O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39884 |
Resumo: | Compreender a educação profissional na perspectiva da relação trabalho-educação constitui a finalidade deste artigo, cuja análise tem como referência as transformações atuais que se estão processando no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo, tendo como fio condutor as contradições que permeiam as relações sociais no capitalismo contemporâneo. As causas dessas mudanças, apontadas em vários estudos, são o "esgotamento" do modelo taylorista/fordista de produção, que tem bases técnicas e sociais assentadas na rigidez dos processos de produção, na permanência de tempos mortos e improdutivos, o que impede maior produtividade e a qualidade do produto. Convém destacar que a crise desse processo de produção está relacionada também a uma crise do modo de organização do trabalho e ao acirramento cada vez maior do conflito de classe na produção. [...] |
id |
UFC-7_e9c12298208898081f2f1b3fe1d5e531 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39884 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhadorEducação profissionalTrabalho-educaçãoCapitalismo contemporâneoModelo taylorista/fordistaCompreender a educação profissional na perspectiva da relação trabalho-educação constitui a finalidade deste artigo, cuja análise tem como referência as transformações atuais que se estão processando no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo, tendo como fio condutor as contradições que permeiam as relações sociais no capitalismo contemporâneo. As causas dessas mudanças, apontadas em vários estudos, são o "esgotamento" do modelo taylorista/fordista de produção, que tem bases técnicas e sociais assentadas na rigidez dos processos de produção, na permanência de tempos mortos e improdutivos, o que impede maior produtividade e a qualidade do produto. Convém destacar que a crise desse processo de produção está relacionada também a uma crise do modo de organização do trabalho e ao acirramento cada vez maior do conflito de classe na produção. [...]Edições UFC2019-02-22T17:44:47Z2019-02-22T17:44:47Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfLIMA, Francisca das Chagas Silva. O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador. In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 67-78.978 85 7282 625 9http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39884Lima, Francisca das Chagas Silvaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-28T18:49:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39884Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:15.358467Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador |
title |
O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador |
spellingShingle |
O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador Lima, Francisca das Chagas Silva Educação profissional Trabalho-educação Capitalismo contemporâneo Modelo taylorista/fordista |
title_short |
O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador |
title_full |
O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador |
title_fullStr |
O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador |
title_full_unstemmed |
O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador |
title_sort |
O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador |
author |
Lima, Francisca das Chagas Silva |
author_facet |
Lima, Francisca das Chagas Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francisca das Chagas Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional Trabalho-educação Capitalismo contemporâneo Modelo taylorista/fordista |
topic |
Educação profissional Trabalho-educação Capitalismo contemporâneo Modelo taylorista/fordista |
description |
Compreender a educação profissional na perspectiva da relação trabalho-educação constitui a finalidade deste artigo, cuja análise tem como referência as transformações atuais que se estão processando no mundo do trabalho e as demandas educativas resultantes desse processo, tendo como fio condutor as contradições que permeiam as relações sociais no capitalismo contemporâneo. As causas dessas mudanças, apontadas em vários estudos, são o "esgotamento" do modelo taylorista/fordista de produção, que tem bases técnicas e sociais assentadas na rigidez dos processos de produção, na permanência de tempos mortos e improdutivos, o que impede maior produtividade e a qualidade do produto. Convém destacar que a crise desse processo de produção está relacionada também a uma crise do modo de organização do trabalho e ao acirramento cada vez maior do conflito de classe na produção. [...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-02-22T17:44:47Z 2019-02-22T17:44:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Francisca das Chagas Silva. O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador. In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 67-78. 978 85 7282 625 9 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39884 |
identifier_str_mv |
LIMA, Francisca das Chagas Silva. O novo paradigma técnico-produtivo e a qualificação do trabalhador. In: SOUSA, Antônia de Abreu; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de (orgs.). Educação profissional: análise contextualizada. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 67-78. 978 85 7282 625 9 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029017191710720 |