Um olhar sobre a inclusão: conceções e práticas numa instituição educativa de natureza privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isabel Maria Campos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1443
Resumo: Atualmente, a escola assume um papel fundamental no desenvolvimento e na formação dos alunos. Por isso, o papel do professor emerge neste contexto como alguém que promove uma educação em todas as suas dimensões (pedagógica, socio afetiva, cultural e pessoal). A organização educativa onde se realizou a investigação assenta na sua missão que a exploração das potencialidades de cada um promove o sucesso educativo com vista “à construção de um mundo melhor” (PE, 2009/2012). Por isso, a busca incessante de respostas pedagógicas para as características de cada aluno assume um papel de destaque no seio das estruturas de liderança e, por conseguinte, das equipas pedagógicas. Este estudo surge da necessidade de mudança no que toca às práticas educativas a fim de pressupor uma construção das aprendizagens mais efetiva e enriquecedora para os alunos com necessidades educativas especiais. Optou-se pelo pluralismo metodológico, que articula as dimensões quantitativa e qualitativa da investigação, com vista à compreensão no âmbito das conceções e práticas educativas dos educadores/professores na educação de uma criança com NEE numa instituição de educação e ensino privada. Este projeto sustenta-se num trabalho de investigação onde se aprofundam as perspetivas educativas daqueles que intervêm junto de crianças com NEE e no qual, ao mesmo tempo, se problematizam práticas docentes integradas no percurso de desenvolvimento destes discentes. Para além disso, procuramos compreender o impacto da formação no desenvolvimento da profissionalidade e no exercício da docência. Compreender, aprofundar, interpretar, problematizar e perspetivar as práticas constituem pontos chave que, de uma forma implícita, servem de fio condutor ao desenvolvimento da investigação realizada.ABSTRACT Nowadays, the school plays an important role in the development and training of students. Therefore, the teacher`s role emerges in this context as someone who promotes education in all its dimensions (pedagogical, social-affective, cultural and personal). The educational organization where this research was carried out, is based on a mission that stands up for seeking everyone`s potential, in order to promote an effective educational success, so as to, “build a better world” (EP, 2009/2012). So, the constant search for educational answers that can fit the characteristics of each student, assumes a prominent role within the leadership structures and consequently in the teaching teams. This study arises from the need for a change when it comes to educational practices, for the purpose of developing a more effective and enriching learning environment for students with special educational needs. We have chosen the methodological pluralism, combining the quantitative and qualitative dimensions of this research, with a view to understanding the context of educational conceptions and practices of educators / teachers in the education of a child with special educational needs in a private education institution. This project results from a research which deepens the educational perspectives of those involved with children with special educational needs and, at the same time, problematizes integrated teaching practices in the development of these students. Furthermore, we seek to understand the impact of training in the professional development of teachers. Understand, deepen, interpret, question and put in perspective the practices are, in fact, the key points that implicitly serve as a guideline for the development of this investigation.
id RCAP_cce1398c3a73f063b32b4c34e87b267f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre a inclusão: conceções e práticas numa instituição educativa de natureza privadaEducação especialPrática educativaNecessidades educativasFormaçãoAtualmente, a escola assume um papel fundamental no desenvolvimento e na formação dos alunos. Por isso, o papel do professor emerge neste contexto como alguém que promove uma educação em todas as suas dimensões (pedagógica, socio afetiva, cultural e pessoal). A organização educativa onde se realizou a investigação assenta na sua missão que a exploração das potencialidades de cada um promove o sucesso educativo com vista “à construção de um mundo melhor” (PE, 2009/2012). Por isso, a busca incessante de respostas pedagógicas para as características de cada aluno assume um papel de destaque no seio das estruturas de liderança e, por conseguinte, das equipas pedagógicas. Este estudo surge da necessidade de mudança no que toca às práticas educativas a fim de pressupor uma construção das aprendizagens mais efetiva e enriquecedora para os alunos com necessidades educativas especiais. Optou-se pelo pluralismo metodológico, que articula as dimensões quantitativa e qualitativa da investigação, com vista à compreensão no âmbito das conceções e práticas educativas dos educadores/professores na educação de uma criança com NEE numa instituição de educação e ensino privada. Este projeto sustenta-se num trabalho de investigação onde se aprofundam as perspetivas educativas daqueles que intervêm junto de crianças com NEE e no qual, ao mesmo tempo, se problematizam práticas docentes integradas no percurso de desenvolvimento destes discentes. Para além disso, procuramos compreender o impacto da formação no desenvolvimento da profissionalidade e no exercício da docência. Compreender, aprofundar, interpretar, problematizar e perspetivar as práticas constituem pontos chave que, de uma forma implícita, servem de fio condutor ao desenvolvimento da investigação realizada.ABSTRACT Nowadays, the school plays an important role in the development and training of students. Therefore, the teacher`s role emerges in this context as someone who promotes education in all its dimensions (pedagogical, social-affective, cultural and personal). The educational organization where this research was carried out, is based on a mission that stands up for seeking everyone`s potential, in order to promote an effective educational success, so as to, “build a better world” (EP, 2009/2012). So, the constant search for educational answers that can fit the characteristics of each student, assumes a prominent role within the leadership structures and consequently in the teaching teams. This