Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antonio Marcos de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa, Joilson Pedrosa de, Cruz, Túlio Cícero
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914
Resumo: O presente trabalho baseia-se na teoria desenvolvida por David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa e tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática visando uma aprendizagem significativa da função afim com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará. A proposta segue o princípio da organização sequencial abordando os seguintes tópicos: Conceituação (da função afim), múltiplas representações (algébrica, gráfica e tabular), comportamento da função mediante a variação de seus coeficientes, crescimento/ decrescimento, aplicação. Com o auxílio do software Geogebra esse conceito geral será diferenciado progressivamente nas funções identidade, constante, linear, bem como a translação da função identidade. No ambiente do software Geogebra serão desenvolvidas atividades, seguindo uma linha construtivista (professor como mediador), que possibilitarão a reconciliação integrativa desses conceitos. Ou seja, o professor tentará intervir minimamente, enquanto os alunos utilizam as ferramentas do software para estudar o comportamento da função afim.
id UFC-7_def1f28d94bacb67c03e8522483b8498
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38914
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didáticaFunção afimAprendizagem significativaGeogebraO presente trabalho baseia-se na teoria desenvolvida por David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa e tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática visando uma aprendizagem significativa da função afim com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará. A proposta segue o princípio da organização sequencial abordando os seguintes tópicos: Conceituação (da função afim), múltiplas representações (algébrica, gráfica e tabular), comportamento da função mediante a variação de seus coeficientes, crescimento/ decrescimento, aplicação. Com o auxílio do software Geogebra esse conceito geral será diferenciado progressivamente nas funções identidade, constante, linear, bem como a translação da função identidade. No ambiente do software Geogebra serão desenvolvidas atividades, seguindo uma linha construtivista (professor como mediador), que possibilitarão a reconciliação integrativa desses conceitos. Ou seja, o professor tentará intervir minimamente, enquanto os alunos utilizam as ferramentas do software para estudar o comportamento da função afim.2019-01-18T21:06:09Z2019-01-18T21:06:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUZA, Antonio Marcos de; SOUSA, Joilson Pedrosa de; CRUZ, Túlio Cícero. Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.2316-1086http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914Souza, Antonio Marcos deSousa, Joilson Pedrosa deCruz, Túlio Cíceroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-14T20:08:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38914Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:36.157999Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática
title Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática
spellingShingle Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática
Souza, Antonio Marcos de
Função afim
Aprendizagem significativa
Geogebra
title_short Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática
title_full Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática
title_fullStr Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática
title_sort Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática
author Souza, Antonio Marcos de
author_facet Souza, Antonio Marcos de
Sousa, Joilson Pedrosa de
Cruz, Túlio Cícero
author_role author
author2 Sousa, Joilson Pedrosa de
Cruz, Túlio Cícero
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Antonio Marcos de
Sousa, Joilson Pedrosa de
Cruz, Túlio Cícero
dc.subject.por.fl_str_mv Função afim
Aprendizagem significativa
Geogebra
topic Função afim
Aprendizagem significativa
Geogebra
description O presente trabalho baseia-se na teoria desenvolvida por David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa e tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática visando uma aprendizagem significativa da função afim com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará. A proposta segue o princípio da organização sequencial abordando os seguintes tópicos: Conceituação (da função afim), múltiplas representações (algébrica, gráfica e tabular), comportamento da função mediante a variação de seus coeficientes, crescimento/ decrescimento, aplicação. Com o auxílio do software Geogebra esse conceito geral será diferenciado progressivamente nas funções identidade, constante, linear, bem como a translação da função identidade. No ambiente do software Geogebra serão desenvolvidas atividades, seguindo uma linha construtivista (professor como mediador), que possibilitarão a reconciliação integrativa desses conceitos. Ou seja, o professor tentará intervir minimamente, enquanto os alunos utilizam as ferramentas do software para estudar o comportamento da função afim.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-01-18T21:06:09Z
2019-01-18T21:06:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Antonio Marcos de; SOUSA, Joilson Pedrosa de; CRUZ, Túlio Cícero. Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
2316-1086
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914
identifier_str_mv SOUZA, Antonio Marcos de; SOUSA, Joilson Pedrosa de; CRUZ, Túlio Cícero. Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
2316-1086
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028875065622528