Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Bruno de Athayde
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21179
Resumo: The integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard, widely studied Combinatorial Optimization problem over the years. Taking into consideration the range of variables related to the planning process of vehicles and drivers, there are several practical characteristics of the problem that are not reflected in the solutions generated computationally. The existing models focus on minimizing costs. However, other objectives must be considered as for example the reduction of meal breaks for the crews. This paper aims at presenting a multiobjective approach for the integrated vehicle and crew scheduling problem in public transport systems based on Genetic Algorithms. Computational results with real instances are presented and discussed. These results indicate that this new approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs and reduction in planning times.
id UFC-7_f58fa14d4f144673d2c67d15d5fa29cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21179
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulaçõesTransportesOtimização combinatóriaPareto-based selection algorithmTransporte públicoThe integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard, widely studied Combinatorial Optimization problem over the years. Taking into consideration the range of variables related to the planning process of vehicles and drivers, there are several practical characteristics of the problem that are not reflected in the solutions generated computationally. The existing models focus on minimizing costs. However, other objectives must be considered as for example the reduction of meal breaks for the crews. This paper aims at presenting a multiobjective approach for the integrated vehicle and crew scheduling problem in public transport systems based on Genetic Algorithms. Computational results with real instances are presented and discussed. These results indicate that this new approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs and reduction in planning times.O Vehicle and Crew Scheduling Problem (VCSP) é um difícil problema de Otimização Combinatória, objeto de pesquisa continuada ao longo dos últimos anos. Tendo em consideração a gama de variáveis relacionadas com o VCSP, há uma série de características práticas do problema que não têm sido contempladas nas soluções geradas computacionalmente. Os modelos existentes na literatura focam somente na minimização de custos. No entanto, outros objetivos ou critérios devem ser considerados como, por exemplo, a redução nos intervalos de lanche dos tripulantes. Este artigo tem como objetivo reportar o desenvolvimento de uma abordagem multiobjetivo, baseada em um Algoritmo Genético, para a otimização integrada da programação de veículos e tripulações em sistemas de transporte público. Experimentos computacionais são apresentados e discutidos. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de, com o uso da abordagem proposta, se obter ganhos significativos em termos de custos de operação e em termos da redução dos tempos de planejamento.TRANSPORTES2016-11-28T17:10:20Z2016-11-28T17:10:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPRATA, B. A. Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações. TRANSPORTES, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 19-30, 2016.2237-1346http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21179Prata, Bruno de Athaydeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-21T17:11:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21179Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:39.169259Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações
title Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações
spellingShingle Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações
Prata, Bruno de Athayde
Transportes
Otimização combinatória
Pareto-based selection algorithm
Transporte público
title_short Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações
title_full Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações
title_fullStr Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações
title_full_unstemmed Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações
title_sort Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações
author Prata, Bruno de Athayde
author_facet Prata, Bruno de Athayde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prata, Bruno de Athayde
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes
Otimização combinatória
Pareto-based selection algorithm
Transporte público
topic Transportes
Otimização combinatória
Pareto-based selection algorithm
Transporte público
description The integrated vehicle and crew scheduling problem is a hard, widely studied Combinatorial Optimization problem over the years. Taking into consideration the range of variables related to the planning process of vehicles and drivers, there are several practical characteristics of the problem that are not reflected in the solutions generated computationally. The existing models focus on minimizing costs. However, other objectives must be considered as for example the reduction of meal breaks for the crews. This paper aims at presenting a multiobjective approach for the integrated vehicle and crew scheduling problem in public transport systems based on Genetic Algorithms. Computational results with real instances are presented and discussed. These results indicate that this new approach has a considerable potential for achieving significant gains in terms of operation costs and reduction in planning times.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-28T17:10:20Z
2016-11-28T17:10:20Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRATA, B. A. Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações. TRANSPORTES, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 19-30, 2016.
2237-1346
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21179
identifier_str_mv PRATA, B. A. Um Algoritmo genético multiobjetivo para a programação integrada de veículos e tripulações. TRANSPORTES, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 19-30, 2016.
2237-1346
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv TRANSPORTES
publisher.none.fl_str_mv TRANSPORTES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028922424557568