O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudio Félix dos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gobbi, Adalgiza Gonçalves, Marsiglia, Ana Carolina Galvão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12399
Resumo: Analisar e problematizar a relação entre o conhecimento erudito e o saber popular como desafios para o desenvolvimento do trabalho educativo histórico-crítico apresenta-se como objetivo deste artigo. Tomando como ponto de partida um breve resumo da trajetória dos compositores Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, fizemos um percurso teórico explorando a formulação da pedagogia histórico-crítica acerca da necessidade de produzir as maneiras dos explorados terem acesso ao saber sistematizado de modo que expressem de forma elaborada os seus interesses.
id UFBA-10_9e4646bc25695cc4b6e554f2e065a1f5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12399
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLARConhecimento eruditoSaber popularTrabalho educativo.Analisar e problematizar a relação entre o conhecimento erudito e o saber popular como desafios para o desenvolvimento do trabalho educativo histórico-crítico apresenta-se como objetivo deste artigo. Tomando como ponto de partida um breve resumo da trajetória dos compositores Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, fizemos um percurso teórico explorando a formulação da pedagogia histórico-crítica acerca da necessidade de produzir as maneiras dos explorados terem acesso ao saber sistematizado de modo que expressem de forma elaborada os seus interesses. Universidade Federal da Bahia2014-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1239910.9771/gmed.v7i1.12399Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 68-772175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12399/9504Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cláudio Félix dosGobbi, Adalgiza GonçalvesMarsiglia, Ana Carolina Galvão2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12399Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
spellingShingle O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Santos, Cláudio Félix dos
Conhecimento erudito
Saber popular
Trabalho educativo.
title_short O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_fullStr O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_sort O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
author Santos, Cláudio Félix dos
author_facet Santos, Cláudio Félix dos
Gobbi, Adalgiza Gonçalves
Marsiglia, Ana Carolina Galvão
author_role author
author2 Gobbi, Adalgiza Gonçalves
Marsiglia, Ana Carolina Galvão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudio Félix dos
Gobbi, Adalgiza Gonçalves
Marsiglia, Ana Carolina Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento erudito
Saber popular
Trabalho educativo.
topic Conhecimento erudito
Saber popular
Trabalho educativo.
description Analisar e problematizar a relação entre o conhecimento erudito e o saber popular como desafios para o desenvolvimento do trabalho educativo histórico-crítico apresenta-se como objetivo deste artigo. Tomando como ponto de partida um breve resumo da trajetória dos compositores Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, fizemos um percurso teórico explorando a formulação da pedagogia histórico-crítica acerca da necessidade de produzir as maneiras dos explorados terem acesso ao saber sistematizado de modo que expressem de forma elaborada os seus interesses.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12399
10.9771/gmed.v7i1.12399
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12399
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v7i1.12399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12399/9504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 68-77
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516711542784