Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Bruno de Athayde
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dias, Teresa Galvão, Sousa, Jorge Pinho de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12625
Resumo: The integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard and widely studied Combinatorial Optimization problem. Several studies have shown that exact approaches for this problem are not useful in practical situations due to the high computational costs involved. This paper describes new mathematical integrated models for vehicle and crew scheduling. These models are based on the Maximum Covering Problem formulation. In addition, metaheuristics are proposed for the problem. Computational results with real vehicle and crew scheduling problem instances are presented and discussed. These results indicate that the proposed approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs.
id UFC-7_e7fcb4801c5fed0dbeaa2534ca53b86e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/12625
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulaçõesLogísticaTransporte urbano - PlanejamentoModelos matemáticosThe integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard and widely studied Combinatorial Optimization problem. Several studies have shown that exact approaches for this problem are not useful in practical situations due to the high computational costs involved. This paper describes new mathematical integrated models for vehicle and crew scheduling. These models are based on the Maximum Covering Problem formulation. In addition, metaheuristics are proposed for the problem. Computational results with real vehicle and crew scheduling problem instances are presented and discussed. These results indicate that the proposed approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs.A programação integrada de veículos e motoristas em transportes públicos de passageiros é um problema difícil de Otimização Combinatória, objeto de investigação continuada ao longo dos últimos anos. Diversos trabalhos têm mostrado que abordagens exatas de resolução para este problema não são úteis na prática, devido ao elevado custo computacional envolvido. Este artigo apresenta novos modelos para o problema de programação integrada de veículos e tripulantes, baseado no Problema de Máxima Cobertura. São também propostas técnicas metaheurísticas para o problema. Experimentos computacionais são apresentados e discutidos. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de, com o uso da abordagem proposta, se obter ganhos significativos em termos de custos de operação.Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes2015-06-05T14:22:43Z2015-06-05T14:22:43Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPRATA, B. A. ; DIAS, T. G. ; SOUSA, J. P. Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 25., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANPET, 2011 p. 973-984.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12625Prata, Bruno de AthaydeDias, Teresa GalvãoSousa, Jorge Pinho deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-01T14:12:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/12625Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-02-01T14:12:22Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações
title Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações
spellingShingle Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações
Prata, Bruno de Athayde
Logística
Transporte urbano - Planejamento
Modelos matemáticos
title_short Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações
title_full Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações
title_fullStr Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações
title_full_unstemmed Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações
title_sort Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações
author Prata, Bruno de Athayde
author_facet Prata, Bruno de Athayde
Dias, Teresa Galvão
Sousa, Jorge Pinho de
author_role author
author2 Dias, Teresa Galvão
Sousa, Jorge Pinho de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prata, Bruno de Athayde
Dias, Teresa Galvão
Sousa, Jorge Pinho de
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Transporte urbano - Planejamento
Modelos matemáticos
topic Logística
Transporte urbano - Planejamento
Modelos matemáticos
description The integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard and widely studied Combinatorial Optimization problem. Several studies have shown that exact approaches for this problem are not useful in practical situations due to the high computational costs involved. This paper describes new mathematical integrated models for vehicle and crew scheduling. These models are based on the Maximum Covering Problem formulation. In addition, metaheuristics are proposed for the problem. Computational results with real vehicle and crew scheduling problem instances are presented and discussed. These results indicate that the proposed approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-06-05T14:22:43Z
2015-06-05T14:22:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRATA, B. A. ; DIAS, T. G. ; SOUSA, J. P. Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 25., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANPET, 2011 p. 973-984.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12625
identifier_str_mv PRATA, B. A. ; DIAS, T. G. ; SOUSA, J. P. Novos modelos e algoritmos para a programação integrada de veículos e tripulações. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 25., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ANPET, 2011 p. 973-984.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
publisher.none.fl_str_mv Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806731952586752