Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Elismária Catarina Barros
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29231
Resumo: PINTO, Elismária Catarina Barros. Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza. 2012. 79f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
id UFC-7_e9750fe24d00129f719fc5fbc67dcfa6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/29231
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em FortalezaAdolescente em conflito com a LeiEscolaDireitos HumanosPINTO, Elismária Catarina Barros. Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza. 2012. 79f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.O presente estudo monográfico trata de uma investigação sobre os por quês do pequeno índice de (re)inserção escolar ou de sua inexistência entre os adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida socioeducativa de liberdade assistida, a partir de suas narrativas. Versa também sobre as possibilidades e entraves do trabalho desenvolvido pela equipe da Pastoral do Menor neste processo de (re)integração à escola. A pesquisa fora desenvolvida junto ao Programa de Liberdade Assistida Comunitária da Pastoral do Menor no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Participaram do estudo adolescentes em cumprimento de medida que não estão inseridos na escola e moram no referido bairro, como também profissionais que compõem a equipe de execução da medida socioeducativa. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida em etapas que compreenderam: a análise documental, a observação participante, o desenvolvimento de círculos de cultura, a realização de entrevistas semiestruturadas. Busca-se neste estudo revelar quais os principais entraves no percurso de (re)inserção escolar destes adolescentes e de que forma a Pastoral do Menor pode atuar para promover esta (re)inserção. Para isso analisou-se a atuação da Pastoral do Menor desde sua origem e sua abordagem com adolescentes em conflito com a lei até os dias de hoje. Percorreu-se o caminho histórico dos direitos humanos de crianças e adolescentes percebendo a negação da garantia de direitos ao longo do tempo até o momento atual em que os direitos humanos de crianças e adolescentes são previstos em lei específica que preconiza sua garantia. Verificou-se que muitas influências perpassam a condição de permanência fora da escola e que a própria instituição educativa vem resistindo em garantir o direito fundamental à educação.Olinda, Ercília Maria Braga dePinto, Elismária Catarina Barros2018-01-25T17:49:26Z2018-01-25T17:49:26Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPinto, E. C. B.; Olinda, E. M. B. (2012)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29231porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-25T17:49:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29231Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:39.742085Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza
title Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza
spellingShingle Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza
Pinto, Elismária Catarina Barros
Adolescente em conflito com a Lei
Escola
Direitos Humanos
title_short Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza
title_full Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza
title_fullStr Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza
title_full_unstemmed Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza
title_sort Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza
author Pinto, Elismária Catarina Barros
author_facet Pinto, Elismária Catarina Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Olinda, Ercília Maria Braga de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Elismária Catarina Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente em conflito com a Lei
Escola
Direitos Humanos
topic Adolescente em conflito com a Lei
Escola
Direitos Humanos
description PINTO, Elismária Catarina Barros. Estudar pra quê?: uma análise sobre os desafios da (re)inserção escolar de adolescentes em conflito com a lei em Fortaleza. 2012. 79f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-01-25T17:49:26Z
2018-01-25T17:49:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pinto, E. C. B.; Olinda, E. M. B. (2012)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29231
identifier_str_mv Pinto, E. C. B.; Olinda, E. M. B. (2012)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028855449911296