Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Adriana Eufrásio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves, Liduína Lopes, Silva, Denize de Melo, Nascimento, Sumara Frota do
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36221
Resumo: BRAGA, Adriana Eufrásio; ALVES, Liduína Lopes; SILVA, Denize de Melo; NASCIMENTO, Sumara Frota do. Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 747-762.
id UFC-7_e994468886b9acde45885e2de544d7d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36221
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da CiênciaAvaliaçãoEnsino e aprendizagemEnsino não-formalEvaluationInstruction and learningNon-formal teachingBRAGA, Adriana Eufrásio; ALVES, Liduína Lopes; SILVA, Denize de Melo; NASCIMENTO, Sumara Frota do. Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 747-762.This study aimed to evaluate the effectiveness of pedagogical didactic procedures in mathematics learning of students who participated inthe basic mathematics courses offered by Seara of Science of the UFC. The relevance of this research consisted in search of the relationship between teaching and learning, allowing better apprehension of contents related to Mathematics disciplines by students participates the project, seeking reflection and theoretical support of a scientific nature for the processual improvement of learning relations. From theoretical construction accomplished, it was observed that Seara da Ciência was consolidated through its process and historical context as a locus of interaction and learning. In this process, the understanding of this space used by Universidade Federal do Ceará as a contributor to education, research and extension tripod, combining to theory, practice and knowledge needed for research. It is necessary a better understanding of initiatives and historical sources in order to achieve a solid construction on the impacts generated by Seara da Ciência of UFC.Este estudo buscou avaliar a efetividade dos procedimentos didáticos pedagógicos na aprendizagem em matemática dos alunos que participaram dos cursos básicos de Matemática ofertados pela Seara da Ciência da UFC. A relevância da pesquisa consistiu na busca da relação do ensino e da aprendizagem, possibilitando maior apreensão dos conteúdos relacionados à disciplina de Matemática pelos alunos participantes do projeto, buscando reflexão e suporte teórico de natureza científica para a melhoria processual das relações de aprendizado. A partir da construção teórica realizada, observou-se que a Seara da Ciência se consolidou por meio de seu processo e contexto histórico como lócus de interação e aprendizagens. Nesse processo, cabe o entendimento desse espaço utilizado pela Universidade Federal do Ceará como contribuinte do tripé ensino, pesquisa e extensão, aliando a teoria à prática e aos saberes necessários à pesquisa. Faz-se necessário maior compreensão das iniciativas e fontes históricas, a fim de realizar uma construção sólida sobre os impactos gerados pela Seara da Ciência da UFC.Edições UFC2018-10-03T19:12:40Z2018-10-03T19:12:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36221Braga, Adriana EufrásioAlves, Liduína LopesSilva, Denize de MeloNascimento, Sumara Frota doporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36221Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:07.576494Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência
title Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência
spellingShingle Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência
Braga, Adriana Eufrásio
Avaliação
Ensino e aprendizagem
Ensino não-formal
Evaluation
Instruction and learning
Non-formal teaching
title_short Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência
title_full Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência
title_fullStr Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência
title_full_unstemmed Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência
title_sort Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência
author Braga, Adriana Eufrásio
author_facet Braga, Adriana Eufrásio
Alves, Liduína Lopes
Silva, Denize de Melo
Nascimento, Sumara Frota do
author_role author
author2 Alves, Liduína Lopes
Silva, Denize de Melo
Nascimento, Sumara Frota do
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Adriana Eufrásio
Alves, Liduína Lopes
Silva, Denize de Melo
Nascimento, Sumara Frota do
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Ensino e aprendizagem
Ensino não-formal
Evaluation
Instruction and learning
Non-formal teaching
topic Avaliação
Ensino e aprendizagem
Ensino não-formal
Evaluation
Instruction and learning
Non-formal teaching
description BRAGA, Adriana Eufrásio; ALVES, Liduína Lopes; SILVA, Denize de Melo; NASCIMENTO, Sumara Frota do. Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 747-762.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-03T19:12:40Z
2018-10-03T19:12:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978 85 8126 158 4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36221
identifier_str_mv 978 85 8126 158 4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028905460695040