Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rech, Hildemar Luiz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21942
Resumo: RECH, Hildemar Luiz. Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 193-210, jul./dez. 2012.
id UFC-7_dd69fa17d8f0fe169857374937998f53
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21942
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativoSujeitoSaber inconscienteConhecimento científicoAto educativoRECH, Hildemar Luiz. Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 193-210, jul./dez. 2012.In the core of the lacanian approach of Zizek, the subject of unconscious enunciation is prevalent regarding to the subject of enunciate, which makes the own subject divided. Taking into account the unconscious formations, even if the subject is an effect of language in them, the own subject embraced also an uncomfortable and thorny relationship with the significant unconscious linguistic network. Otherwise, the Hegelian subject is also not auto-identified and transparent in his consciousness, since it includes a non-identity component. As regards the binomial combining, unconscious knowledge and scientific knowledge, the first of them makes appear holes, faults and gaps which call into questioning the consistency/totality of modern science, pointing to the implicit non-totality and negativity in all kind of knowledge. Finally, social emancipation implies a political and educational action, aiming to overcome the general coordinates of the “status quo”.No cerne do enfoque lacaniano de Zizek, o sujeito da enunciação inconsciente tem prevalência sobre o sujeito do enunciado, tornando o sujeito cindido. Embora desde as formações inconscientes, o sujeito é um efeito da linguagem, ele ademais comporta uma relação espinhosa com toda a cadeia de significantes. De modo semelhante, o sujeito hegeliano também não é auto-identificado e transparente em termos de sua consciência, visto que inclui um elemento de não-identidade. Quanto ao binômio saber inconsciente e conhecimento científico, o primeiro faz emergir falhas e furos que põe em xeque a consistência/totalidade da ciência moderna, apontando para o não-todo e a negatividade implícita em todo o saber. Por fim, a emancipação social implica o ato político e educativo de superação das coordenadas gerais do “status quo”.Revista Dialectus2017-02-09T15:21:55Z2017-02-09T15:21:55Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRech, H. L. (2012)2317-2010http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21942Rech, Hildemar Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:07:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21942Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-07T19:07:15Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo
title Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo
spellingShingle Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo
Rech, Hildemar Luiz
Sujeito
Saber inconsciente
Conhecimento científico
Ato educativo
title_short Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo
title_full Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo
title_fullStr Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo
title_full_unstemmed Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo
title_sort Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo
author Rech, Hildemar Luiz
author_facet Rech, Hildemar Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rech, Hildemar Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito
Saber inconsciente
Conhecimento científico
Ato educativo
topic Sujeito
Saber inconsciente
Conhecimento científico
Ato educativo
description RECH, Hildemar Luiz. Slavoj Zizek: sujeito, saber científico e do inconsciente e ato educativo. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 193-210, jul./dez. 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-02-09T15:21:55Z
2017-02-09T15:21:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rech, H. L. (2012)
2317-2010
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21942
identifier_str_mv Rech, H. L. (2012)
2317-2010
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Dialectus
publisher.none.fl_str_mv Revista Dialectus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935817037053952