Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21082 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi descrever o percurso e caracterizar as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei no tocante às suas experiências educacionais. Participaram seis adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa e seus respectivos responsáveis. Coletou-se informações em 22 estabelecimentos educacionais frequentados pelos mesmos, desde o início de suas vidas escolares, em complementação às entrevistas semiestruturadas realizadas. A análise qualitativa indicou a existência de dois padrões de trajetórias de escolarização, sendo um marcado pela descontinuidade na qualidade das vivências escolares, com um período inicial positivo, que torna-se negativo em seguida; e outro, cuja marca é a continuidade preponderantemente negativa da experiência, desde o início. Implicações destas trajetórias ao surgimento e manutenção de conduta infracional são discutidas. |
id |
UFMG-5_47ddd2332d2d704deb02b4ba7fe11f5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21082 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a leiadolescente em conflito com a leiajustamento escolardesenvolvimento O objetivo do presente estudo foi descrever o percurso e caracterizar as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei no tocante às suas experiências educacionais. Participaram seis adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa e seus respectivos responsáveis. Coletou-se informações em 22 estabelecimentos educacionais frequentados pelos mesmos, desde o início de suas vidas escolares, em complementação às entrevistas semiestruturadas realizadas. A análise qualitativa indicou a existência de dois padrões de trajetórias de escolarização, sendo um marcado pela descontinuidade na qualidade das vivências escolares, com um período inicial positivo, que torna-se negativo em seguida; e outro, cuja marca é a continuidade preponderantemente negativa da experiência, desde o início. Implicações destas trajetórias ao surgimento e manutenção de conduta infracional são discutidas. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigo; estudo de casoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21082Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21082/16971Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBazon, Marina RezendeSilva, Jorge Luiz daFerrari, Renata Martins2023-05-29T14:37:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21082Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:37:32Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei |
title |
Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei |
spellingShingle |
Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei Bazon, Marina Rezende adolescente em conflito com a lei ajustamento escolar desenvolvimento |
title_short |
Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei |
title_full |
Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei |
title_fullStr |
Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei |
title_full_unstemmed |
Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei |
title_sort |
Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei |
author |
Bazon, Marina Rezende |
author_facet |
Bazon, Marina Rezende Silva, Jorge Luiz da Ferrari, Renata Martins |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jorge Luiz da Ferrari, Renata Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bazon, Marina Rezende Silva, Jorge Luiz da Ferrari, Renata Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
adolescente em conflito com a lei ajustamento escolar desenvolvimento |
topic |
adolescente em conflito com a lei ajustamento escolar desenvolvimento |
description |
O objetivo do presente estudo foi descrever o percurso e caracterizar as trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei no tocante às suas experiências educacionais. Participaram seis adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa e seus respectivos responsáveis. Coletou-se informações em 22 estabelecimentos educacionais frequentados pelos mesmos, desde o início de suas vidas escolares, em complementação às entrevistas semiestruturadas realizadas. A análise qualitativa indicou a existência de dois padrões de trajetórias de escolarização, sendo um marcado pela descontinuidade na qualidade das vivências escolares, com um período inicial positivo, que torna-se negativo em seguida; e outro, cuja marca é a continuidade preponderantemente negativa da experiência, desde o início. Implicações destas trajetórias ao surgimento e manutenção de conduta infracional são discutidas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo; estudo de caso |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21082 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21082/16971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120845438976 |