Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35940 |
Resumo: | CAVALCANTE, Luciana Matias. Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação. 2002. 188f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 2002. |
id |
UFC-7_e06350f6f74b53b6d8eb2e05b3e5c938 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/35940 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educaçãoEducadorEducação popularCulturaTrabalhoCAVALCANTE, Luciana Matias. Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação. 2002. 188f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 2002.O presente trabalho discute os direcionamentos da Educação Popular, os fazeres e concepções pedagógicas dessa proposta educativa, assim como os confrontos impulsionados pelos saberes que permeiam esse ambiente. A discussão proposta neste estudo é feita a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, desenvolvida numa experiência de educação organizada pela sociedade civil - o Projeto de Capacitação Profissional do Grande Jangurussu / Reconquistar - que objetiva contribuir para a superação das condições de pobreza e desemprego, assim como enfatizar em sua proposta educativa a formação crítica. Os resultados finais apontam para a opção por desenvolver uma prática educativa, levando em consideração as concepções de Educação Popular que vão além das questões instrumentais, procurando desenvolver valores diferentes daqueles enfatizados pela cultura dominante, quando, por exemplo, prioriza a solidariedade em vez da competição, o respeito à natureza que se contrapõe à noção capitalista de apropriação material, o diálogo e respeito ao outro que supera o individualismo, a participação em vez do autoritarismo, enfim um cotidiano onde o currículo oculto e vivido reflete o compromisso com a luta contra-hegemônica na busca de transformação das relações vividas em nossa sociedade. Estes direcionamentos que caracterizam as ações do projeto Reconquistar vão de encontro às perspectivas dos alunos que diante das necessidades imediatas de sobrevivência buscam a partir da profissionalização e escolarização superar sua condição social, constituindo-se no estímulo primeiro para a participação, modelando os desejos e anseios desses sujeitos diante da educação formal.Ce travail discute l'Education Populaire à partir des actions et conceptions pédagogiques qui pénétrent les pratiques développées par les participants d' une expérience educative non gouvemamentale dont les activités ont commencé en 1998 dans Ia région du Grande Jangurussu - o Projeto de Capacitação Profissional do Grande Jangurussu / Reconquistar (te Projet de Capacitation Professionnelle du Grande Jangurussu / Reconquérir) avec le but de contribuer à surmonter des conditions de pauvreté, chomage et mettre en relief dans sa propositions éducative et formation critique. La discussion proposée dans cette étude est faite à partir d'une recherche qualitative du type ethonographique, ou les résultas finaux indiquent une option de developper des valeurs différentes de celles qui ont été mises en reIief par Ia cuIture dominante, quand, par exemple, elle a comme priorité Ia solidarité à Ia place de Ia competition, le respect à l'autre qui essaie de surmonter l'individualisme, Ia participaion à Ia pIace de l'autoritarisme, enfin, un cotidien ou Ie curriculum caché et vécu reflet le compromis avec Ia lute contre-hégémonique á Ia recherche d' une transformation des rélations vécues dans notre société. Ces directionnements qui caractérisent les actions du projet Reconquistar (Reconquérir) s' opposent aux perspectives des éléves que, face aux nécessités immédiates de survivance, cherchent à partir de Ia professionalisation et scolarisation à surrnonter leur condition sociale, qui constitue dans Ia stimulation prerniére pour Ia particiation, qui modele Ies désirs de ces sujets devant l' éducation formelle.Damasceno, Maria NobreCavalcante, Luciana Matias2018-09-25T20:25:37Z2018-09-25T20:25:37Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCavalcante, L. M.; Damasceno, M. N. (2002)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35940porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-25T20:25:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/35940Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:30.868920Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação |
title |
Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação |
spellingShingle |
Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação Cavalcante, Luciana Matias Educador Educação popular Cultura Trabalho |
title_short |
Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação |
title_full |
Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação |
title_fullStr |
Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação |
title_full_unstemmed |
Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação |
title_sort |
Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação |
author |
Cavalcante, Luciana Matias |
author_facet |
Cavalcante, Luciana Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Damasceno, Maria Nobre |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Luciana Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educador Educação popular Cultura Trabalho |
topic |
Educador Educação popular Cultura Trabalho |
description |
CAVALCANTE, Luciana Matias. Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação. 2002. 188f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 2002. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2018-09-25T20:25:37Z 2018-09-25T20:25:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Cavalcante, L. M.; Damasceno, M. N. (2002) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35940 |
identifier_str_mv |
Cavalcante, L. M.; Damasceno, M. N. (2002) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028867998220288 |