Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48649 |
Resumo: | Neste trabalho pretendemos esboçar uma experiência significativa que tivemos com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública do município de Cascavel, Ceará, na qual trabalhamos com Valores Humanos, utilizando contação de histórias infantis, seguindo as orientações do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos. Vale ressaltar que a iniciativa em discutir sobre Valores a partir de nossas atividades pedagógicas, surgiu com as observações realizadas na sala de aula de alfabetização. As crianças apresentavam comportamentos agressivos entre si e situações diárias de conflitos causando, desta forma, dificuldades no processo de ensino/ aprendizagem e convivência grupal. Diante disso, foi necessário pensar e repensar estratégias de como lidar com esses desafios e tentar modificar as atitudes negativas das crianças. No entanto, percebemos a necessidade de ficarmos um tempo em sala de aula para falarmos com os alunos sobre as suas atitudes para com os colegas. e assim possibilitar às crianças refletirem e melhorarem suas ações, pois a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo, e, principalmente, no aspecto da formação cidadã dos seus estudantes. [...] |
id |
UFC-7_e0406188e183df92ab3e7fc43854040a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/48649 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetizaçãoEnsino FundamentalRede Pública de EnsinoProcesso de Ensino-AprendizagemValores HumanosNeste trabalho pretendemos esboçar uma experiência significativa que tivemos com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública do município de Cascavel, Ceará, na qual trabalhamos com Valores Humanos, utilizando contação de histórias infantis, seguindo as orientações do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos. Vale ressaltar que a iniciativa em discutir sobre Valores a partir de nossas atividades pedagógicas, surgiu com as observações realizadas na sala de aula de alfabetização. As crianças apresentavam comportamentos agressivos entre si e situações diárias de conflitos causando, desta forma, dificuldades no processo de ensino/ aprendizagem e convivência grupal. Diante disso, foi necessário pensar e repensar estratégias de como lidar com esses desafios e tentar modificar as atitudes negativas das crianças. No entanto, percebemos a necessidade de ficarmos um tempo em sala de aula para falarmos com os alunos sobre as suas atitudes para com os colegas. e assim possibilitar às crianças refletirem e melhorarem suas ações, pois a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo, e, principalmente, no aspecto da formação cidadã dos seus estudantes. [...]Edições UFC2019-12-17T10:46:40Z2019-12-17T10:46:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, Angelina do Nascimento; SILVA, Francisca Eliana Santos da. Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 152-160.978-85-7282-602-0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48649Silva, Angelina do NascimentoSilva, Francisca Eliana Santos daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-17T10:46:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48649Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:01.188551Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização |
title |
Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização |
spellingShingle |
Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização Silva, Angelina do Nascimento Ensino Fundamental Rede Pública de Ensino Processo de Ensino-Aprendizagem Valores Humanos |
title_short |
Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização |
title_full |
Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização |
title_sort |
Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização |
author |
Silva, Angelina do Nascimento |
author_facet |
Silva, Angelina do Nascimento Silva, Francisca Eliana Santos da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Francisca Eliana Santos da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Angelina do Nascimento Silva, Francisca Eliana Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental Rede Pública de Ensino Processo de Ensino-Aprendizagem Valores Humanos |
topic |
Ensino Fundamental Rede Pública de Ensino Processo de Ensino-Aprendizagem Valores Humanos |
description |
Neste trabalho pretendemos esboçar uma experiência significativa que tivemos com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública do município de Cascavel, Ceará, na qual trabalhamos com Valores Humanos, utilizando contação de histórias infantis, seguindo as orientações do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos. Vale ressaltar que a iniciativa em discutir sobre Valores a partir de nossas atividades pedagógicas, surgiu com as observações realizadas na sala de aula de alfabetização. As crianças apresentavam comportamentos agressivos entre si e situações diárias de conflitos causando, desta forma, dificuldades no processo de ensino/ aprendizagem e convivência grupal. Diante disso, foi necessário pensar e repensar estratégias de como lidar com esses desafios e tentar modificar as atitudes negativas das crianças. No entanto, percebemos a necessidade de ficarmos um tempo em sala de aula para falarmos com os alunos sobre as suas atitudes para com os colegas. e assim possibilitar às crianças refletirem e melhorarem suas ações, pois a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo, e, principalmente, no aspecto da formação cidadã dos seus estudantes. [...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-12-17T10:46:40Z 2019-12-17T10:46:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Angelina do Nascimento; SILVA, Francisca Eliana Santos da. Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 152-160. 978-85-7282-602-0 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48649 |
identifier_str_mv |
SILVA, Angelina do Nascimento; SILVA, Francisca Eliana Santos da. Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 152-160. 978-85-7282-602-0 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028759135059968 |