O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Janice Caldas
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38194
Resumo: O planejamento é uma atividade essencialmente humana que prevê uma ação a ser realizada, resultando, em algumas atividades, num processo de reflexão e ação sobre a prática em curso. A escola necessita de um planejamento que organize a sua prática educativa e melhore seus resultados. Durante muito tempo, o planejamento escolar aconteceu de forma bastante autoritária. Os planos e programas eram pré-determinados por especialistas que atuavam longe das escolas, cabendo aos professores a tarefa de executá-los. Desta forma, não havia a participação da comunidade escolar nas decisões e na concepção dos planos. O planejamento escolar era entendido como uma atividade burocrática, de preenchimento de papéis, sendo realizado apenas para cumprir ordens. Em face a esta realidade, o planejamento estratégico do ensino é uma abordagem inovadora que busca rever a missão da escola através de um trabalho de participação envolvendo toda a comunidade escolar, valorizando seu saber, anseios e necessidades. Através dele todo o segmento escolar participa do planejamento, discutindo e analisando a situação da sociedade global e da escola, decidindo sobre a sua missão, objetivos e estratégias de ação, dividindo tarefas e responsabilidades. O Plano de Desenvolvimento da Escola e o Projeto Pedagógico Curricular são entendidos como instrumentos do Planejamento Estratégico do Ensino, pois são elaborados de acordo com os seus princípios. Entretanto, tais instrumentos só terão sentido se colocados em prática. A metodologia adotada para a elaboração deste estudo segue as diretrizes da pesquisa bibliográfica. O pensar estrategicamente não pode se esgotar na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola e do Projeto Pedagógico Curricular, ao contrário, deve fazer parte da cultura organizacional da escola, dinamizando a ação educativa.
id UFC-7_e539b5432dc3b873b9a9cef4f000b317
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38194
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O planejamento estratégico do ensino na instituição escolarPlanejamentoPráticas EducativasO planejamento é uma atividade essencialmente humana que prevê uma ação a ser realizada, resultando, em algumas atividades, num processo de reflexão e ação sobre a prática em curso. A escola necessita de um planejamento que organize a sua prática educativa e melhore seus resultados. Durante muito tempo, o planejamento escolar aconteceu de forma bastante autoritária. Os planos e programas eram pré-determinados por especialistas que atuavam longe das escolas, cabendo aos professores a tarefa de executá-los. Desta forma, não havia a participação da comunidade escolar nas decisões e na concepção dos planos. O planejamento escolar era entendido como uma atividade burocrática, de preenchimento de papéis, sendo realizado apenas para cumprir ordens. Em face a esta realidade, o planejamento estratégico do ensino é uma abordagem inovadora que busca rever a missão da escola através de um trabalho de participação envolvendo toda a comunidade escolar, valorizando seu saber, anseios e necessidades. Através dele todo o segmento escolar participa do planejamento, discutindo e analisando a situação da sociedade global e da escola, decidindo sobre a sua missão, objetivos e estratégias de ação, dividindo tarefas e responsabilidades. O Plano de Desenvolvimento da Escola e o Projeto Pedagógico Curricular são entendidos como instrumentos do Planejamento Estratégico do Ensino, pois são elaborados de acordo com os seus princípios. Entretanto, tais instrumentos só terão sentido se colocados em prática. A metodologia adotada para a elaboração deste estudo segue as diretrizes da pesquisa bibliográfica. O pensar estrategicamente não pode se esgotar na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola e do Projeto Pedagógico Curricular, ao contrário, deve fazer parte da cultura organizacional da escola, dinamizando a ação educativa.Veras, Neide Fernandes MonteiroAraújo, Janice Caldas2018-12-19T16:57:22Z2018-12-19T16:57:22Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAÚJO, Janice Caldas. O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar. 2006. 41.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38194porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-19T16:57:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38194Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-12-19T16:57:22Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar
title O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar
spellingShingle O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar
Araújo, Janice Caldas
Planejamento
Práticas Educativas
title_short O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar
title_full O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar
title_fullStr O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar
title_full_unstemmed O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar
title_sort O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar
author Araújo, Janice Caldas
author_facet Araújo, Janice Caldas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veras, Neide Fernandes Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Janice Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Práticas Educativas
topic Planejamento
Práticas Educativas
description O planejamento é uma atividade essencialmente humana que prevê uma ação a ser realizada, resultando, em algumas atividades, num processo de reflexão e ação sobre a prática em curso. A escola necessita de um planejamento que organize a sua prática educativa e melhore seus resultados. Durante muito tempo, o planejamento escolar aconteceu de forma bastante autoritária. Os planos e programas eram pré-determinados por especialistas que atuavam longe das escolas, cabendo aos professores a tarefa de executá-los. Desta forma, não havia a participação da comunidade escolar nas decisões e na concepção dos planos. O planejamento escolar era entendido como uma atividade burocrática, de preenchimento de papéis, sendo realizado apenas para cumprir ordens. Em face a esta realidade, o planejamento estratégico do ensino é uma abordagem inovadora que busca rever a missão da escola através de um trabalho de participação envolvendo toda a comunidade escolar, valorizando seu saber, anseios e necessidades. Através dele todo o segmento escolar participa do planejamento, discutindo e analisando a situação da sociedade global e da escola, decidindo sobre a sua missão, objetivos e estratégias de ação, dividindo tarefas e responsabilidades. O Plano de Desenvolvimento da Escola e o Projeto Pedagógico Curricular são entendidos como instrumentos do Planejamento Estratégico do Ensino, pois são elaborados de acordo com os seus princípios. Entretanto, tais instrumentos só terão sentido se colocados em prática. A metodologia adotada para a elaboração deste estudo segue as diretrizes da pesquisa bibliográfica. O pensar estrategicamente não pode se esgotar na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola e do Projeto Pedagógico Curricular, ao contrário, deve fazer parte da cultura organizacional da escola, dinamizando a ação educativa.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2018-12-19T16:57:22Z
2018-12-19T16:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Janice Caldas. O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar. 2006. 41.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38194
identifier_str_mv ARAÚJO, Janice Caldas. O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar. 2006. 41.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935809693876224