Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36221 |
Resumo: | BRAGA, Adriana Eufrásio; ALVES, Liduína Lopes; SILVA, Denize de Melo; NASCIMENTO, Sumara Frota do. Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 747-762. |
id |
UFC-7_e994468886b9acde45885e2de544d7d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/36221 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da CiênciaAvaliaçãoEnsino e aprendizagemEnsino não-formalEvaluationInstruction and learningNon-formal teachingBRAGA, Adriana Eufrásio; ALVES, Liduína Lopes; SILVA, Denize de Melo; NASCIMENTO, Sumara Frota do. Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 747-762.This study aimed to evaluate the effectiveness of pedagogical didactic procedures in mathematics learning of students who participated inthe basic mathematics courses offered by Seara of Science of the UFC. The relevance of this research consisted in search of the relationship between teaching and learning, allowing better apprehension of contents related to Mathematics disciplines by students participates the project, seeking reflection and theoretical support of a scientific nature for the processual improvement of learning relations. From theoretical construction accomplished, it was observed that Seara da Ciência was consolidated through its process and historical context as a locus of interaction and learning. In this process, the understanding of this space used by Universidade Federal do Ceará as a contributor to education, research and extension tripod, combining to theory, practice and knowledge needed for research. It is necessary a better understanding of initiatives and historical sources in order to achieve a solid construction on the impacts generated by Seara da Ciência of UFC.Este estudo buscou avaliar a efetividade dos procedimentos didáticos pedagógicos na aprendizagem em matemática dos alunos que participaram dos cursos básicos de Matemática ofertados pela Seara da Ciência da UFC. A relevância da pesquisa consistiu na busca da relação do ensino e da aprendizagem, possibilitando maior apreensão dos conteúdos relacionados à disciplina de Matemática pelos alunos participantes do projeto, buscando reflexão e suporte teórico de natureza científica para a melhoria processual das relações de aprendizado. A partir da construção teórica realizada, observou-se que a Seara da Ciência se consolidou por meio de seu processo e contexto histórico como lócus de interação e aprendizagens. Nesse processo, cabe o entendimento desse espaço utilizado pela Universidade Federal do Ceará como contribuinte do tripé ensino, pesquisa e extensão, aliando a teoria à prática e aos saberes necessários à pesquisa. Faz-se necessário maior compreensão das iniciativas e fontes históricas, a fim de realizar uma construção sólida sobre os impactos gerados pela Seara da Ciência da UFC.Edições UFC2018-10-03T19:12:40Z2018-10-03T19:12:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36221Braga, Adriana EufrásioAlves, Liduína LopesSilva, Denize de MeloNascimento, Sumara Frota doporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36221Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:07.576494Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência |
title |
Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência |
spellingShingle |
Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência Braga, Adriana Eufrásio Avaliação Ensino e aprendizagem Ensino não-formal Evaluation Instruction and learning Non-formal teaching |
title_short |
Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência |
title_full |
Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência |
title_fullStr |
Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência |
title_full_unstemmed |
Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência |
title_sort |
Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência |
author |
Braga, Adriana Eufrásio |
author_facet |
Braga, Adriana Eufrásio Alves, Liduína Lopes Silva, Denize de Melo Nascimento, Sumara Frota do |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Liduína Lopes Silva, Denize de Melo Nascimento, Sumara Frota do |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Adriana Eufrásio Alves, Liduína Lopes Silva, Denize de Melo Nascimento, Sumara Frota do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Ensino e aprendizagem Ensino não-formal Evaluation Instruction and learning Non-formal teaching |
topic |
Avaliação Ensino e aprendizagem Ensino não-formal Evaluation Instruction and learning Non-formal teaching |
description |
BRAGA, Adriana Eufrásio; ALVES, Liduína Lopes; SILVA, Denize de Melo; NASCIMENTO, Sumara Frota do. Avaliação da percepção discente do ensino e da aprendizagem em espaços não formais de educação: o caso da Seara da Ciência. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 747-762. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-10-03T19:12:40Z 2018-10-03T19:12:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978 85 8126 158 4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36221 |
identifier_str_mv |
978 85 8126 158 4 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028905460695040 |