O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Enivaldo Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Otalício Rodrigues da, Lima, Daniel Cassiano
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a abordagem interdisciplinar no ensino de Educação Ambiental na área de Ciências da Natureza em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Ceará, tomando-se como referência o Rio Arabê. Para tal, utilizou-se a metodologia de Gerard Fourez (1997), a Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR) como estratégia de ensino utilizada numa intervenção pedagógica onde atuaram pesquisador, professores da área e alunos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante, diário de campo e questionário pós intervenção com vistas a registrar e analisar as atividades de cada etapa da metodologia. A análise dos dados foi feita sob as perspectivas qualitativa e quantitativa de Bardin (2011). A IIR mostrou-se ser uma estratégia eficaz no uso da Educação Ambiental uma vez que permitiu que os alunos ampliassem a percepção acerca do meio ambiente e suas problemáticas e aos professores uma quebra de paradigmas ao perceber os elos entre as disciplinas por meio de uma abordagem interdisciplinar.
id UFC-7_de153c369f2ff2a7a7a72dc5bb11b2aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53032
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidadeMeio ambienteMetodologiaCooperaçãoEste trabalho objetiva analisar a abordagem interdisciplinar no ensino de Educação Ambiental na área de Ciências da Natureza em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Ceará, tomando-se como referência o Rio Arabê. Para tal, utilizou-se a metodologia de Gerard Fourez (1997), a Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR) como estratégia de ensino utilizada numa intervenção pedagógica onde atuaram pesquisador, professores da área e alunos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante, diário de campo e questionário pós intervenção com vistas a registrar e analisar as atividades de cada etapa da metodologia. A análise dos dados foi feita sob as perspectivas qualitativa e quantitativa de Bardin (2011). A IIR mostrou-se ser uma estratégia eficaz no uso da Educação Ambiental uma vez que permitiu que os alunos ampliassem a percepção acerca do meio ambiente e suas problemáticas e aos professores uma quebra de paradigmas ao perceber os elos entre as disciplinas por meio de uma abordagem interdisciplinar.Realize Eventos2020-07-21T12:36:18Z2020-07-21T12:36:18Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfPAIVA, Enivaldo Sousa; SILVA, Otalício Rodrigues da; Lima, Daniel Cassiano. O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.978-65-86901-07-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032Paiva, Enivaldo SousaSilva, Otalício Rodrigues daLima, Daniel Cassianoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-21T12:36:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53032Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:54.389494Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade
title O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade
spellingShingle O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade
Paiva, Enivaldo Sousa
Meio ambiente
Metodologia
Cooperação
title_short O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade
title_full O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade
title_fullStr O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade
title_full_unstemmed O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade
title_sort O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade
author Paiva, Enivaldo Sousa
author_facet Paiva, Enivaldo Sousa
Silva, Otalício Rodrigues da
Lima, Daniel Cassiano
author_role author
author2 Silva, Otalício Rodrigues da
Lima, Daniel Cassiano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Enivaldo Sousa
Silva, Otalício Rodrigues da
Lima, Daniel Cassiano
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Metodologia
Cooperação
topic Meio ambiente
Metodologia
Cooperação
description Este trabalho objetiva analisar a abordagem interdisciplinar no ensino de Educação Ambiental na área de Ciências da Natureza em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual do Ceará, tomando-se como referência o Rio Arabê. Para tal, utilizou-se a metodologia de Gerard Fourez (1997), a Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR) como estratégia de ensino utilizada numa intervenção pedagógica onde atuaram pesquisador, professores da área e alunos. A coleta de dados se deu por meio de observação participante, diário de campo e questionário pós intervenção com vistas a registrar e analisar as atividades de cada etapa da metodologia. A análise dos dados foi feita sob as perspectivas qualitativa e quantitativa de Bardin (2011). A IIR mostrou-se ser uma estratégia eficaz no uso da Educação Ambiental uma vez que permitiu que os alunos ampliassem a percepção acerca do meio ambiente e suas problemáticas e aos professores uma quebra de paradigmas ao perceber os elos entre as disciplinas por meio de uma abordagem interdisciplinar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21T12:36:18Z
2020-07-21T12:36:18Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Enivaldo Sousa; SILVA, Otalício Rodrigues da; Lima, Daniel Cassiano. O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032
identifier_str_mv PAIVA, Enivaldo Sousa; SILVA, Otalício Rodrigues da; Lima, Daniel Cassiano. O rio como uma experiência em educação ambiental: um constructo de uma ilha interdisciplinar de racionalidade. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Realize Eventos
publisher.none.fl_str_mv Realize Eventos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028815133212672