study arises from the need for a change when it comes to educational practices, for the purpose of developing a more effective and enriching learning environment for students with special educational needs. We have chosen the methodological pluralism, combining the quantitative and qualitative dimensions of this research, with a view to understanding the context of educational conceptions and practices of educators / teachers in the education of a child with special educational needs in a private education institution. This project results from a research which deepens the educational perspectives of those involved with children with special educational needs and, at the same time, problematizes integrated teaching practices in the development of these students. Furthermore, we seek to understand the impact of training in the professional development of teachers. Understand, deepen, interpret, question and put in perspective the practices are, in fact, the key points that implicitly serve as a guideline for the development of this investigation.2014-07-04T10:00:39Z2014-07-01T00:00:00Z2014-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1443TID:201349825porPereira, Isabel Maria Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:49Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:52.650264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a inclusão: conceções e práticas numa instituição educativa de natureza privada
title Um olhar sobre a inclusão: conceções e práticas numa instituição educativa de natureza privada
spellingShingle Um olhar sobre a inclusão: conceções e práticas numa instituição educativa de natureza privada
Pereira, Isabel Maria Campos
Educação especial
Prática educativa
Necessidades educativas
Formação
title_short Um olhar sobre a inclusão: conceções e práticas numa instituição educativa de natureza privada
title_full Um olhar sobre a inclusão: conceções e práticas numa instituição educativa de natureza privada
title_fullStr Um olhar sobre a inclusão: conceções e práticas numa instituição educativa de natureza privada
title_full_unstemmed Um olhar sobre a inclusão: conceções e práticas numa instituição educativa de natureza privada
title_sort Um olhar sobre a inclusão: conceções e práticas numa instituição educativa de natureza privada
author Pereira, Isabel Maria Campos
author_facet Pereira, Isabel Maria Campos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Isabel Maria Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Prática educativa
Necessidades educativas
Formação
topic Educação especial
Prática educativa
Necessidades educativas
Formação
description Atualmente, a escola assume um papel fundamental no desenvolvimento e na formação dos alunos. Por isso, o papel do professor emerge neste contexto como alguém que promove uma educação em todas as suas dimensões (pedagógica, socio afetiva, cultural e pessoal). A organização educativa onde se realizou a investigação assenta na sua missão que a exploração das potencialidades de cada um promove o sucesso educativo com vista “à construção de um mundo melhor” (PE, 2009/2012). Por isso, a busca incessante de respostas pedagógicas para as características de cada aluno assume um papel de destaque no seio das estruturas de liderança e, por conseguinte, das equipas pedagógicas. Este estudo surge da necessidade de mudança no que toca às práticas educativas a fim de pressupor uma construção das aprendizagens mais efetiva e enriquecedora para os alunos com necessidades educativas especiais. Optou-se pelo pluralismo metodológico, que articula as dimensões quantitativa e qualitativa da investigação, com vista à compreensão no âmbito das conceções e práticas educativas dos educadores/professores na educação de uma criança com NEE numa instituição de educação e ensino privada. Este projeto sustenta-se num trabalho de investigação onde se aprofundam as perspetivas educativas daqueles que intervêm junto de crianças com NEE e no qual, ao mesmo tempo, se problematizam práticas docentes integradas no percurso de desenvolvimento destes discentes. Para além disso, procuramos compreender o impacto da formação no desenvolvimento da profissionalidade e no exercício da docência. Compreender, aprofundar, interpretar, problematizar e perspetivar as práticas constituem pontos chave que, de uma forma implícita, servem de fio condutor ao desenvolvimento da investigação realizada.ABSTRACT Nowadays, the school plays an important role in the development and training of students. Therefore, the teacher`s role emerges in this context as someone who promotes education in all its dimensions (pedagogical, social-affective, cultural and personal). The educational organization where this research was carried out, is based on a mission that stands up for seeking everyone`s potential, in order to promote an effective educational success, so as to, “build a better world” (EP, 2009/2012). So, the constant search for educational answers that can fit the characteristics of each student, assumes a prominent role within the leadership structures and consequently in the teaching teams. This study arises from the need for a change when it comes to educational practices, for the purpose of developing a more effective and enriching learning environment for students with special educational needs. We have chosen the methodological pluralism, combining the quantitative and qualitative dimensions of this research, with a view to understanding the context of educational conceptions and practices of educators / teachers in the education of a child with special educational needs in a private education institution. This project results from a research which deepens the educational perspectives of those involved with children with special educational needs and, at the same time, problematizes integrated teaching practices in the development of these students. Furthermore, we seek to understand the impact of training in the professional development of teachers. Understand, deepen, interpret, question and put in perspective the practices are, in fact, the key points that implicitly serve as a guideline for the development of this investigation.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-04T10:00:39Z
2014-07-01T00:00:00Z
2014-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1443
TID:201349825
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1443
identifier_str_mv TID:201349825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623024754688