Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Linhares, Elizângela Guilherme
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19862
Resumo: O ensino de línguas está cultural, social e historicamente situado. É uma ação no mundo e, portanto, articula-se com os valores e com as ideologias da sociedade, bem como com os sujeitos que a integram. Em conformidade com essa premissa, a aprendizagem não ocorre no vazio, já que “quem começa a aprender uma língua, adquire-a e a pratica em um contexto biológico, biográfico e histórico” (MARTINEZ, 2008, p. 15). Sendo assim, quer seja de acordo com uma postura que concebe a evolução da criança à medida que explora individualmente seu entorno, quer seja segundo visão que sustenta que a aprendizagem resulta de interações sociais, o processo de aprendizagem sempre se concretiza em um entorno determinado. Em outras palavras, a aprendizagem se dá em uma variedade de contextos que frequentemente podem sobrepor-se, sendo alguns mais propícios do que outros para o processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e social (BURDEN E WILLIAMS, 2008, p. 195)...
id UFC-7_e65bae7fd0b205ddd10c8e45cc7934ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19862
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanholEnsino-aprendizagemSala de aulaEnsino de línguasO ensino de línguas está cultural, social e historicamente situado. É uma ação no mundo e, portanto, articula-se com os valores e com as ideologias da sociedade, bem como com os sujeitos que a integram. Em conformidade com essa premissa, a aprendizagem não ocorre no vazio, já que “quem começa a aprender uma língua, adquire-a e a pratica em um contexto biológico, biográfico e histórico” (MARTINEZ, 2008, p. 15). Sendo assim, quer seja de acordo com uma postura que concebe a evolução da criança à medida que explora individualmente seu entorno, quer seja segundo visão que sustenta que a aprendizagem resulta de interações sociais, o processo de aprendizagem sempre se concretiza em um entorno determinado. Em outras palavras, a aprendizagem se dá em uma variedade de contextos que frequentemente podem sobrepor-se, sendo alguns mais propícios do que outros para o processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e social (BURDEN E WILLIAMS, 2008, p. 195)...EDUCAT2016-09-28T23:50:21Z2016-09-28T23:50:21Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis; LINHARES, Elizângela Guilherme. Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol. In: LEFFA, Vilson José; IRALA,Valesca Brasil. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula. Pelotas: EDUCAT, 2014, p. 49-78.978- 85-7590http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19862Baptista, Lívia Márcia Tiba RádisLinhares, Elizângela Guilhermeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-08T18:59:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19862Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:23.868720Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol
title Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol
spellingShingle Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Ensino-aprendizagem
Sala de aula
Ensino de línguas
title_short Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol
title_full Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol
title_fullStr Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol
title_full_unstemmed Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol
title_sort Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol
author Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
author_facet Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Linhares, Elizângela Guilherme
author_role author
author2 Linhares, Elizângela Guilherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Linhares, Elizângela Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Sala de aula
Ensino de línguas
topic Ensino-aprendizagem
Sala de aula
Ensino de línguas
description O ensino de línguas está cultural, social e historicamente situado. É uma ação no mundo e, portanto, articula-se com os valores e com as ideologias da sociedade, bem como com os sujeitos que a integram. Em conformidade com essa premissa, a aprendizagem não ocorre no vazio, já que “quem começa a aprender uma língua, adquire-a e a pratica em um contexto biológico, biográfico e histórico” (MARTINEZ, 2008, p. 15). Sendo assim, quer seja de acordo com uma postura que concebe a evolução da criança à medida que explora individualmente seu entorno, quer seja segundo visão que sustenta que a aprendizagem resulta de interações sociais, o processo de aprendizagem sempre se concretiza em um entorno determinado. Em outras palavras, a aprendizagem se dá em uma variedade de contextos que frequentemente podem sobrepor-se, sendo alguns mais propícios do que outros para o processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e social (BURDEN E WILLIAMS, 2008, p. 195)...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-09-28T23:50:21Z
2016-09-28T23:50:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis; LINHARES, Elizângela Guilherme. Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol. In: LEFFA, Vilson José; IRALA,Valesca Brasil. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula. Pelotas: EDUCAT, 2014, p. 49-78.
978- 85-7590
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19862
identifier_str_mv BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis; LINHARES, Elizângela Guilherme. Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol. In: LEFFA, Vilson José; IRALA,Valesca Brasil. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula. Pelotas: EDUCAT, 2014, p. 49-78.
978- 85-7590
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUCAT
publisher.none.fl_str_mv EDUCAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028739748986880