Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Natanael Valejo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/734
Resumo: A presente monografia tem como tema “leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na escola municipal indígena “porto cruzeirinho”. Trata-se de uma observação sobre a leitura como fator essencial para aquisição do conhecimento de nossos educandos. Esta monografia tem como objetivo apresentar a leitura como fator essencial para uma aprendizagem significativa para as crianças, objetivando a formação intelectual da criança dentro de uma sociedade exigente. Para tanto, buscamos bases teóricas que subsidiassem o tema em pauta, além de serem capazes de nortear a prática pedagógica do docente. Este trabalho monográfico se pauta numa abordagem qualitativa a qual se realizou atividades como: entrevistas, observação participante e aplicação questionários com professores e alunos da Escola municipal indígena “porto cruzeirinho, onde podemos ter uma visão da prática pedagógica do professor na sala de aula relacionada à leitura. Sabemos que a leitura possui imensa influencia na construção do senso crítico e o que vemos são crianças impossibilitadas a desenvolver atividades no que diz respeito à leitura. Procuramos utilizar uma metodologia coerente com a realidade do aluno e da escola no qual observamos. Os resultados obtidos demonstraram que nossas crianças precisam ser mais incentivadas ao hábito da leitura e que a prática docente precisa ser repensada todos os dias com a intenção de cada vez mais tornarmos nossos alunos bons leitores. Constatamos que formar um leitor crítico não depende exclusivamente de colocar o aluno para ler, mas sim para praticar constantemente a leitura de textos diversificados e extrair dos mesmos o seu significado.
id UEA_02cc56daa4b06cdb87dd88342f02bd59
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/734
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.Reading and writing in the classroom: to awaken the reading skills of the students, in the class of the fourth year of elementary education in the Municipal School of Porto Cruzeirnho, municipality of Benjamin Constant-Amazonas.Leitura - EscritaSala de aula - DesafiosLeitura - Aprendizagem significativaA presente monografia tem como tema “leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na escola municipal indígena “porto cruzeirinho”. Trata-se de uma observação sobre a leitura como fator essencial para aquisição do conhecimento de nossos educandos. Esta monografia tem como objetivo apresentar a leitura como fator essencial para uma aprendizagem significativa para as crianças, objetivando a formação intelectual da criança dentro de uma sociedade exigente. Para tanto, buscamos bases teóricas que subsidiassem o tema em pauta, além de serem capazes de nortear a prática pedagógica do docente. Este trabalho monográfico se pauta numa abordagem qualitativa a qual se realizou atividades como: entrevistas, observação participante e aplicação questionários com professores e alunos da Escola municipal indígena “porto cruzeirinho, onde podemos ter uma visão da prática pedagógica do professor na sala de aula relacionada à leitura. Sabemos que a leitura possui imensa influencia na construção do senso crítico e o que vemos são crianças impossibilitadas a desenvolver atividades no que diz respeito à leitura. Procuramos utilizar uma metodologia coerente com a realidade do aluno e da escola no qual observamos. Os resultados obtidos demonstraram que nossas crianças precisam ser mais incentivadas ao hábito da leitura e que a prática docente precisa ser repensada todos os dias com a intenção de cada vez mais tornarmos nossos alunos bons leitores. Constatamos que formar um leitor crítico não depende exclusivamente de colocar o aluno para ler, mas sim para praticar constantemente a leitura de textos diversificados e extrair dos mesmos o seu significado.La presente monografía tiene como tema "lectura escrita en el aula: despertar competencias lectoras de los educandos, en la clase del 4º año de la enseñanza fundamental en la escuela municipal indígena" puerto cruzeirinho ". Se trata de una observación sobre la lectura como factor esencial para la adquisición del conocimiento de nuestros educandos. Esta monografía tiene como objetivo presentar la lectura como factor esencial para un aprendizaje significativo para los niños, objetivando la formación intelectual del niño dentro de una sociedad exigente. Para ello, buscamos bases teóricas que subsidiar el tema en pauta, además de ser capaces de orientar la práctica pedagógica del docente. Este trabajo monográfico se orienta en un abordaje