Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angelina do Nascimento
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Francisca Eliana Santos da
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48649
Resumo: Neste trabalho pretendemos esboçar uma experiência significativa que tivemos com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública do município de Cascavel, Ceará, na qual trabalhamos com Valores Humanos, utilizando contação de histórias infantis, seguindo as orientações do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos. Vale ressaltar que a iniciativa em discutir sobre Valores a partir de nossas atividades pedagógicas, surgiu com as observações realizadas na sala de aula de alfabetização. As crianças apresentavam comportamentos agressivos entre si e situações diárias de conflitos causando, desta forma, dificuldades no processo de ensino/ aprendizagem e convivência grupal. Diante disso, foi necessário pensar e repensar estratégias de como lidar com esses desafios e tentar modificar as atitudes negativas das crianças. No entanto, percebemos a necessidade de ficarmos um tempo em sala de aula para falarmos com os alunos sobre as suas atitudes para com os colegas. e assim possibilitar às crianças refletirem e melhorarem suas ações, pois a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo, e, principalmente, no aspecto da formação cidadã dos seus estudantes. [...]
id UFC-7_e0406188e183df92ab3e7fc43854040a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48649
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetizaçãoEnsino FundamentalRede Pública de EnsinoProcesso de Ensino-AprendizagemValores HumanosNeste trabalho pretendemos esboçar uma experiência significativa que tivemos com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública do município de Cascavel, Ceará, na qual trabalhamos com Valores Humanos, utilizando contação de histórias infantis, seguindo as orientações do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos. Vale ressaltar que a iniciativa em discutir sobre Valores a partir de nossas atividades pedagógicas, surgiu com as observações realizadas na sala de aula de alfabetização. As crianças apresentavam comportamentos agressivos entre si e situações diárias de conflitos causando, desta forma, dificuldades no processo de ensino/ aprendizagem e convivência grupal. Diante disso, foi necessário pensar e repensar estratégias de como lidar com esses desafios e tentar modificar as atitudes negativas das crianças. No entanto, percebemos a necessidade de ficarmos um tempo em sala de aula para falarmos com os alunos sobre as suas atitudes para com os colegas. e assim possibilitar às crianças refletirem e melhorarem suas ações, pois a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo, e, principalmente, no aspecto da formação cidadã dos seus estudantes. [...]Edições UFC2019-12-17T10:46:40Z2019-12-17T10:46:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, Angelina do Nascimento; SILVA, Francisca Eliana Santos da. Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 152-160.978-85-7282-602-0http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48649Silva, Angelina do NascimentoSilva, Francisca Eliana Santos daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-17T10:46:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48649Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:01.188551Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização
title Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização
spellingShingle Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização
Silva, Angelina do Nascimento
Ensino Fundamental
Rede Pública de Ensino
Processo de Ensino-Aprendizagem
Valores Humanos
title_short Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização
title_full Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização
title_fullStr Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização
title_sort Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização
author Silva, Angelina do Nascimento
author_facet Silva, Angelina do Nascimento
Silva, Francisca Eliana Santos da
author_role author
author2 Silva, Francisca Eliana Santos da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Angelina do Nascimento
Silva, Francisca Eliana Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Rede Pública de Ensino
Processo de Ensino-Aprendizagem
Valores Humanos
topic Ensino Fundamental
Rede Pública de Ensino
Processo de Ensino-Aprendizagem
Valores Humanos
description Neste trabalho pretendemos esboçar uma experiência significativa que tivemos com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública do município de Cascavel, Ceará, na qual trabalhamos com Valores Humanos, utilizando contação de histórias infantis, seguindo as orientações do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos. Vale ressaltar que a iniciativa em discutir sobre Valores a partir de nossas atividades pedagógicas, surgiu com as observações realizadas na sala de aula de alfabetização. As crianças apresentavam comportamentos agressivos entre si e situações diárias de conflitos causando, desta forma, dificuldades no processo de ensino/ aprendizagem e convivência grupal. Diante disso, foi necessário pensar e repensar estratégias de como lidar com esses desafios e tentar modificar as atitudes negativas das crianças. No entanto, percebemos a necessidade de ficarmos um tempo em sala de aula para falarmos com os alunos sobre as suas atitudes para com os colegas. e assim possibilitar às crianças refletirem e melhorarem suas ações, pois a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento social, cognitivo, afetivo, e, principalmente, no aspecto da formação cidadã dos seus estudantes. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-12-17T10:46:40Z
2019-12-17T10:46:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Angelina do Nascimento; SILVA, Francisca Eliana Santos da. Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 152-160.
978-85-7282-602-0
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48649
identifier_str_mv SILVA, Angelina do Nascimento; SILVA, Francisca Eliana Santos da. Educação em valores humanos: uma experiência no 2° ano do ciclo de alfabetização. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 152-160.
978-85-7282-602-0
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028759135059968