A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Leidiane Albuquerque de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170
Resumo: A presente pesquisa enfoca o tema “A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o processo de ensino e a realidade da criança”, com a finalidade de compreender o processo de transição da escolaridade dessa faixa etária e as mudanças ocorridas face aos impactos tanto positivos quanto negativos sobre o desenvolvimento infantil. A investigação delimitou-se em três objetivos principais: Compreender o processo da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I; Conhecer as interações criança/criança, criança/adulto; Identificar as perspectivas das crianças no ensino fundamental I. A relevância do estudo decorre da necessidade de analisar tais processos, tendo em vista o aprofundamento do assunto em questão. Esta pesquisa de cunho teórico descritivo envolve uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública, em Messejana-Ce com professores do Ensino Fundamental I, cuja abordagem se dará por meio de um questionário desenvolvido e aplicado de forma a focar os objetivos em questão, cujas conclusões após análise, fornecerão suporte as considerações a serem apresentadas ao término deste estudo. O estudo sobre o tema encontra-se fundamentado em diversos autores, dando ênfase nos estudos de Saviani, Vygotsky e Piaget e especialistas que tratam do assunto em questão. Os resultados indicam que atualmente há uma grande preocupação com a qualidade da Educação Infantil, o principal objetivo é o desenvolvimento da criança sob todos os aspectos - corporal, intelectual e afetivo e o preparo das escolas, para isso entende-se como primordial a formação do profissional para desenvolver essa qualidade.
id UFC-7_dd209f212543b2e464da45c2eb30a86f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42170
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criançaPsicologia escolarCrianças - DesenvolvimentoEnsino fundamental - Fortaleza (CE) - Estudo e ensinoEducação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Estudo e ensinoA presente pesquisa enfoca o tema “A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o processo de ensino e a realidade da criança”, com a finalidade de compreender o processo de transição da escolaridade dessa faixa etária e as mudanças ocorridas face aos impactos tanto positivos quanto negativos sobre o desenvolvimento infantil. A investigação delimitou-se em três objetivos principais: Compreender o processo da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I; Conhecer as interações criança/criança, criança/adulto; Identificar as perspectivas das crianças no ensino fundamental I. A relevância do estudo decorre da necessidade de analisar tais processos, tendo em vista o aprofundamento do assunto em questão. Esta pesquisa de cunho teórico descritivo envolve uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública, em Messejana-Ce com professores do Ensino Fundamental I, cuja abordagem se dará por meio de um questionário desenvolvido e aplicado de forma a focar os objetivos em questão, cujas conclusões após análise, fornecerão suporte as considerações a serem apresentadas ao término deste estudo. O estudo sobre o tema encontra-se fundamentado em diversos autores, dando ênfase nos estudos de Saviani, Vygotsky e Piaget e especialistas que tratam do assunto em questão. Os resultados indicam que atualmente há uma grande preocupação com a qualidade da Educação Infantil, o principal objetivo é o desenvolvimento da criança sob todos os aspectos - corporal, intelectual e afetivo e o preparo das escolas, para isso entende-se como primordial a formação do profissional para desenvolver essa qualidade.Soares, Cristina FaçanhaSousa, Leidiane Albuquerque de2019-05-31T14:14:18Z2019-05-31T14:14:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, L. A. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança. 2014. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Ceará, 2014http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T14:14:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42170Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:52.020896Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança
title A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança
spellingShingle A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança
Sousa, Leidiane Albuquerque de
Psicologia escolar
Crianças - Desenvolvimento
Ensino fundamental - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino
Educação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino
title_short A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança
title_full A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança
title_fullStr A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança
title_full_unstemmed A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança
title_sort A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança
author Sousa, Leidiane Albuquerque de
author_facet Sousa, Leidiane Albuquerque de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Cristina Façanha
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Leidiane Albuquerque de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Crianças - Desenvolvimento
Ensino fundamental - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino
Educação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino
topic Psicologia escolar
Crianças - Desenvolvimento
Ensino fundamental - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino
Educação pré-escolar - Fortaleza (CE) - Estudo e ensino
description A presente pesquisa enfoca o tema “A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o processo de ensino e a realidade da criança”, com a finalidade de compreender o processo de transição da escolaridade dessa faixa etária e as mudanças ocorridas face aos impactos tanto positivos quanto negativos sobre o desenvolvimento infantil. A investigação delimitou-se em três objetivos principais: Compreender o processo da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental I; Conhecer as interações criança/criança, criança/adulto; Identificar as perspectivas das crianças no ensino fundamental I. A relevância do estudo decorre da necessidade de analisar tais processos, tendo em vista o aprofundamento do assunto em questão. Esta pesquisa de cunho teórico descritivo envolve uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública, em Messejana-Ce com professores do Ensino Fundamental I, cuja abordagem se dará por meio de um questionário desenvolvido e aplicado de forma a focar os objetivos em questão, cujas conclusões após análise, fornecerão suporte as considerações a serem apresentadas ao término deste estudo. O estudo sobre o tema encontra-se fundamentado em diversos autores, dando ênfase nos estudos de Saviani, Vygotsky e Piaget e especialistas que tratam do assunto em questão. Os resultados indicam que atualmente há uma grande preocupação com a qualidade da Educação Infantil, o principal objetivo é o desenvolvimento da criança sob todos os aspectos - corporal, intelectual e afetivo e o preparo das escolas, para isso entende-se como primordial a formação do profissional para desenvolver essa qualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-05-31T14:14:18Z
2019-05-31T14:14:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, L. A. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança. 2014. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Ceará, 2014
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170
identifier_str_mv SOUSA, L. A. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: O processo de ensino e a realidade da criança. 2014. 48 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Ceará, 2014
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028936888614912