A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5646 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_adf3b8c68cfb8f111bf3111a7b289608 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4057 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua FrancesaLa catÃgorie Modalità en Livres Didactiques de Langue Portugaise et de Langue FranÃaise2011-02-24MÃrluce Coan81091052972Rosemeire Selma Monteiro93020473934Angela Cristina Di Palma Back11179581830http://lattes.cnpq.br/2726654686177706 61390089304http://lattes.cnpq.br/8963807719936578Alexandra Maria de Castro e Santos AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRLa Modalità Le Manuel Scolaire La Langue Portugaise la Langue FranÃaiseModalidade Livro DidÃtico LÃngua Portuguesa LÃngua FrancesaLINGUISTICA APLICADAConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO objetivo central desta pesquisa à analisar como a categoria Modalidade à abordada no estudo do Verbo, do AdvÃrbio e do Adjetivo pelos Livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa utilizados em escolas pÃblicas do Ensino Fundamental II e do Ensino MÃdio, da cidade de MacapÃ, no estado do AmapÃ. Foram analisados 8 livros didÃticos, sendo: 4 livros didÃticos de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II, da coleÃÃo Projeto AraribÃ; 3 livros correspondentes ao Ensino MÃdio, da coleÃÃo PortuguÃs: Linguagens e 1 livro de LÃngua Francesa, Portes Ouvertes [Portas Abertas], usado em todas as sÃries. Dos 4 livros de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental selecionados, apenas os do 6 e 7 Anos apresentaram informaÃÃes pertinentes Ãs classes de palavras em anÃlise, enquanto os demais, 8 e 9 Anos, apresentaram informaÃÃes que dizem respeito Ãs outras classes de palavras que nÃo as utilizadas aqui nesta anÃlise. Dos 3 livros de LÃngua Portuguesa do Ensino MÃdio, apenas o do 2 Ano tratou das classes de palavras em estudo, enquanto que os do 1 e 3 Anos abordaram informaÃÃes relativas à interpretaÃÃo de texto, à Literatura, nÃo dando Ãnfase Ãs estruturas gramaticais. Baseando-se no aparato teÃrico do Funcionalismo, elaborou-se um roteiro de anÃlise, subdividido em trÃs blocos, contendo questÃes referentes: a) ao Verbo (expressÃo da Modalidade; diferenÃa entre Modo e Modalidade; associaÃÃo dos Modos à certeza/incerteza/ordem ou correlaÃÃo dos Modos ao contexto; efeitos de sentido; usos/funÃÃes dos verbos auxiliares modais; usos/funÃÃes de verbos de significaÃÃo plena); b) ao AdvÃrbio (expressÃo da Modalidade; tratamento da Modalidade em exercÃcios; expressÃo da Modalidade por palavras denotativas; apresentaÃÃo dos advÃrbios em contextos de uso/textos; efeitos de sentido dos advÃrbios modais/modalizadores) e c) ao Adjetivo (efeito modalizador do uso de adjetivo em posiÃÃo predicativa; comparaÃÃo do uso do adjetivo em posiÃÃo predicativa ao uso de outros recursos modais; efeitos de sentido em textos/contextos; explicaÃÃo sobre diferentes meios/recursos de expressÃo da Modalidade, dentre os quais, o adjetivo). Os resultados mostram que os Livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa, em seus conteÃdos, nÃo trabalham a categoria Modalidade, fazendo com que os alunos nÃo tenham a oportunidade de refletir sobre a funcionalidade da lÃngua em processo de interaÃÃo discursiva.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5646application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:43Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa |
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv |
La catÃgorie Modalità en Livres Didactiques de Langue Portugaise et de Langue FranÃaise |
title |
A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa |
spellingShingle |
A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa Alexandra Maria de Castro e Santos AraÃjo Modalidade Livro DidÃtico LÃngua Portuguesa LÃngua Francesa LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa |
title_full |
A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa |
title_fullStr |
A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa |
title_full_unstemmed |
A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa |
title_sort |
A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa |
author |
Alexandra Maria de Castro e Santos AraÃjo |
author_facet |
Alexandra Maria de Castro e Santos AraÃjo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MÃrluce Coan |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
81091052972 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rosemeire Selma Monteiro |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
93020473934 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Angela Cristina Di Palma Back |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
11179581830 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2726654686177706 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
61390089304 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8963807719936578 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandra Maria de Castro e Santos AraÃjo |
contributor_str_mv |
MÃrluce Coan Rosemeire Selma Monteiro Angela Cristina Di Palma Back |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modalidade Livro DidÃtico LÃngua Portuguesa LÃngua Francesa |
topic |
Modalidade Livro DidÃtico LÃngua Portuguesa LÃngua Francesa LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA APLICADA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O objetivo central desta pesquisa à analisar como a categoria Modalidade à abordada no estudo do Verbo, do AdvÃrbio e do Adjetivo pelos Livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa utilizados em escolas pÃblicas do Ensino Fundamental II e do Ensino MÃdio, da cidade de MacapÃ, no estado do AmapÃ. Foram analisados 8 livros didÃticos, sendo: 4 livros didÃticos de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II, da coleÃÃo Projeto AraribÃ; 3 livros correspondentes ao Ensino MÃdio, da coleÃÃo PortuguÃs: Linguagens e 1 livro de LÃngua Francesa, Portes Ouvertes [Portas Abertas], usado em todas as sÃries. Dos 4 livros de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental selecionados, apenas os do 6 e 7 Anos apresentaram informaÃÃes pertinentes Ãs classes de palavras em anÃlise, enquanto os demais, 8 e 9 Anos, apresentaram informaÃÃes que dizem respeito Ãs outras classes de palavras que nÃo as utilizadas aqui nesta anÃlise. Dos 3 livros de LÃngua Portuguesa do Ensino MÃdio, apenas o do 2 Ano tratou das classes de palavras em estudo, enquanto que os do 1 e 3 Anos abordaram informaÃÃes relativas à interpretaÃÃo de texto, à Literatura, nÃo dando Ãnfase Ãs estruturas gramaticais. Baseando-se no aparato teÃrico do Funcionalismo, elaborou-se um roteiro de anÃlise, subdividido em trÃs blocos, contendo questÃes referentes: a) ao Verbo (expressÃo da Modalidade; diferenÃa entre Modo e Modalidade; associaÃÃo dos Modos à certeza/incerteza/ordem ou correlaÃÃo dos Modos ao contexto; efeitos de sentido; usos/funÃÃes dos verbos auxiliares modais; usos/funÃÃes de verbos de significaÃÃo plena); b) ao AdvÃrbio (expressÃo da Modalidade; tratamento da Modalidade em exercÃcios; expressÃo da Modalidade por palavras denotativas; apresentaÃÃo dos advÃrbios em contextos de uso/textos; efeitos de sentido dos advÃrbios modais/modalizadores) e c) ao Adjetivo (efeito modalizador do uso de adjetivo em posiÃÃo predicativa; comparaÃÃo do uso do adjetivo em posiÃÃo predicativa ao uso de outros recursos modais; efeitos de sentido em textos/contextos; explicaÃÃo sobre diferentes meios/recursos de expressÃo da Modalidade, dentre os quais, o adjetivo). Os resultados mostram que os Livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa, em seus conteÃdos, nÃo trabalham a categoria Modalidade, fazendo com que os alunos nÃo tenham a oportunidade de refletir sobre a funcionalidade da lÃngua em processo de interaÃÃo discursiva. |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5646 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295146508288000 |