A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandra Maria de Castro e Santos AraÃjo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5646
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
id UFC_adf3b8c68cfb8f111bf3111a7b289608
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4057
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua FrancesaLa catÃgorie Modalità en Livres Didactiques de Langue Portugaise et de Langue FranÃaise2011-02-24MÃrluce Coan81091052972Rosemeire Selma Monteiro93020473934Angela Cristina Di Palma Back11179581830http://lattes.cnpq.br/2726654686177706 61390089304http://lattes.cnpq.br/8963807719936578Alexandra Maria de Castro e Santos AraÃjoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRLa Modalità Le Manuel Scolaire La Langue Portugaise la Langue FranÃaiseModalidade Livro DidÃtico LÃngua Portuguesa LÃngua FrancesaLINGUISTICA APLICADAConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO objetivo central desta pesquisa à analisar como a categoria Modalidade à abordada no estudo do Verbo, do AdvÃrbio e do Adjetivo pelos Livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa utilizados em escolas pÃblicas do Ensino Fundamental II e do Ensino MÃdio, da cidade de MacapÃ, no estado do AmapÃ. Foram analisados 8 livros didÃticos, sendo: 4 livros didÃticos de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II, da coleÃÃo Projeto AraribÃ; 3 livros correspondentes ao Ensino MÃdio, da coleÃÃo PortuguÃs: Linguagens e 1 livro de LÃngua Francesa, Portes Ouvertes [Portas Abertas], usado em todas as sÃries. Dos 4 livros de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental selecionados, apenas os do 6 e 7 Anos apresentaram informaÃÃes pertinentes Ãs classes de palavras em anÃlise, enquanto os demais, 8 e 9 Anos, apresentaram informaÃÃes que dizem respeito Ãs outras classes de palavras que nÃo as utilizadas aqui nesta anÃlise. Dos 3 livros de LÃngua Portuguesa do Ensino MÃdio, apenas o do 2 Ano tratou das classes de palavras em estudo, enquanto que os do 1 e 3 Anos abordaram informaÃÃes relativas à interpretaÃÃo de texto, à Literatura, nÃo dando Ãnfase Ãs estruturas gramaticais. Baseando-se no aparato teÃrico do Funcionalismo, elaborou-se um roteiro de anÃlise, subdividido em trÃs blocos, contendo questÃes referentes: a) ao Verbo (expressÃo da Modalidade; diferenÃa entre Modo e Modalidade; associaÃÃo dos Modos à certeza/incerteza/ordem ou correlaÃÃo dos Modos ao contexto; efeitos de sentido; usos/funÃÃes dos verbos auxiliares modais; usos/funÃÃes de verbos de significaÃÃo plena); b) ao AdvÃrbio (expressÃo da Modalidade; tratamento da Modalidade em exercÃcios; expressÃo da Modalidade por palavras denotativas; apresentaÃÃo dos advÃrbios em contextos de uso/textos; efeitos de sentido dos advÃrbios modais/modalizadores) e c) ao Adjetivo (efeito modalizador do uso de adjetivo em posiÃÃo predicativa; comparaÃÃo do uso do adjetivo em posiÃÃo predicativa ao uso de outros recursos modais; efeitos de sentido em textos/contextos; explicaÃÃo sobre diferentes meios/recursos de expressÃo da Modalidade, dentre os quais, o adjetivo). Os resultados mostram que os Livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa, em seus conteÃdos, nÃo trabalham a categoria Modalidade, fazendo com que os alunos nÃo tenham a oportunidade de refletir sobre a funcionalidade da lÃngua em processo de interaÃÃo discursiva.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5646application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:43Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv La catÃgorie Modalità en Livres Didactiques de Langue Portugaise et de Langue FranÃaise
title A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa
spellingShingle A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa
Alexandra Maria de Castro e Santos AraÃjo
Modalidade
Livro DidÃtico
LÃngua Portuguesa
LÃngua Francesa
LINGUISTICA APLICADA
title_short A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa
title_full A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa
