Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vânia Soares
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo, Antonia Dilamar, Aragão, Cleudene de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52064
Resumo: This paper discusses multiliteracies – digital, visual, and critical – in multimodal reading activities in English, which are available in websites. This discussion is grounded in theories that discuss multimodality and multiliteracy, such as social semiotics (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), as well as concepts of multiliteracies (STREET, 2012; OLIVEIRA, 2006) and the reading of hypertext (XAVIER, 2005). In an attempt to diagnose a possible congruence between the reading of English language texts and these theories, this study focuses on pedagogical practices identified in instructions, announcements, contents, and types of questions proposed in five online reading activities. Preliminary results show an incongruence between pedagogical practices and the promotion of multiliteracy.
id UFC-7_df50bb6f5158a2f32f7682f00ae58dee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/52064
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digitalMultimodality and multiliteracies: analysis of reading activities in a digital environmentSemiótica socialLeitura de hipertextoMultimodalidadeMultiletramentoPráticas pedagógicasThis paper discusses multiliteracies – digital, visual, and critical – in multimodal reading activities in English, which are available in websites. This discussion is grounded in theories that discuss multimodality and multiliteracy, such as social semiotics (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), as well as concepts of multiliteracies (STREET, 2012; OLIVEIRA, 2006) and the reading of hypertext (XAVIER, 2005). In an attempt to diagnose a possible congruence between the reading of English language texts and these theories, this study focuses on pedagogical practices identified in instructions, announcements, contents, and types of questions proposed in five online reading activities. Preliminary results show an incongruence between pedagogical practices and the promotion of multiliteracy.Este artigo discute a promoção de multiletramentos – digital, visual e crítico – em materiais didáticos multimodais disponíveis em sítios eletrônicos. Essa discussão tem como suporte teorias que discutem multimodalidade e multiletramento, tais como a semiótica social (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), os multiletramentos (STREET, 2012; OLIVEIRA, 2006) e a leitura de hipertexto (XAVIER, 2005). Com o objetivo de diagnosticar uma possível congruência entre atividades de leitura de textos em língua inglesa e essas teorias, investigamos práticas pedagógicas identificadas em instruções, enunciados, conteúdos e tipos de questões propostas em cinco atividades de leitura online. Resultados preliminares apontam a não congruência entre as práticas pedagógicas e a promoção de multiletramentos.Revista Brasileira de Linguística Aplicada2020-06-02T10:24:19Z2020-06-02T10:24:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARBOSA, Vânia Soares; ARAÚJO, Antonia Dilamar; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 16, n. 4, p. 623-650, 2016.1984-6398http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52064Barbosa, Vânia SoaresAraújo, Antonia DilamarAragão, Cleudene de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:19:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52064Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:03.106740Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital
Multimodality and multiliteracies: analysis of reading activities in a digital environment
title Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital
spellingShingle Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital
Barbosa, Vânia Soares
Semiótica social
Leitura de hipertexto
Multimodalidade
Multiletramento
Práticas pedagógicas
title_short Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital
title_full Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital
title_fullStr Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital
title_full_unstemmed Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital
title_sort Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital
author Barbosa, Vânia Soares
author_facet Barbosa, Vânia Soares
Araújo, Antonia Dilamar
Aragão, Cleudene de Oliveira
author_role author
author2 Araújo, Antonia Dilamar
Aragão, Cleudene de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Vânia Soares
Araújo, Antonia Dilamar
Aragão, Cleudene de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica social
Leitura de hipertexto
Multimodalidade
Multiletramento
Práticas pedagógicas
topic Semiótica social
Leitura de hipertexto
Multimodalidade
Multiletramento
Práticas pedagógicas
description This paper discusses multiliteracies – digital, visual, and critical – in multimodal reading activities in English, which are available in websites. This discussion is grounded in theories that discuss multimodality and multiliteracy, such as social semiotics (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), as well as concepts of multiliteracies (STREET, 2012; OLIVEIRA, 2006) and the reading of hypertext (XAVIER, 2005). In an attempt to diagnose a possible congruence between the reading of English language texts and these theories, this study focuses on pedagogical practices identified in instructions, announcements, contents, and types of questions proposed in five online reading activities. Preliminary results show an incongruence between pedagogical practices and the promotion of multiliteracy.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-06-02T10:24:19Z
2020-06-02T10:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Vânia Soares; ARAÚJO, Antonia Dilamar; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 16, n. 4, p. 623-650, 2016.
1984-6398
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52064
identifier_str_mv BARBOSA, Vânia Soares; ARAÚJO, Antonia Dilamar; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte (MG), v. 16, n. 4, p. 623-650, 2016.
1984-6398
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028918392782848