Literacidad digital del profesor de E/LE: uso de aplicaciones como herramientas de aprendizaje
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61982 |
Resumo: | Hoje, vivemos na era da “sociedade global da informação” na qual as pessoas estão constantemente conectadas à Internet, expostas a um fluxo ininterrupto de informações, acessando aplicativos - em seus telefones celulares ou tablets - ou visitando sites em seus computadores. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) facilitam o acesso à aprendizagem de línguas e proporcionam esta praticidade: aprender de forma autônoma ou melhorar o ensino-aprendizagem de E/LE. Assim, este estudo visa analisar o uso dos aplicativos Duolingo, LyricsTraining e Tandem como ferramentas para a aprendizagem de E/LE, identificar as características dos aplicativos e categorizar a tipologia das atividades e as habilidades predominantes. A partir de uma análise qualitativa, descritiva e interpretativa, caracterizamos os aplicativos, usando como referência os critérios de análise para aplicativos de ensino de línguas apresentados por Orgaz (2018) e Nunes e Bergmann (2019). Nos resultados, constatamos que o método de aprendizagem de Duolingo, baseado no aprendizado de gramática e de vocabulário, aliado às atividades estruturalistas, nos remetem ao Behaviorismo de Skinner e à abordagem áudio-lingual. O aplicativo pode ser utilizado para alunos de níveis iniciantes, tendo em vista que a metodologia utilizada por Duolingo permite a fixação de léxico. LirycsTraining funciona como um jogo no qual os usuários preenchem as palavras que faltam na letra das canções, enquanto o vídeo clip é reproduzido. Com o uso de LirycsTraining, o aluno pode explorar a prática da pronúncia, adquirir vocabulário e expressões, exercitar a escrita, a fala, a audição e a leitura. O aplicativo Tandem permite ao usuário integrar as habilidades receptivas - compreensão auditiva e de leitura - e as habilidades produtivas - fala e escrita. Ao utilizar o intercâmbio linguístico nesse aplicativo, o estudante tem a possibilidade de ouvir diferentes sotaques, aprender sobre diferentes culturas, expressões idiomáticas e expressões coloquiais. Por meio de propostas didáticas, exemplificamos o potencial dos aplicativos como ferramentas de ensino-aprendizagem de E/LE. É oportuno que futuras pesquisas, que explorem as atividades propostas em sala de aula, possam aplicar as atividades e apresentar o feedback de alunos e professores. |
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Literacidad digital del profesor de E/LE: uso de aplicaciones como herramientas de aprendizajeLiteracidad digitalEspañol como Lengua ExtranjeraFormación de profesoresAplicaciones educativasLetramento digitalEspanhol como língua estrangeiraFormação de professoresAplicativos educacionaisHoje, vivemos na era da “sociedade global da informação” na qual as pessoas estão constantemente conectadas à Internet, expostas a um fluxo ininterrupto de informações, acessando aplicativos - em seus telefones celulares ou tablets - ou visitando sites em seus computadores. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) facilitam o acesso à aprendizagem de línguas e proporcionam esta praticidade: aprender de forma autônoma ou melhorar o ensino-aprendizagem de E/LE. Assim, este estudo visa analisar o uso dos aplicativos Duolingo, LyricsTraining e Tandem como ferramentas para a aprendizagem de E/LE, identificar as características dos aplicativos e categorizar a tipologia das atividades e as habilidades predominantes. A partir de uma análise qualitativa, descritiva e interpretativa, caracterizamos os aplicativos, usando como referência os critérios de análise para aplicativos de ensino de línguas apresentados por Orgaz (2018) e Nunes e Bergmann (2019). Nos resultados, constatamos que o método de aprendizagem de Duolingo, baseado no aprendizado de gramática e de vocabulário, aliado às atividades estruturalistas, nos remetem ao Behaviorismo de Skinner e à abordagem áudio-lingual. O aplicativo pode ser utilizado para alunos de níveis iniciantes, tendo em vista que a metodologia utilizada por Duolingo permite a fixação de léxico. LirycsTraining funciona como um jogo no qual os usuários preenchem as palavras que faltam na letra das canções, enquanto o vídeo clip é reproduzido. Com o uso de LirycsTraining, o aluno pode explorar a prática da pronúncia, adquirir vocabulário e expressões, exercitar a escrita, a fala, a audição e a leitura. O aplicativo Tandem permite ao usuário integrar as habilidades receptivas - compreensão auditiva e de leitura - e as habilidades produtivas - fala e escrita. Ao utilizar o intercâmbio linguístico nesse aplicativo, o estudante tem a possibilidade de ouvir diferentes sotaques, aprender sobre diferentes culturas, expressões idiomáticas e expressões coloquiais. Por meio de propostas didáticas, exemplificamos o potencial dos aplicativos como ferramentas de ensino-aprendizagem de E/LE. É oportuno que futuras pesquisas, que explorem as atividades propostas em sala de aula, possam aplicar as atividades e apresentar o feedback de alunos e professores.Actualmente, vivimos en la era de la “sociedad global de la información” en la que las personas están constantemente conectadas a Internet, expuestas a un torrente ininterrumpido de información, accediendo a aplicaciones - en sus teléfonos móviles o tabletas - o visitando sitios web en sus computadoras. Las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDIC) facilitan el acceso al aprendizaje de lenguas y han aportado esta practicidad: poder aprender de forma autónoma u optimizar la enseñanza-aprendizaje de E/LE. De esa manera, este estudio tiene como objetivos analizar el uso de las aplicaciones Duolingo, LyricsTraining y Tandem como herramientas para el aprendizaje de E/LE, identificar las características de las aplicaciones y categorizar la tipología de las actividades y las destrezas que predominan. A partir de un análisis cualitativo, de carácter descriptivo e interpretativo, caracterizamos las aplicaciones, utilizando como referencia los criterios de análisis de aplicaciones para enseñanza de lenguas, presentados por Orgaz (2018) y Nunes y Bergmann (2019). En los resultados de análisis, constatamos que el método de aprendizaje de Duolingo, basado en el aprendizaje de la gramática y en el del vocabulario, aliado a las actividades estructuralistas, nos remiten al conductismo de Skinner y al enfoque audio-lingual. La aplicación puede ser utilizada para estudiantes de niveles iniciales, teniendo en cuenta que la metodología utilizada por Duolingo permite fijar léxicos. LirycsTraining funciona como un juego en el cual los usuarios completan las palabras que faltan en las letras de las canciones, mientras se reproduce el vídeo musical. A través de la música, el alumno puede explotar la práctica de la pronunciación, adquirir vocabulario, aprender expresiones y ejercitar las destrezas escrita, oral, auditiva y lectora. La aplicación Tandem posibilita que el usuario integre las destrezas receptivas - comprensión auditiva y comprensión lectora - y las destrezas productivas - expresión oral y expresión escrita. Al utilizar el intercambio lingüístico en esa aplicación, el estudiante puede oír distintos acentos, aprender sobre diferentes culturas, modismos y expresiones coloquiales. Por medio de propuestas didácticas, ejemplificamos las potencialidades de las aplicaciones como herramientas de enseñanza-aprendizaje de E/LE. Es oportuno que investigaciones futuras, que exploten en clase las actividades propuestas, puedan aplicar las actividades y presentar el feedback de alumnos y profesores.Lima, Sara de PaulaSantos, Ana Cláudia dos2021-11-11T17:50:07Z2021-11-11T17:50:07Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Ana Cláudia dos. Literacidad digital del profesor de E/LE: uso de aplicaciones como herramientas de aprendizaje. Orientadora: Sara de Paula Lima. 2021. 57 f. 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