cualitativo a la cual se realizaron actividades como: entrevistas, observación participante y aplicación cuestionarios con profesores y alumnos de la Escuela municipal indígena "puerto cruzeirinho, donde podemos tener una visión de la práctica pedagógica del profesor en el aula relacionada Lectura. Sabemos que la lectura tiene inmensa influencia en la construcción del sentido crítico y lo que vemos son niños imposibilitados a desarrollar actividades en lo que se refiere a la lectura. Buscamos utilizar una metodología coherente con la realidad del alumno y de la escuela en la que observamos. Los resultados obtenidos demostraron que nuestros niños necesitan ser más incentivados al hábito de la lectura y que la práctica docente necesita ser repensada todos los días con la intención de cada vez más de hacer a nuestros alumnos buenos lectores. Constatamos que formar un lector crítico no depende exclusivamente de colocar al alumno para leer, sino para practicar constantemente la lectura de textos diversificados y extraer de los mismos su significado.Universidade do Estado do Amazonas2017-11-23T13:18:37Z2017-11-222017-11-23T13:18:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/734porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSales, Natanael Valejoreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T14:13:43Zoai:repositorioinstitucional:riuea/734Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:28.209676Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.
Reading and writing in the classroom: to awaken the reading skills of the students, in the class of the fourth year of elementary education in the Municipal School of Porto Cruzeirnho, municipality of Benjamin Constant-Amazonas.
title Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.
spellingShingle Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.
Sales, Natanael Valejo
Leitura - Escrita
Sala de aula - Desafios
Leitura - Aprendizagem significativa
title_short Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.
title_full Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.
title_fullStr Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.
title_full_unstemmed Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.
title_sort Leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Indigenna Porto Cruzeirnho, município de Benjamim Constant-Amazonas.
author Sales, Natanael Valejo
author_facet Sales, Natanael Valejo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Natanael Valejo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Escrita
Sala de aula - Desafios
Leitura - Aprendizagem significativa
topic Leitura - Escrita
Sala de aula - Desafios
Leitura - Aprendizagem significativa
description A presente monografia tem como tema “leitura e escrita em sala de aula: despertar as competências leitoras dos educando, na turma do 4º ano do ensino fundamental na escola municipal indígena “porto cruzeirinho”. Trata-se de uma observação sobre a leitura como fator essencial para aquisição do conhecimento de nossos educandos. Esta monografia tem como objetivo apresentar a leitura como fator essencial para uma aprendizagem significativa para as crianças, objetivando a formação intelectual da criança dentro de uma sociedade exigente. Para tanto, buscamos bases teóricas que subsidiassem o tema em pauta, além de serem capazes de nortear a prática pedagógica do docente. Este trabalho monográfico se pauta numa abordagem qualitativa a qual se realizou atividades como: entrevistas, observação participante e aplicação questionários com professores e alunos da Escola municipal indígena “porto cruzeirinho, onde podemos ter uma visão da prática pedagógica do professor na sala de aula relacionada à leitura. Sabemos que a leitura possui imensa influencia na construção do senso crítico e o que vemos são crianças impossibilitadas a desenvolver atividades no que diz respeito à leitura. Procuramos utilizar uma metodologia coerente com a realidade do aluno e da escola no qual observamos. Os resultados obtidos demonstraram que nossas crianças precisam ser mais incentivadas ao hábito da leitura e que a prática docente precisa ser repensada todos os dias com a intenção de cada vez mais tornarmos nossos alunos bons leitores. Constatamos que formar um leitor crítico não depende exclusivamente de colocar o aluno para ler, mas sim para praticar constantemente a leitura de textos diversificados e extrair dos mesmos o seu significado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-23T13:18:37Z
2017-11-22
2017-11-23T13:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/734
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203843792011264