Tecnologias da geoinformação no suporte aos alunos recém-ingressos no curso de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Pedro Ricardo Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tavares, Caroline Lima, Tavares, Gislleidy Uchôa, Araújo, Luana Alves de, Evangelista, Ana Nery Amaro, Santos, Jader de Oliveira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45252
Resumo: Os ingressos no curso de geografia têm contato imediato com conteúdos que precisam de um nível de abstração elevado, que muitas vezes não foi estimulado nos outros níveis de ensino. Durante a disciplina de Cartografia, no primeiro semestre, e de oficina geográfica 1 e Cartografia Digital no segundo semestre, os alunos precisam administrar estes conteúdos que serão fundamentais em sua formação, seja no bacharelado, seja na licenciatura. Assim, este trabalho teve como objetivos: auxiliar os alunos ingressos na fixação dos conteúdos ministrados em sala de aula, na assimilação da aplicação prática dos conteúdos, reduzir a evasão dos ingressantes, auxiliar na integração dos alunos nas atividades desenvolvidas a nível departamental. Para o alcance destes objetivos, foram realizadas atividades quinzenais durante uma hora no Laboratório de Geoprocessamento (Labocart), onde foram utilizados os princípios do mapeamento colaborativo para estimular os alunos. Durante os encontros, os alunos puderam praticar e visualizar os componentes de um mapa on line nas plataformas google maps e openstreetmaps. Foi realizada uma oficina de GPS, para familiarização com o instrumento. A atividade de encerramento foi o mapeamento de parte do campus do Pici, das áreas ainda não registradas nas suas plataformas apresentadas. Na disciplina de Oficina Geográfica 1 foram realizadas atividades semelhantes, com o diferencial do foco voltado para o ensino da cartografia, já que esta turma é composta por licenciandos. Os alunos tiveram que preparar e apresentar uma aula para o ensino médio, utilizando das plataformas de mapeamento colaborativo. Houve participação de 42% da turma de cartografia nas atividades extraclasse, diferente de oficina, onde as atividades eram em horário de aula. A monitoria de projetos se faz necessária para o acompanhamento dos alunos, principalmente nos semestres iniciais, buscando uma formação básica sólida do profissional geógrafo, seja bacharel ou licenciado
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