A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Estéfane Brito
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: da Silva, Altina Abadia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66412
Resumo: Esse Relatório Final refere-se à execução do plano de trabalho do projeto de Iniciação Científica intitulado “ A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissinalidade docente”, cujos objetivos foram compreender a profissionalidade docente das professoras de Educação Infantil, apresentar e contextualizar o conceito de profissionalidade docente, investigar os elementos estruturantes da profissionalidade docente na perspectiva da Educação Infantil, além de poder verificar por meio de produções acadêmicas na área, como a formação inicial (cursos de licenciatura – Pedagogia) contribui para a formação do professor na perspectiva da profissionalidade docente. Ao todo, 12 professoras de educação infantil participaram deste projeto, sendo elas integrantes de 10 CMEIs diferentes. Utilizamos a entrevista semiestruturada com o intuito de buscarmos informações sobre a concepção e a percepção que estas professoras de educação infantil possuíam sobre a sua profissionalidade docente. Durante o primeiro semestre do projeto (agosto a dezembro de 2022), foi realizado a organização do levantamento bibliográfico com temática reguladora que mediasse as discussões relacionando-as com a profissionalidade docente das professoras participantes da pesquisa. No segundo semestre do projeto (janeiro a julho de 2023), foi desenvolvido as entrevistas com as professoras participantes da pesquisa, assim como os encontros formativos realizados na universidade federal de catalão, a fim de discutir os textos selecionados e os resultados das entrevistas. Com o término desta pesquisa, percebemos a necessidade perante as professoras de reconhecer como a etapa da educação infantil é imprescindível e como a sua profissionalidade docente interfere na ação dentro da sala de aula.
id VERACRUZ-0_57ff38b68d4dfaf5e93ab4a5b0f30632
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66412
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docenteprofissionalidade docenteformação de professoreseducação infantilEsse Relatório Final refere-se à execução do plano de trabalho do projeto de Iniciação Científica intitulado “ A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissinalidade docente”, cujos objetivos foram compreender a profissionalidade docente das professoras de Educação Infantil, apresentar e contextualizar o conceito de profissionalidade docente, investigar os elementos estruturantes da profissionalidade docente na perspectiva da Educação Infantil, além de poder verificar por meio de produções acadêmicas na área, como a formação inicial (cursos de licenciatura – Pedagogia) contribui para a formação do professor na perspectiva da profissionalidade docente. Ao todo, 12 professoras de educação infantil participaram deste projeto, sendo elas integrantes de 10 CMEIs diferentes. Utilizamos a entrevista semiestruturada com o intuito de buscarmos informações sobre a concepção e a percepção que estas professoras de educação infantil possuíam sobre a sua profissionalidade docente. Durante o primeiro semestre do projeto (agosto a dezembro de 2022), foi realizado a organização do levantamento bibliográfico com temática reguladora que mediasse as discussões relacionando-as com a profissionalidade docente das professoras participantes da pesquisa. No segundo semestre do projeto (janeiro a julho de 2023), foi desenvolvido as entrevistas com as professoras participantes da pesquisa, assim como os encontros formativos realizados na universidade federal de catalão, a fim de discutir os textos selecionados e os resultados das entrevistas. Com o término desta pesquisa, percebemos a necessidade perante as professoras de reconhecer como a etapa da educação infantil é imprescindível e como a sua profissionalidade docente interfere na ação dentro da sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6641210.34117/bjdv10n1-094Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 1467-1482Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 1467-1482Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 1467-14822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66412/47379da Silva, Estéfane Britoda Silva, Altina Abadiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-02T13:18:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66412Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:53.765657Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente
title A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente
spellingShingle A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente
da Silva, Estéfane Brito
profissionalidade docente
formação de professores
educação infantil
title_short A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente
title_full A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente
title_fullStr A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente
title_full_unstemmed A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente
title_sort A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente
author da Silva, Estéfane Brito
author_facet da Silva, Estéfane Brito
da Silva, Altina Abadia
author_role author
author2 da Silva, Altina Abadia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Estéfane Brito
da Silva, Altina Abadia
dc.subject.por.fl_str_mv profissionalidade docente
formação de professores
educação infantil
topic profissionalidade docente
formação de professores
educação infantil
description Esse Relatório Final refere-se à execução do plano de trabalho do projeto de Iniciação Científica intitulado “ A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissinalidade docente”, cujos objetivos foram compreender a profissionalidade docente das professoras de Educação Infantil, apresentar e contextualizar o conceito de profissionalidade docente, investigar os elementos estruturantes da profissionalidade docente na perspectiva da Educação Infantil, além de poder verificar por meio de produções acadêmicas na área, como a formação inicial (cursos de licenciatura – Pedagogia) contribui para a formação do professor na perspectiva da profissionalidade docente. Ao todo, 12 professoras de educação infantil participaram deste projeto, sendo elas integrantes de 10 CMEIs diferentes. Utilizamos a entrevista semiestruturada com o intuito de buscarmos informações sobre a concepção e a percepção que estas professoras de educação infantil possuíam sobre a sua profissionalidade docente. Durante o primeiro semestre do projeto (agosto a dezembro de 2022), foi realizado a organização do levantamento bibliográfico com temática reguladora que mediasse as discussões relacionando-as com a profissionalidade docente das professoras participantes da pesquisa. No segundo semestre do projeto (janeiro a julho de 2023), foi desenvolvido as entrevistas com as professoras participantes da pesquisa, assim como os encontros formativos realizados na universidade federal de catalão, a fim de discutir os textos selecionados e os resultados das entrevistas. Com o término desta pesquisa, percebemos a necessidade perante as professoras de reconhecer como a etapa da educação infantil é imprescindível e como a sua profissionalidade docente interfere na ação dentro da sala de aula.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66412
10.34117/bjdv10n1-094
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66412
identifier_str_mv 10.34117/bjdv10n1-094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66412/47379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 1467-1482
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 1467-1482
Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 1467-1482
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645641591554048