A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66412 |
Resumo: | Esse Relatório Final refere-se à execução do plano de trabalho do projeto de Iniciação Científica intitulado “ A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissinalidade docente”, cujos objetivos foram compreender a profissionalidade docente das professoras de Educação Infantil, apresentar e contextualizar o conceito de profissionalidade docente, investigar os elementos estruturantes da profissionalidade docente na perspectiva da Educação Infantil, além de poder verificar por meio de produções acadêmicas na área, como a formação inicial (cursos de licenciatura – Pedagogia) contribui para a formação do professor na perspectiva da profissionalidade docente. Ao todo, 12 professoras de educação infantil participaram deste projeto, sendo elas integrantes de 10 CMEIs diferentes. Utilizamos a entrevista semiestruturada com o intuito de buscarmos informações sobre a concepção e a percepção que estas professoras de educação infantil possuíam sobre a sua profissionalidade docente. Durante o primeiro semestre do projeto (agosto a dezembro de 2022), foi realizado a organização do levantamento bibliográfico com temática reguladora que mediasse as discussões relacionando-as com a profissionalidade docente das professoras participantes da pesquisa. No segundo semestre do projeto (janeiro a julho de 2023), foi desenvolvido as entrevistas com as professoras participantes da pesquisa, assim como os encontros formativos realizados na universidade federal de catalão, a fim de discutir os textos selecionados e os resultados das entrevistas. Com o término desta pesquisa, percebemos a necessidade perante as professoras de reconhecer como a etapa da educação infantil é imprescindível e como a sua profissionalidade docente interfere na ação dentro da sala de aula. |
id |
VERACRUZ-0_57ff38b68d4dfaf5e93ab4a5b0f30632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66412 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docenteprofissionalidade docenteformação de professoreseducação infantilEsse Relatório Final refere-se à execução do plano de trabalho do projeto de Iniciação Científica intitulado “ A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissinalidade docente”, cujos objetivos foram compreender a profissionalidade docente das professoras de Educação Infantil, apresentar e contextualizar o conceito de profissionalidade docente, investigar os elementos estruturantes da profissionalidade docente na perspectiva da Educação Infantil, além de poder verificar por meio de produções acadêmicas na área, como a formação inicial (cursos de licenciatura – Pedagogia) contribui para a formação do professor na perspectiva da profissionalidade docente. Ao todo, 12 professoras de educação infantil participaram deste projeto, sendo elas integrantes de 10 CMEIs diferentes. Utilizamos a entrevista semiestruturada com o intuito de buscarmos informações sobre a concepção e a percepção que estas professoras de educação infantil possuíam sobre a sua profissionalidade docente. Durante o primeiro semestre do projeto (agosto a dezembro de 2022), foi realizado a organização do levantamento bibliográfico com temática reguladora que mediasse as discussões relacionando-as com a profissionalidade docente das professoras participantes da pesquisa. No segundo semestre do projeto (janeiro a julho de 2023), foi desenvolvido as entrevistas com as professoras participantes da pesquisa, assim como os encontros formativos realizados na universidade federal de catalão, a fim de discutir os textos selecionados e os resultados das entrevistas. Com o término desta pesquisa, percebemos a necessidade perante as professoras de reconhecer como a etapa da educação infantil é imprescindível e como a sua profissionalidade docente interfere na ação dentro da sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6641210.34117/bjdv10n1-094Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 1467-1482Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 1467-1482Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 1467-14822525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66412/47379da Silva, Estéfane Britoda Silva, Altina Abadiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-02T13:18:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66412Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:53.765657Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente |
title |
A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente |
spellingShingle |
A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente da Silva, Estéfane Brito profissionalidade docente formação de professores educação infantil |
title_short |
A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente |
title_full |
A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente |
title_fullStr |
A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente |
title_full_unstemmed |
A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente |
title_sort |
A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissionalidade docente |
author |
da Silva, Estéfane Brito |
author_facet |
da Silva, Estéfane Brito da Silva, Altina Abadia |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Altina Abadia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Estéfane Brito da Silva, Altina Abadia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
profissionalidade docente formação de professores educação infantil |
topic |
profissionalidade docente formação de professores educação infantil |
description |
Esse Relatório Final refere-se à execução do plano de trabalho do projeto de Iniciação Científica intitulado “ A constituição da identidade da professora de educação infantil: a profissinalidade docente”, cujos objetivos foram compreender a profissionalidade docente das professoras de Educação Infantil, apresentar e contextualizar o conceito de profissionalidade docente, investigar os elementos estruturantes da profissionalidade docente na perspectiva da Educação Infantil, além de poder verificar por meio de produções acadêmicas na área, como a formação inicial (cursos de licenciatura – Pedagogia) contribui para a formação do professor na perspectiva da profissionalidade docente. Ao todo, 12 professoras de educação infantil participaram deste projeto, sendo elas integrantes de 10 CMEIs diferentes. Utilizamos a entrevista semiestruturada com o intuito de buscarmos informações sobre a concepção e a percepção que estas professoras de educação infantil possuíam sobre a sua profissionalidade docente. Durante o primeiro semestre do projeto (agosto a dezembro de 2022), foi realizado a organização do levantamento bibliográfico com temática reguladora que mediasse as discussões relacionando-as com a profissionalidade docente das professoras participantes da pesquisa. No segundo semestre do projeto (janeiro a julho de 2023), foi desenvolvido as entrevistas com as professoras participantes da pesquisa, assim como os encontros formativos realizados na universidade federal de catalão, a fim de discutir os textos selecionados e os resultados das entrevistas. Com o término desta pesquisa, percebemos a necessidade perante as professoras de reconhecer como a etapa da educação infantil é imprescindível e como a sua profissionalidade docente interfere na ação dentro da sala de aula. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66412 10.34117/bjdv10n1-094 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66412 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv10n1-094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66412/47379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 1467-1482 Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 1467-1482 Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 1467-1482 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645641591554048 |