Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Coan, Márluce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19658
Resumo: ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; COAN, Márluce. Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático. Revista Trama, Paraná, v. 9, n. 18, p. 13-35, jul./dez. 2013.
id UFC-7_e7721503ad50d911c17704baf6e27b65
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19658
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didáticoModalidadeModoEnsinoARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; COAN, Márluce. Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático. Revista Trama, Paraná, v. 9, n. 18, p. 13-35, jul./dez. 2013.In this paper, we deal with Modality category, from the complex Time, Aspect and Modality. We focus Mood and Modality, followed by examples in natural languages, and Modality types. At the end, based on a collection used in teaching elementary school, we show results obtained from analysis of the Modality category expressed by verbs. The issues discussed relate to the difference between Mood and Modality, the correlation of the Moods to use context, the effects of meaning and the correlation between form and function.Neste artigo, tratamos, inicialmente, da categoria Modalidade, a partir da correlação com o Complexo Tempo, Aspecto e Modalidade. Na sequência, referimo-nos aos conceitos de Modo e Modalidade, seguidos de exemplos nas línguas naturais, bem como listamos tipologias de Modalidade. Ao final, com base em uma coleção didática utilizada no Ensino Fundamental, apresentamos resultados obtidos na análise da categoria Modalidade expressa por verbos. As questões analisadas referem-se à diferença entre Modo e Modalidade, à correlação dos Modos ao contexto de uso, aos efeitos de sentido e à correlação forma-função.Revista Trama2016-09-21T16:14:17Z2016-09-21T16:14:17Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAraújo, A. M. C. S.; Coan, M. (2013)1981-4674 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19658Araújo, Alexandra Maria de Castro e SantosCoan, Márluceinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:28:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19658Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:23:18.266353Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático
title Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático
spellingShingle Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático
Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
Modalidade
Modo
Ensino
title_short Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático
title_full Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático
title_fullStr Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático
title_full_unstemmed Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático
title_sort Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático
author Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
author_facet Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
Coan, Márluce
author_role author
author2 Coan, Márluce
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
Coan, Márluce
dc.subject.por.fl_str_mv Modalidade
Modo
Ensino
topic Modalidade
Modo
Ensino
description ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos; COAN, Márluce. Categoria modalidade: considerações tipológicas e análise de material didático. Revista Trama, Paraná, v. 9, n. 18, p. 13-35, jul./dez. 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-09-21T16:14:17Z
2016-09-21T16:14:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Araújo, A. M. C. S.; Coan, M. (2013)
1981-4674 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19658
identifier_str_mv Araújo, A. M. C. S.; Coan, M. (2013)
1981-4674 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Trama
publisher.none.fl_str_mv Revista Trama
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028782499430400