Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Francisco José Lima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000c8zj
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43121
Resumo: A crise do paradigma taylorista-fordista e a emergência do modelo flexível teriam tornado mais complexa a relação entre mundo do trabalho e educação. Contemporaneamente, a qualificação do trabalho, antes realizada no chão de fábrica, não seria mais tão simples para as empresas, pois já não se trataria de destrezas e habilidades manuais para postos fixos de trabalho. O novo paradigma produtivo, ao promover a redefinição das qualificações e exigir conhecimentos, destrezas e habilidades cada vez mais conceituais e abstratas, teria, também, exigido a substituição da antiga noção de qualificação, voltada para o desempenho de uma ocupação específica pela de competência.[...]
id UFC-7_faf70fcddbc4a5244c12ade823ebafc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43121
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capitalMundo do trabalho e educaçãoO perfil da qualificação profissionalParadigma Taylorista-fordistaA crise do paradigma taylorista-fordista e a emergência do modelo flexível teriam tornado mais complexa a relação entre mundo do trabalho e educação. Contemporaneamente, a qualificação do trabalho, antes realizada no chão de fábrica, não seria mais tão simples para as empresas, pois já não se trataria de destrezas e habilidades manuais para postos fixos de trabalho. O novo paradigma produtivo, ao promover a redefinição das qualificações e exigir conhecimentos, destrezas e habilidades cada vez mais conceituais e abstratas, teria, também, exigido a substituição da antiga noção de qualificação, voltada para o desempenho de uma ocupação específica pela de competência.[...]2019-06-26T16:13:25Z2019-06-26T16:13:25Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSALES, Francisco José Lima. Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital. IN: SOUSA, Antonia de Abreu; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ALBUQUERQUE, Raimundo José de Paula (orgs.). O mundo do trabalho e a formação crítica. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 45-55.978-85-7282-497-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43121ark:/83112/001300000c8zjSales, Francisco José Limaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-27T15:27:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43121Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:26.789384Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital
title Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital
spellingShingle Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital
Sales, Francisco José Lima
Mundo do trabalho e educação
O perfil da qualificação profissional
Paradigma Taylorista-fordista
title_short Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital
title_full Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital
title_fullStr Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital
title_full_unstemmed Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital
title_sort Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital
author Sales, Francisco José Lima
author_facet Sales, Francisco José Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Francisco José Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Mundo do trabalho e educação
O perfil da qualificação profissional
Paradigma Taylorista-fordista
topic Mundo do trabalho e educação
O perfil da qualificação profissional
Paradigma Taylorista-fordista
description A crise do paradigma taylorista-fordista e a emergência do modelo flexível teriam tornado mais complexa a relação entre mundo do trabalho e educação. Contemporaneamente, a qualificação do trabalho, antes realizada no chão de fábrica, não seria mais tão simples para as empresas, pois já não se trataria de destrezas e habilidades manuais para postos fixos de trabalho. O novo paradigma produtivo, ao promover a redefinição das qualificações e exigir conhecimentos, destrezas e habilidades cada vez mais conceituais e abstratas, teria, também, exigido a substituição da antiga noção de qualificação, voltada para o desempenho de uma ocupação específica pela de competência.[...]
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-06-26T16:13:25Z
2019-06-26T16:13:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Francisco José Lima. Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital. IN: SOUSA, Antonia de Abreu; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ALBUQUERQUE, Raimundo José de Paula (orgs.). O mundo do trabalho e a formação crítica. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 45-55.
978-85-7282-497-2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43121
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000c8zj
identifier_str_mv SALES, Francisco José Lima. Da nova configuração do trabalho às concepções da qualificação profissional: a tese da requalificação como novo discurso educacional do capital. IN: SOUSA, Antonia de Abreu; ARRAIS NETO, Enéas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; ALBUQUERQUE, Raimundo José de Paula (orgs.). O mundo do trabalho e a formação crítica. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 45-55.
978-85-7282-497-2
ark:/83112/001300000c8zj
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373750141222912