Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19658 |
Resumo: | ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; COAN, Márluce. Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático. Revista Trama, Paraná, v. 9, n. 18, p. 13-35, jul./dez. 2013. |
id |
UFC-7_e7721503ad50d911c17704baf6e27b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/19658 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didáticoModalidadeModoEnsinoARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; COAN, Márluce. Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático. Revista Trama, Paraná, v. 9, n. 18, p. 13-35, jul./dez. 2013.In this paper, we deal with Modality category, from the complex Time, Aspect and Modality. We focus Mood and Modality, followed by examples in natural languages, and Modality types. At the end, based on a collection used in teaching elementary school, we show results obtained from analysis of the Modality category expressed by verbs. The issues discussed relate to the difference between Mood and Modality, the correlation of the Moods to use context, the effects of meaning and the correlation between form and function.Neste artigo, tratamos, inicialmente, da categoria Modalidade, a partir da correlação com o Complexo Tempo, Aspecto e Modalidade. Na sequência, referimo-nos aos conceitos de Modo e Modalidade, seguidos de exemplos nas línguas naturais, bem como listamos tipologias de Modalidade. Ao final, com base em uma coleção didática utilizada no Ensino Fundamental, apresentamos resultados obtidos na análise da categoria Modalidade expressa por verbos. As questões analisadas referem-se à diferença entre Modo e Modalidade, à correlação dos Modos ao contexto de uso, aos efeitos de sentido e à correlação forma-função.Revista Trama2016-09-21T16:14:17Z2016-09-21T16:14:17Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAraújo, A. M. C. S.; Coan, M. (2013)1981-4674 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19658Araújo, Alexandra Maria de Castro e SantosCoan, Márluceinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:28:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19658Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:18.266353Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático |
title |
Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático |
spellingShingle |
Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos Modalidade Modo Ensino |
title_short |
Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático |
title_full |
Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático |
title_fullStr |
Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático |
title_full_unstemmed |
Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático |
title_sort |
Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático |
author |
Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos |
author_facet |
Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos Coan, Márluce |
author_role |
author |
author2 |
Coan, Márluce |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos Coan, Márluce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modalidade Modo Ensino |
topic |
Modalidade Modo Ensino |
description |
ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; COAN, Márluce. Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático. Revista Trama, Paraná, v. 9, n. 18, p. 13-35, jul./dez. 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-09-21T16:14:17Z 2016-09-21T16:14:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Araújo, A. M. C. S.; Coan, M. (2013) 1981-4674 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19658 |
identifier_str_mv |
Araújo, A. M. C. S.; Coan, M. (2013) 1981-4674 (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Trama |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Trama |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028782499430400 |