O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar a abordagem interdisciplinar no ensino de Educação Ambiental na área de Ciências da Natureza em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Ceará, tomando-se como referência o Rio Arabê. Para tal, utilizou-se a metodologia de Gerard Fourez (1997), a Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR) como estratégia de ensino utilizada numa intervenção pedagógica onde atuaram pesquisador, professores da área e alunos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante, diário de campo e questionário pós intervenção com vistas a registrar e analisar as atividades de cada etapa da metodologia. A análise dos dados foi feita sob as perspectivas qualitativa e quantitativa de Bardin (2011). A IIR mostrou-se ser uma estratégia eficaz no uso da Educação Ambiental uma vez que permitiu que os alunos ampliassem a percepção acerca do meio ambiente e suas problemáticas e aos professores uma quebra de paradigmas ao perceber os elos entre as disciplinas por meio de uma abordagem interdisciplinar. |
id |
UFC-7_de153c369f2ff2a7a7a72dc5bb11b2aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/53032 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidadeMeio ambienteMetodologiaCooperaçãoEste trabalho objetiva analisar a abordagem interdisciplinar no ensino de Educação Ambiental na área de Ciências da Natureza em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Ceará, tomando-se como referência o Rio Arabê. Para tal, utilizou-se a metodologia de Gerard Fourez (1997), a Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR) como estratégia de ensino utilizada numa intervenção pedagógica onde atuaram pesquisador, professores da área e alunos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante, diário de campo e questionário pós intervenção com vistas a registrar e analisar as atividades de cada etapa da metodologia. A análise dos dados foi feita sob as perspectivas qualitativa e quantitativa de Bardin (2011). A IIR mostrou-se ser uma estratégia eficaz no uso da Educação Ambiental uma vez que permitiu que os alunos ampliassem a percepção acerca do meio ambiente e suas problemáticas e aos professores uma quebra de paradigmas ao perceber os elos entre as disciplinas por meio de uma abordagem interdisciplinar.Realize Eventos2020-07-21T12:36:18Z2020-07-21T12:36:18Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfPAIVA, Enivaldo Sousa; SILVA, Otalício Rodrigues da; Lima, Daniel Cassiano. O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.978-65-86901-07-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032Paiva, Enivaldo SousaSilva, Otalício Rodrigues daLima, Daniel Cassianoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-21T12:36:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53032Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:54.389494Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade |
title |
O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade |
spellingShingle |
O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade Paiva, Enivaldo Sousa Meio ambiente Metodologia Cooperação |
title_short |
O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade |
title_full |
O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade |
title_fullStr |
O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade |
title_full_unstemmed |
O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade |
title_sort |
O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade |
author |
Paiva, Enivaldo Sousa |
author_facet |
Paiva, Enivaldo Sousa Silva, Otalício Rodrigues da Lima, Daniel Cassiano |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Otalício Rodrigues da Lima, Daniel Cassiano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Enivaldo Sousa Silva, Otalício Rodrigues da Lima, Daniel Cassiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio ambiente Metodologia Cooperação |
topic |
Meio ambiente Metodologia Cooperação |
description |
Este trabalho objetiva analisar a abordagem interdisciplinar no ensino de Educação Ambiental na área de Ciências da Natureza em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Ceará, tomando-se como referência o Rio Arabê. Para tal, utilizou-se a metodologia de Gerard Fourez (1997), a Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR) como estratégia de ensino utilizada numa intervenção pedagógica onde atuaram pesquisador, professores da área e alunos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante, diário de campo e questionário pós intervenção com vistas a registrar e analisar as atividades de cada etapa da metodologia. A análise dos dados foi feita sob as perspectivas qualitativa e quantitativa de Bardin (2011). A IIR mostrou-se ser uma estratégia eficaz no uso da Educação Ambiental uma vez que permitiu que os alunos ampliassem a percepção acerca do meio ambiente e suas problemáticas e aos professores uma quebra de paradigmas ao perceber os elos entre as disciplinas por meio de uma abordagem interdisciplinar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21T12:36:18Z 2020-07-21T12:36:18Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAIVA, Enivaldo Sousa; SILVA, Otalício Rodrigues da; Lima, Daniel Cassiano. O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. 978-65-86901-07-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032 |
identifier_str_mv |
PAIVA, Enivaldo Sousa; SILVA, Otalício Rodrigues da; Lima, Daniel Cassiano. O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. 978-65-86901-07-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Realize Eventos |
publisher.none.fl_str_mv |
Realize Eventos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028815133212672 |