O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,José Luis Vieira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Grubisich,Teresa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100005
Resumo: Neste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende-se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.
id RCAP_bf232478aaea4770a1e98d8dcd2825d1
oai_identifier_str oai:scielo:S1645-72502011000100005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialéticaensinoaprendizagemdialéticamediaçãosala de aulaNeste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende-se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100005Revista Lusófona de Educação n.17 2011reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100005Almeida,José Luis Vieira deGrubisich,Teresa Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:18:12Zoai:scielo:S1645-72502011000100005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:26:27.753640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
title O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
spellingShingle O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
Almeida,José Luis Vieira de
ensino
aprendizagem
dialética
mediação
sala de aula
title_short O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
title_full O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
title_fullStr O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
title_full_unstemmed O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
title_sort O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética
author Almeida,José Luis Vieira de
author_facet Almeida,José Luis Vieira de
Grubisich,Teresa Maria
author_role author
author2 Grubisich,Teresa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,José Luis Vieira de
Grubisich,Teresa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
aprendizagem
dialética
mediação
sala de aula
topic ensino
aprendizagem
dialética
mediação
sala de aula
description Neste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende-se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100005
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv Revista Lusófona de Educação n.17 2011
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137339467890688