title_fullStr A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa
title_full_unstemmed A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa
title_sort A categoria Modalidade em livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa
author Alexandra Maria de Castro e Santos AraÃjo
author_facet Alexandra Maria de Castro e Santos AraÃjo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MÃrluce Coan
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 81091052972
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rosemeire Selma Monteiro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 93020473934
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Angela Cristina Di Palma Back
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 11179581830
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2726654686177706
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 61390089304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8963807719936578
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandra Maria de Castro e Santos AraÃjo
contributor_str_mv MÃrluce Coan
Rosemeire Selma Monteiro
Angela Cristina Di Palma Back
dc.subject.por.fl_str_mv Modalidade
Livro DidÃtico
LÃngua Portuguesa
LÃngua Francesa
topic Modalidade
Livro DidÃtico
LÃngua Portuguesa
LÃngua Francesa
LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA APLICADA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O objetivo central desta pesquisa à analisar como a categoria Modalidade à abordada no estudo do Verbo, do AdvÃrbio e do Adjetivo pelos Livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa utilizados em escolas pÃblicas do Ensino Fundamental II e do Ensino MÃdio, da cidade de MacapÃ, no estado do AmapÃ. Foram analisados 8 livros didÃticos, sendo: 4 livros didÃticos de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II, da coleÃÃo Projeto AraribÃ; 3 livros correspondentes ao Ensino MÃdio, da coleÃÃo PortuguÃs: Linguagens e 1 livro de LÃngua Francesa, Portes Ouvertes [Portas Abertas], usado em todas as sÃries. Dos 4 livros de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental selecionados, apenas os do 6 e 7 Anos apresentaram informaÃÃes pertinentes Ãs classes de palavras em anÃlise, enquanto os demais, 8 e 9 Anos, apresentaram informaÃÃes que dizem respeito Ãs outras classes de palavras que nÃo as utilizadas aqui nesta anÃlise. Dos 3 livros de LÃngua Portuguesa do Ensino MÃdio, apenas o do 2 Ano tratou das classes de palavras em estudo, enquanto que os do 1 e 3 Anos abordaram informaÃÃes relativas à interpretaÃÃo de texto, à Literatura, nÃo dando Ãnfase Ãs estruturas gramaticais. Baseando-se no aparato teÃrico do Funcionalismo, elaborou-se um roteiro de anÃlise, subdividido em trÃs blocos, contendo questÃes referentes: a) ao Verbo (expressÃo da Modalidade; diferenÃa entre Modo e Modalidade; associaÃÃo dos Modos à certeza/incerteza/ordem ou correlaÃÃo dos Modos ao contexto; efeitos de sentido; usos/funÃÃes dos verbos auxiliares modais; usos/funÃÃes de verbos de significaÃÃo plena); b) ao AdvÃrbio (expressÃo da Modalidade; tratamento da Modalidade em exercÃcios; expressÃo da Modalidade por palavras denotativas; apresentaÃÃo dos advÃrbios em contextos de uso/textos; efeitos de sentido dos advÃrbios modais/modalizadores) e c) ao Adjetivo (efeito modalizador do uso de adjetivo em posiÃÃo predicativa; comparaÃÃo do uso do adjetivo em posiÃÃo predicativa ao uso de outros recursos modais; efeitos de sentido em textos/contextos; explicaÃÃo sobre diferentes meios/recursos de expressÃo da Modalidade, dentre os quais, o adjetivo). Os resultados mostram que os Livros DidÃticos de LÃngua Portuguesa e de LÃngua Francesa, em seus conteÃdos, nÃo trabalham a categoria Modalidade, fazendo com que os alunos nÃo tenham a oportunidade de refletir sobre a funcionalidade da lÃngua em processo de interaÃÃo discursiva.
description Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5646
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295146508288000