O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisca das Chagas Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39884
Resumo: Compreender a educação profissional na perspectiva da relação trabalho-educação constitui a finalidade deste artigo, cuja análise tem como referência as transformações atuais que se estão processando no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo, tendo como fio condutor as contradições que permeiam as relações sociais no capitalismo contemporâneo. As causas dessas mudanças, apontadas em vários estudos, são o "esgotamento" do modelo taylorista/fordista de produção, que tem bases técnicas e sociais assentadas na rigidez dos processos de produção, na permanência de tempos mortos e improdutivos, o que impede maior produtividade e a qualidade do produto. Convém destacar que a crise desse processo de produção está relacionada também a uma crise do modo de organização do trabalho e ao acirramento cada vez maior do conflito de classe na produção. [...]
id UFC-7_e9c12298208898081f2f1b3fe1d5e531
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39884
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhadorEducação profissionalTrabalho-educaçãoCapitalismo contemporâneoModelo taylorista/fordistaCompreender a educação profissional na perspectiva da relação trabalho-educação constitui a finalidade deste artigo, cuja análise tem como referência as transformações atuais que se estão processando no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo, tendo como fio condutor as contradições que permeiam as relações sociais no capitalismo contemporâneo. As causas dessas mudanças, apontadas em vários estudos, são o "esgotamento" do modelo taylorista/fordista de produção, que tem bases técnicas e sociais assentadas na rigidez dos processos de produção, na permanência de tempos mortos e improdutivos, o que impede maior produtividade e a qualidade do produto. Convém destacar que a crise desse processo de produção está relacionada também a uma crise do modo de organização do trabalho e ao acirramento cada vez maior do conflito de classe na produção. [...]Edições UFC2019-02-22T17:44:47Z2019-02-22T17:44:47Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLIMA, Francisca das Chagas Silva. O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador. In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 67-78.978 85 7282 625 9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39884Lima, Francisca das Chagas Silvaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T18:49:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39884Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:15.358467Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador
title O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador
spellingShingle O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador
Lima, Francisca das Chagas Silva
Educação profissional
Trabalho-educação
Capitalismo contemporâneo
Modelo taylorista/fordista
title_short O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador
title_full O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador
title_fullStr O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador
title_full_unstemmed O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador
title_sort O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador
author Lima, Francisca das Chagas Silva
author_facet Lima, Francisca das Chagas Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisca das Chagas Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Trabalho-educação
Capitalismo contemporâneo
Modelo taylorista/fordista
topic Educação profissional
Trabalho-educação
Capitalismo contemporâneo
Modelo taylorista/fordista
description Compreender a educação profissional na perspectiva da relação trabalho-educação constitui a finalidade deste artigo, cuja análise tem como referência as transformações atuais que se estão processando no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo, tendo como fio condutor as contradições que permeiam as relações sociais no capitalismo contemporâneo. As causas dessas mudanças, apontadas em vários estudos, são o "esgotamento" do modelo taylorista/fordista de produção, que tem bases técnicas e sociais assentadas na rigidez dos processos de produção, na permanência de tempos mortos e improdutivos, o que impede maior produtividade e a qualidade do produto. Convém destacar que a crise desse processo de produção está relacionada também a uma crise do modo de organização do trabalho e ao acirramento cada vez maior do conflito de classe na produção. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-02-22T17:44:47Z
2019-02-22T17:44:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Francisca das Chagas Silva. O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador. In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 67-78.
978 85 7282 625 9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39884
identifier_str_mv LIMA, Francisca das Chagas Silva. O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador. In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 67-78.
978 85 7282 625 9
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029017191710720