Profissionalidade docente na educação infantil: reflexões a partir da LDBEN de 1996

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Ana Carine dos Santos de Sousa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Furtado, Ana Paula Azevedo, Silva, Márcia Vanessa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45127
Resumo: Este artigo aponta algumas reflexões acerca das concepções sobre crianças, infâncias, Educação Infantil e a profissionalidade docente nesse contexto, a partir do que expressa a Lei Nº 9.394/96. No Brasil, essa lei foi essencial para a garantia de políticas educacionais para as crianças entre zero e cinco anos de idade. O tema da profissionalidade docente vem ganhando ênfase nos estudos acadêmicos, principalmente no cenário internacional, que apontam características peculiares em relação ao trabalho dos professores que atuam com crianças, especialmente as da primeira infância (0 a 3 anos). Nesse sentido, esse estudo, de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfico, tece diálogos com os documentos brasileiros anteriores a LDBEN e outros que surgiram após essa lei e que se relacionam a construção dos papéis e práticas que devem ser realizados por esses profissionais. Além disso, são realizadas discussões a respeito da construção de uma profissionalidade específica para os professores que atuam na educação de crianças, respaldando-se nos trabalhos de Bondioli e Mantovani (1998), Cruz (2011), Kishimoto (2011), Malaguzzi (1999), Pinazza (2013), Oliveira-Formosinho (2011; 2013) entre outros. Como resultados percebeu-se a importância da LDBEN para a formação inicial e continuada desse profissional, visto que estabeleceu em seus artigos formação mínima a esse docente. Além disso, destaca-se a necessidade de se discutir com maior intensidade, no contexto brasileiro, o tema da profissionalidade docente nessa etapa da educação básica, a fim de garantir um trabalho de qualidade com as crianças e a construção de uma identidade positiva desse professor da infância.
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