Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914 |
Resumo: | O presente trabalho baseia-se na teoria desenvolvida por David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa e tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática visando uma aprendizagem significativa da função afim com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará. A proposta segue o princípio da organização sequencial abordando os seguintes tópicos: Conceituação (da função afim), múltiplas representações (algébrica, gráfica e tabular), comportamento da função mediante a variação de seus coeficientes, crescimento/ decrescimento, aplicação. Com o auxílio do software Geogebra esse conceito geral será diferenciado progressivamente nas funções identidade, constante, linear, bem como a translação da função identidade. No ambiente do software Geogebra serão desenvolvidas atividades, seguindo uma linha construtivista (professor como mediador), que possibilitarão a reconciliação integrativa desses conceitos. Ou seja, o professor tentará intervir minimamente, enquanto os alunos utilizam as ferramentas do software para estudar o comportamento da função afim. |
id |
UFC-7_def1f28d94bacb67c03e8522483b8498 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38914 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didáticaFunção afimAprendizagem significativaGeogebraO presente trabalho baseia-se na teoria desenvolvida por David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa e tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática visando uma aprendizagem significativa da função afim com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará. A proposta segue o princípio da organização sequencial abordando os seguintes tópicos: Conceituação (da função afim), múltiplas representações (algébrica, gráfica e tabular), comportamento da função mediante a variação de seus coeficientes, crescimento/ decrescimento, aplicação. Com o auxílio do software Geogebra esse conceito geral será diferenciado progressivamente nas funções identidade, constante, linear, bem como a translação da função identidade. No ambiente do software Geogebra serão desenvolvidas atividades, seguindo uma linha construtivista (professor como mediador), que possibilitarão a reconciliação integrativa desses conceitos. Ou seja, o professor tentará intervir minimamente, enquanto os alunos utilizam as ferramentas do software para estudar o comportamento da função afim.2019-01-18T21:06:09Z2019-01-18T21:06:09Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUZA, Antonio Marcos de; SOUSA, Joilson Pedrosa de; CRUZ, Túlio Cícero. Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.2316-1086http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914Souza, Antonio Marcos deSousa, Joilson Pedrosa deCruz, Túlio Cíceroporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-14T20:08:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38914Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:36.157999Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática |
title |
Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática Souza, Antonio Marcos de Função afim Aprendizagem significativa Geogebra |
title_short |
Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática |
title_full |
Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática |
title_sort |
Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática |
author |
Souza, Antonio Marcos de |
author_facet |
Souza, Antonio Marcos de Sousa, Joilson Pedrosa de Cruz, Túlio Cícero |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Joilson Pedrosa de Cruz, Túlio Cícero |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Antonio Marcos de Sousa, Joilson Pedrosa de Cruz, Túlio Cícero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função afim Aprendizagem significativa Geogebra |
topic |
Função afim Aprendizagem significativa Geogebra |
description |
O presente trabalho baseia-se na teoria desenvolvida por David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa e tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática visando uma aprendizagem significativa da função afim com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará. A proposta segue o princípio da organização sequencial abordando os seguintes tópicos: Conceituação (da função afim), múltiplas representações (algébrica, gráfica e tabular), comportamento da função mediante a variação de seus coeficientes, crescimento/ decrescimento, aplicação. Com o auxílio do software Geogebra esse conceito geral será diferenciado progressivamente nas funções identidade, constante, linear, bem como a translação da função identidade. No ambiente do software Geogebra serão desenvolvidas atividades, seguindo uma linha construtivista (professor como mediador), que possibilitarão a reconciliação integrativa desses conceitos. Ou seja, o professor tentará intervir minimamente, enquanto os alunos utilizam as ferramentas do software para estudar o comportamento da função afim. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-01-18T21:06:09Z 2019-01-18T21:06:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Antonio Marcos de; SOUSA, Joilson Pedrosa de; CRUZ, Túlio Cícero. Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014. 2316-1086 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Antonio Marcos de; SOUSA, Joilson Pedrosa de; CRUZ, Túlio Cícero. Aprendizagem significativa da função afim com o auxílio do software Geogebra: uma proposta didática. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014. 2316-1086 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028875065622528 |