Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Francisco Glerison Ribeiro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74088
Resumo: O Professor indígena, pertencente a etnia potiguara da aldeia Jacinto – Monsenhor Tabosa – Ce, tem a sua frente enorme desafios diante de inúmeras tensões que surgem com o ensino escolar como choques de lideranças, valorização de novos conhecimentos das práticas das ciências indígenas, desafios de torna-la espaço possível de intercultural idade. Para isso, é fundamental que o Professor considere sua comunidade educativa de origem. É como parte dessa comunidade que deve contribuir na busca de novas respostas e soluções para os problemas que ela enfrenta colocando a escrita a serviço de uma expressão, buscando inspiração no patrimônio intelectual de seu povo, adicionado novos saberes aos conhecimentos ancestrais. Assim toda nova aquisição de conhecimentos deverá fortalecer a comunidade e contribuir para as soluções dos problemas comuns. Os desafios que os povos indígenas enfrentam na atualidade exigem dos professores indígenas uma postura e um trabalho adequado e responsável. Devem estar comprometidos em desenvolver o processo de ensino-aprendizagem não como únicos detentores de conhecimentos, mas como articuladores, facilitadores, intervindos orientando problematizando, sem desconsiderar a atitude de curiosidade dos diversos alunos para os novos conhecimentos. A escola indígena deve ser espaça de pesquisa e de produção de conhecimento e de reflexão crítica por parte de todos os que participam dela daí a importância da formação do professor que também e um grandes desafios dos professores indígenas formação que possa incorporar instrumentos e recursos de expressão das realidades das comunidades indígenas. A Embora a educação escolar indígena tenha que enfrentar vários desafios e barreiras com relação a discriminação e preconceitos o que fortalece a luta contra estes desafios e a tomada de consciência por parte dos professores indígenas de que a educação e um compromisso de todos.
id UFC-7_e409209da6a582459ce5f7f883ab236d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/74088
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim UgenaThe teacher's challenges in the classroom at the Joaquim Ugena Indigenous SchoolEducação IndígenaProfessorDesafioLeituraEscritaO Professor indígena, pertencente a etnia potiguara da aldeia Jacinto – Monsenhor Tabosa – Ce, tem a sua frente enorme desafios diante de inúmeras tensões que surgem com o ensino escolar como choques de lideranças, valorização de novos conhecimentos das práticas das ciências indígenas, desafios de torna-la espaço possível de intercultural idade. Para isso, é fundamental que o Professor considere sua comunidade educativa de origem. É como parte dessa comunidade que deve contribuir na busca de novas respostas e soluções para os problemas que ela enfrenta colocando a escrita a serviço de uma expressão, buscando inspiração no patrimônio intelectual de seu povo, adicionado novos saberes aos conhecimentos ancestrais. Assim toda nova aquisição de conhecimentos deverá fortalecer a comunidade e contribuir para as soluções dos problemas comuns. Os desafios que os povos indígenas enfrentam na atualidade exigem dos professores indígenas uma postura e um trabalho adequado e responsável. Devem estar comprometidos em desenvolver o processo de ensino-aprendizagem não como únicos detentores de conhecimentos, mas como articuladores, facilitadores, intervindos orientando problematizando, sem desconsiderar a atitude de curiosidade dos diversos alunos para os novos conhecimentos. A escola indígena deve ser espaça de pesquisa e de produção de conhecimento e de reflexão crítica por parte de todos os que participam dela daí a importância da formação do professor que também e um grandes desafios dos professores indígenas formação que possa incorporar instrumentos e recursos de expressão das realidades das comunidades indígenas. A Embora a educação escolar indígena tenha que enfrentar vários desafios e barreiras com relação a discriminação e preconceitos o que fortalece a luta contra estes desafios e a tomada de consciência por parte dos professores indígenas de que a educação e um compromisso de todos.Araújo, Martinho Tota Filho Rocha deMoura, Francisco Glerison Ribeiro de2023-08-23T18:48:24Z2023-08-23T18:48:24Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOURA, Francisco Glerison Ribeiro de. Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena. Orientador: Martinho Tota Filho Rocha deAraújo. 2022. 31 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74088porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-23T18:48:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/74088Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:44.107604Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena
The teacher's challenges in the classroom at the Joaquim Ugena Indigenous School
title Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena
spellingShingle Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena
Moura, Francisco Glerison Ribeiro de
Educação Indígena
Professor
Desafio
Leitura
Escrita
title_short Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena
title_full Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena
title_fullStr Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena
title_full_unstemmed Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena
title_sort Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena
author Moura, Francisco Glerison Ribeiro de
author_facet Moura, Francisco Glerison Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Martinho Tota Filho Rocha de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Francisco Glerison Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Indígena
Professor
Desafio
Leitura
Escrita
topic Educação Indígena
Professor
Desafio
Leitura
Escrita
description O Professor indígena, pertencente a etnia potiguara da aldeia Jacinto – Monsenhor Tabosa – Ce, tem a sua frente enorme desafios diante de inúmeras tensões que surgem com o ensino escolar como choques de lideranças, valorização de novos conhecimentos das práticas das ciências indígenas, desafios de torna-la espaço possível de intercultural idade. Para isso, é fundamental que o Professor considere sua comunidade educativa de origem. É como parte dessa comunidade que deve contribuir na busca de novas respostas e soluções para os problemas que ela enfrenta colocando a escrita a serviço de uma expressão, buscando inspiração no patrimônio intelectual de seu povo, adicionado novos saberes aos conhecimentos ancestrais. Assim toda nova aquisição de conhecimentos deverá fortalecer a comunidade e contribuir para as soluções dos problemas comuns. Os desafios que os povos indígenas enfrentam na atualidade exigem dos professores indígenas uma postura e um trabalho adequado e responsável. Devem estar comprometidos em desenvolver o processo de ensino-aprendizagem não como únicos detentores de conhecimentos, mas como articuladores, facilitadores, intervindos orientando problematizando, sem desconsiderar a atitude de curiosidade dos diversos alunos para os novos conhecimentos. A escola indígena deve ser espaça de pesquisa e de produção de conhecimento e de reflexão crítica por parte de todos os que participam dela daí a importância da formação do professor que também e um grandes desafios dos professores indígenas formação que possa incorporar instrumentos e recursos de expressão das realidades das comunidades indígenas. A Embora a educação escolar indígena tenha que enfrentar vários desafios e barreiras com relação a discriminação e preconceitos o que fortalece a luta contra estes desafios e a tomada de consciência por parte dos professores indígenas de que a educação e um compromisso de todos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-23T18:48:24Z
2023-08-23T18:48:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Francisco Glerison Ribeiro de. Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena. Orientador: Martinho Tota Filho Rocha deAraújo. 2022. 31 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74088
identifier_str_mv MOURA, Francisco Glerison Ribeiro de. Os desafios do professor na sala de aula da Escola Indígena Joaquim Ugena. Orientador: Martinho Tota Filho Rocha deAraújo. 2022. 31 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028968640544768