O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rui Martinho
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207
Resumo: A tentativa de reunir ao estudo das especificidades do ensino, do aprendizado e demais desafios estritamente educacionais, às considerações da sociedade inclusiva, pode ser objeto de diferentes abordagens, uma das quais é o exame da influência do patrimonialismo sobre a educação no Brasil. Para isso podemos incursionar, inicialmente, pelas peculiaridades da sociedade brasileira. O patrimonialismo é uma forma de dominação tradicional, "...inspirada diretamente na economia doméstica (oikos) (...) vincula-se a uma ordem estamental, onde os direitos e as obrigações são alocados basicamente de acordo com o prestígio e os privilégios estamentais. A organização política patrimonial dar-se-ia na medida em que o dominante organizasse de forma análoga ao seu poder doméstico o poder estatal (...) vincula dominantes e dominados por meio de uma comunidade consensual (...) que repousa na convicção de que o poder senhorial exercido tradicionalmente constitui direito legítimo do seu senhor. (...) Apropriando-se dos cargos administrativos e monopolizando-os, a dominação patrimonial não estabelece distinção entre as esferas pública e privada ... ". (F.G.V., 1986:874)...
id UFC-7_eb57bc591457e448323874526864dd15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14207
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileiraPatrimonialismoSociedadeEducaçãoA tentativa de reunir ao estudo das especificidades do ensino, do aprendizado e demais desafios estritamente educacionais, às considerações da sociedade inclusiva, pode ser objeto de diferentes abordagens, uma das quais é o exame da influência do patrimonialismo sobre a educação no Brasil. Para isso podemos incursionar, inicialmente, pelas peculiaridades da sociedade brasileira. O patrimonialismo é uma forma de dominação tradicional, "...inspirada diretamente na economia doméstica (oikos) (...) vincula-se a uma ordem estamental, onde os direitos e as obrigações são alocados basicamente de acordo com o prestígio e os privilégios estamentais. A organização política patrimonial dar-se-ia na medida em que o dominante organizasse de forma análoga ao seu poder doméstico o poder estatal (...) vincula dominantes e dominados por meio de uma comunidade consensual (...) que repousa na convicção de que o poder senhorial exercido tradicionalmente constitui direito legítimo do seu senhor. (...) Apropriando-se dos cargos administrativos e monopolizando-os, a dominação patrimonial não estabelece distinção entre as esferas pública e privada ... ". (F.G.V., 1986:874)...Revista Educação em Debate2015-11-27T15:25:58Z2015-11-27T15:25:58Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Rui Martinho. O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 45-54, 1995.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207Rodrigues, Rui Martinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:52:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14207Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:45.654601Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira
title O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira
spellingShingle O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira
Rodrigues, Rui Martinho
Patrimonialismo
Sociedade
Educação
title_short O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira
title_full O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira
title_fullStr O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira
title_full_unstemmed O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira
title_sort O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira
author Rodrigues, Rui Martinho
author_facet Rodrigues, Rui Martinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rui Martinho
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimonialismo
Sociedade
Educação
topic Patrimonialismo
Sociedade
Educação
description A tentativa de reunir ao estudo das especificidades do ensino, do aprendizado e demais desafios estritamente educacionais, às considerações da sociedade inclusiva, pode ser objeto de diferentes abordagens, uma das quais é o exame da influência do patrimonialismo sobre a educação no Brasil. Para isso podemos incursionar, inicialmente, pelas peculiaridades da sociedade brasileira. O patrimonialismo é uma forma de dominação tradicional, "...inspirada diretamente na economia doméstica (oikos) (...) vincula-se a uma ordem estamental, onde os direitos e as obrigações são alocados basicamente de acordo com o prestígio e os privilégios estamentais. A organização política patrimonial dar-se-ia na medida em que o dominante organizasse de forma análoga ao seu poder doméstico o poder estatal (...) vincula dominantes e dominados por meio de uma comunidade consensual (...) que repousa na convicção de que o poder senhorial exercido tradicionalmente constitui direito legítimo do seu senhor. (...) Apropriando-se dos cargos administrativos e monopolizando-os, a dominação patrimonial não estabelece distinção entre as esferas pública e privada ... ". (F.G.V., 1986:874)...
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2015-11-27T15:25:58Z
2015-11-27T15:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Rui Martinho. O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 45-54, 1995.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207
identifier_str_mv RODRIGUES, Rui Martinho. O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 45-54, 1995.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028916255784960