Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19862 |
Resumo: | O ensino de línguas está cultural, social e historicamente situado. É uma ação no mundo e, portanto, articula-se com os valores e com as ideologias da sociedade, bem como com os sujeitos que a integram. Em conformidade com essa premissa, a aprendizagem não ocorre no vazio, já que “quem começa a aprender uma língua, adquire-a e a pratica em um contexto biológico, biográfico e histórico” (MARTINEZ, 2008, p. 15). Sendo assim, quer seja de acordo com uma postura que concebe a evolução da criança à medida que explora individualmente seu entorno, quer seja segundo visão que sustenta que a aprendizagem resulta de interações sociais, o processo de aprendizagem sempre se concretiza em um entorno determinado. Em outras palavras, a aprendizagem se dá em uma variedade de contextos que frequentemente podem sobrepor-se, sendo alguns mais propícios do que outros para o processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e social (BURDEN E WILLIAMS, 2008, p. 195)... |
id |
UFC-7_e65bae7fd0b205ddd10c8e45cc7934ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/19862 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanholEnsino-aprendizagemSala de aulaEnsino de línguasO ensino de línguas está cultural, social e historicamente situado. É uma ação no mundo e, portanto, articula-se com os valores e com as ideologias da sociedade, bem como com os sujeitos que a integram. Em conformidade com essa premissa, a aprendizagem não ocorre no vazio, já que “quem começa a aprender uma língua, adquire-a e a pratica em um contexto biológico, biográfico e histórico” (MARTINEZ, 2008, p. 15). Sendo assim, quer seja de acordo com uma postura que concebe a evolução da criança à medida que explora individualmente seu entorno, quer seja segundo visão que sustenta que a aprendizagem resulta de interações sociais, o processo de aprendizagem sempre se concretiza em um entorno determinado. Em outras palavras, a aprendizagem se dá em uma variedade de contextos que frequentemente podem sobrepor-se, sendo alguns mais propícios do que outros para o processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e social (BURDEN E WILLIAMS, 2008, p. 195)...EDUCAT2016-09-28T23:50:21Z2016-09-28T23:50:21Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis; LINHARES, Elizângela Guilherme. Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol. In: LEFFA, Vilson José; IRALA,Valesca Brasil. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula. Pelotas: EDUCAT, 2014, p. 49-78.978- 85-7590http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19862Baptista, Lívia Márcia Tiba RádisLinhares, Elizângela Guilhermeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-08T18:59:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19862Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:23.868720Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol |
title |
Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol |
spellingShingle |
Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis Ensino-aprendizagem Sala de aula Ensino de línguas |
title_short |
Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol |
title_full |
Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol |
title_fullStr |
Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol |
title_full_unstemmed |
Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol |
title_sort |
Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol |
author |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis |
author_facet |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis Linhares, Elizângela Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Linhares, Elizângela Guilherme |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis Linhares, Elizângela Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Sala de aula Ensino de línguas |
topic |
Ensino-aprendizagem Sala de aula Ensino de línguas |
description |
O ensino de línguas está cultural, social e historicamente situado. É uma ação no mundo e, portanto, articula-se com os valores e com as ideologias da sociedade, bem como com os sujeitos que a integram. Em conformidade com essa premissa, a aprendizagem não ocorre no vazio, já que “quem começa a aprender uma língua, adquire-a e a pratica em um contexto biológico, biográfico e histórico” (MARTINEZ, 2008, p. 15). Sendo assim, quer seja de acordo com uma postura que concebe a evolução da criança à medida que explora individualmente seu entorno, quer seja segundo visão que sustenta que a aprendizagem resulta de interações sociais, o processo de aprendizagem sempre se concretiza em um entorno determinado. Em outras palavras, a aprendizagem se dá em uma variedade de contextos que frequentemente podem sobrepor-se, sendo alguns mais propícios do que outros para o processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo, moral e social (BURDEN E WILLIAMS, 2008, p. 195)... |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-09-28T23:50:21Z 2016-09-28T23:50:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis; LINHARES, Elizângela Guilherme. Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol. In: LEFFA, Vilson José; IRALA,Valesca Brasil. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula. Pelotas: EDUCAT, 2014, p. 49-78. 978- 85-7590 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19862 |
identifier_str_mv |
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Radis; LINHARES, Elizângela Guilherme. Cenas de ensino e aprendizagem na sala de aula de espanhol. In: LEFFA, Vilson José; IRALA,Valesca Brasil. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula. Pelotas: EDUCAT, 2014, p. 49-78. 978- 85-7590 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUCAT |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUCAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028739748986880 |