Semiárido: uma perspectiva genealógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32650 |
Resumo: | FORTUNATO, Maria Lucinete; MOREIRA NETO, Mariana. Semiárido: uma perspectiva genealógica. Revista Dialectus, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 192-204, ago./dez. 2017. |
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Semiárido: uma perspectiva genealógicaSemiarid: a genealogical perspectiveDiscursoConvivênciaSemiáridoDiscourseFORTUNATO, Maria Lucinete; MOREIRA NETO, Mariana. Semiárido: uma perspectiva genealógica. Revista Dialectus, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 192-204, ago./dez. 2017.The debate on living with the semi-arid region has as one of its main assumptions sustainability, based on practices and alternatives for harmonious and integrated development of the economic, political and social spheres and on the protagonism of the inhabitants of the semi-arid region. This debate has been referred to as essential for the (re) elaboration of power-knowledge relations that, moving from the traditional discourse of dependence, create new possibilities for this "territory", anchored in the reflection of issues such as respect for diversity, solidarity, collectivity, networking, self-management, etc. This article presents some considerations about research and extension activities that we have developed in recent years about these issues, having as a theoretical and methodological basis the analysis of discourse, in the perspective of Michel Foucault. These activities seek to capture the visibility and tellability of the power / knowledge relations of public education policies, rural education, the protagonism of young settlers, women in distress, and so on. We are interested in problematizing how these elaborations establish subject positions, truth regimes and / or positivity of discourses / knowledge about the idea of living with the semi-arid, in the perspective of diversity and multiple subjectivities. In order to do so, it is relevant to deepen the debate about the ways in which, in the relations of power-knowledge exercised and positivadas about this "territory", such questions are experienced inferring in the conflicts, dissonances and resistances experienced culturally and that interpose in the institution of the idea of living with the semi-arid. In this sense, we think of the Semiarid through the use and appropriation of speeches and exercised in power relations, through strategies and correlations of force, positive in political and socio-cultural relations.O debate sobre a convivência com o semiárido tem como um dos seus principais pressupostos a sustentabilidade, fundamentada em práticas e alternativas de desenvolvimento harmonioso e integrado das esferas econômica, política e social e no protagonismo dos habitantes do Semiárido. Este debate tem sido referenciado como essencial para a (re)elaboração de relações de poder-saber que, deslocando-se do tradicional discurso da dependência, gestem novas possibilidades para este “território”, ancoradas na reflexão de questões como: respeito à diversidade, solidariedade, coletividade, articulação em redes, autogestão etc. Este artigo tece algumas considerações sobre as articulações que temos estabelecido entre as atividades de pesquisa e extensão que desenvolvemos nos últimos anos e os fundamentos teórico-metodológico da análise de discurso, na perspectiva de Michel Foucault. Tais atividades buscam apreender a elaboração de visibilidades e dizibilidades das relações de poder/saber das políticas públicas de educação, da educação do campo, do protagonismo de jovens assentados, de mulheres apenadas etc. Interessa-nos problematizar como a elaboração da ideia de convivência com o semiárido institui posições de sujeitos, regimes de verdade e/ou positividade de discursos/saberes, na perspectiva da diversidade e das múltiplas subjetividades. Para tanto, emerge como relevante aprofundar o debate sobre as formas como, nas relações de poder-saber exercitadas e positivadas acerca desse “território”, tais questões são enunciadas e se interpõem na instituição da ideia de convivência com o semiárido. Neste sentido, pensamos o Semiárido por meio da utilização e apropriação gestadas por discursos e exercitadas nas relações de poder, através de estratégias e correlações de forças, positivadas nas relações políticas e socioculturais.Revista Dialectus2018-06-06T15:39:29Z2018-06-06T15:39:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFortunato, M. L.; Moreira Neto, M. (2017)2317-2010 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32650Fortunato, Maria LucineteMoreira Neto, Marianaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-14T13:36:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32650Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:27:03.934435Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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