543b2e464da45c2eb30a86f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42170 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criançaPsicologia escolarCrianças - DesenvolvimentoEnsino fundamental - Fortaleza (CE) - Estudo e ensinoEducação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Estudo e ensinoA presente pesquisa enfoca o tema “A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o processo de ensino e a realidade da criança”, com a finalidade de compreender o processo de transição da escolaridade dessa faixa etária e as mudanças ocorridas face aos impactos tanto positivos quanto negativos sobre o desenvolvimento infantil. A investigação delimitou-se em três objetivos principais: Compreender o processo da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I; Conhecer as interações criança/criança, criança/adulto; Identificar as perspectivas das crianças no ensino fundamental I. A relevância do estudo decorre da necessidade de analisar tais processos, tendo em vista o aprofundamento do assunto em questão. Esta pesquisa de cunho teórico descritivo envolve uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública, em Messejana-Ce com professores do Ensino Fundamental I, cuja abordagem se dará por meio de um questionário desenvolvido e aplicado de forma a focar os objetivos em questão, cujas conclusões após análise, fornecerão suporte as considerações a serem apresentadas ao término deste estudo. O estudo sobre o tema encontra-se fundamentado em diversos autores, dando ênfase nos estudos de Saviani, Vygotsky e Piaget e especialistas que tratam do assunto em questão. Os resultados indicam que atualmente há uma grande preocupação com a qualidade da Educação Infantil, o principal objetivo é o desenvolvimento da criança sob todos os aspectos - corporal, intelectual e afetivo e o preparo das escolas, para isso entende-se como primordial a formação do profissional para desenvolver essa qualidade.Soares, Cristina FaçanhaSousa, Leidiane Albuquerque de2019-05-31T14:14:18Z2019-05-31T14:14:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, L. A. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança. 2014. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Ceará, 2014http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T14:14:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42170Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:52.020896Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança |
title |
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança |
spellingShingle |
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança Sousa, Leidiane Albuquerque de Psicologia escolar Crianças - Desenvolvimento Ensino fundamental - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino Educação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino |
title_short |
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança |
title_full |
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança |
title_fullStr |
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança |
title_full_unstemmed |
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança |
title_sort |
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança |
author |
Sousa, Leidiane Albuquerque de |
author_facet |
Sousa, Leidiane Albuquerque de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Cristina Façanha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Leidiane Albuquerque de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Crianças - Desenvolvimento Ensino fundamental - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino Educação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino |
topic |
Psicologia escolar Crianças - Desenvolvimento Ensino fundamental - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino Educação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino |
description |
A presente pesquisa enfoca o tema “A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o processo de ensino e a realidade da criança”, com a finalidade de compreender o processo de transição da escolaridade dessa faixa etária e as mudanças ocorridas face aos impactos tanto positivos quanto negativos sobre o desenvolvimento infantil. A investigação delimitou-se em três objetivos principais: Compreender o processo da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I; Conhecer as interações criança/criança, criança/adulto; Identificar as perspectivas das crianças no ensino fundamental I. A relevância do estudo decorre da necessidade de analisar tais processos, tendo em vista o aprofundamento do assunto em questão. Esta pesquisa de cunho teórico descritivo envolve uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública, em Messejana-Ce com professores do Ensino Fundamental I, cuja abordagem se dará por meio de um questionário desenvolvido e aplicado de forma a focar os objetivos em questão, cujas conclusões após análise, fornecerão suporte as considerações a serem apresentadas ao término deste estudo. O estudo sobre o tema encontra-se fundamentado em diversos autores, dando ênfase nos estudos de Saviani, Vygotsky e Piaget e especialistas que tratam do assunto em questão. Os resultados indicam que atualmente há uma grande preocupação com a qualidade da Educação Infantil, o principal objetivo é o desenvolvimento da criança sob todos os aspectos - corporal, intelectual e afetivo e o preparo das escolas, para isso entende-se como primordial a formação do profissional para desenvolver essa qualidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-05-31T14:14:18Z 2019-05-31T14:14:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, L. A. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança. 2014. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Ceará, 2014 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170 |
identifier_str_mv |
SOUSA, L. A. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança. 2014. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Ceará, 2014 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028936888614912 |