O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981 |
Resumo: | O texto pretende explorar as concepções de saber e de sujeito nos campos da Sociologia e da Psicanálise, a partir de Freud e Lacan e de autores como Bernard Charlot e Jackie Beillerot apontando possibilidades de relações entre elas. Pensamos que cada concepção de saber supõe uma de sujeito e que as diferentes maneiras de articulá-las geram diferentes práticas educativas. Está estruturado em quatro partes. Começaremos por esboçar a problemática que envolve os conceitos de sujeito e de saber tomando os campos da Filosofia, da Sociologia e da Psicanálise. No momento seguinte, abordaremos a discussão em torno da relação que um sujeito estabelece com o saber. Finalmente, procuraremos apontar alguns desdobramentos nas práticas educativas. |
id |
UFMG-23_1369c77d20b25cb29a2306a6aff6c6c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8981 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVASsujeitosaberrelação do sujeito com o saberpráticas educativas O texto pretende explorar as concepções de saber e de sujeito nos campos da Sociologia e da Psicanálise, a partir de Freud e Lacan e de autores como Bernard Charlot e Jackie Beillerot apontando possibilidades de relações entre elas. Pensamos que cada concepção de saber supõe uma de sujeito e que as diferentes maneiras de articulá-las geram diferentes práticas educativas. Está estruturado em quatro partes. Começaremos por esboçar a problemática que envolve os conceitos de sujeito e de saber tomando os campos da Filosofia, da Sociologia e da Psicanálise. No momento seguinte, abordaremos a discussão em torno da relação que um sujeito estabelece com o saber. Finalmente, procuraremos apontar alguns desdobramentos nas práticas educativas.Universidade Federal de Minas Gerais2012-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 137-150Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 137-150Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 137-150Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 137-1502238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981/6468Diniz, MargarethSantos, Eloisa Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:45Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8981Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:45Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS |
title |
O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS |
spellingShingle |
O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS Diniz, Margareth sujeito saber relação do sujeito com o saber práticas educativas |
title_short |
O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS |
title_full |
O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS |
title_fullStr |
O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS |
title_full_unstemmed |
O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS |
title_sort |
O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS |
author |
Diniz, Margareth |
author_facet |
Diniz, Margareth Santos, Eloisa Helena |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Eloisa Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Margareth Santos, Eloisa Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sujeito saber relação do sujeito com o saber práticas educativas |
topic |
sujeito saber relação do sujeito com o saber práticas educativas |
description |
O texto pretende explorar as concepções de saber e de sujeito nos campos da Sociologia e da Psicanálise, a partir de Freud e Lacan e de autores como Bernard Charlot e Jackie Beillerot apontando possibilidades de relações entre elas. Pensamos que cada concepção de saber supõe uma de sujeito e que as diferentes maneiras de articulá-las geram diferentes práticas educativas. Está estruturado em quatro partes. Começaremos por esboçar a problemática que envolve os conceitos de sujeito e de saber tomando os campos da Filosofia, da Sociologia e da Psicanálise. No momento seguinte, abordaremos a discussão em torno da relação que um sujeito estabelece com o saber. Finalmente, procuraremos apontar alguns desdobramentos nas práticas educativas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8981/6468 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 12 No. 1 (2003); 137-150 Trabalho & Educação; Vol. 12 Núm. 1 (2003); 137-150 Trabalho & Educação; Vol. 12 No 1 (2003); 137-150 Trabalho & Educação; v. 12 n. 1 (2003); 137-150 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220512224509952 |