O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207 |
Resumo: | A tentativa de reunir ao estudo das especificidades do ensino, do aprendizado e demais desafios estritamente educacionais, às considerações da sociedade inclusiva, pode ser objeto de diferentes abordagens, uma das quais é o exame da influência do patrimonialismo sobre a educação no Brasil. Para isso podemos incursionar, inicialmente, pelas peculiaridades da sociedade brasileira. O patrimonialismo é uma forma de dominação tradicional, "...inspirada diretamente na economia doméstica (oikos) (...) vincula-se a uma ordem estamental, onde os direitos e as obrigações são alocados basicamente de acordo com o prestígio e os privilégios estamentais. A organização política patrimonial dar-se-ia na medida em que o dominante organizasse de forma análoga ao seu poder doméstico o poder estatal (...) vincula dominantes e dominados por meio de uma comunidade consensual (...) que repousa na convicção de que o poder senhorial exercido tradicionalmente constitui direito legítimo do seu senhor. (...) Apropriando-se dos cargos administrativos e monopolizando-os, a dominação patrimonial não estabelece distinção entre as esferas pública e privada ... ". (F.G.V., 1986:874)... |
id |
UFC-7_eb57bc591457e448323874526864dd15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14207 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileiraPatrimonialismoSociedadeEducaçãoA tentativa de reunir ao estudo das especificidades do ensino, do aprendizado e demais desafios estritamente educacionais, às considerações da sociedade inclusiva, pode ser objeto de diferentes abordagens, uma das quais é o exame da influência do patrimonialismo sobre a educação no Brasil. Para isso podemos incursionar, inicialmente, pelas peculiaridades da sociedade brasileira. O patrimonialismo é uma forma de dominação tradicional, "...inspirada diretamente na economia doméstica (oikos) (...) vincula-se a uma ordem estamental, onde os direitos e as obrigações são alocados basicamente de acordo com o prestígio e os privilégios estamentais. A organização política patrimonial dar-se-ia na medida em que o dominante organizasse de forma análoga ao seu poder doméstico o poder estatal (...) vincula dominantes e dominados por meio de uma comunidade consensual (...) que repousa na convicção de que o poder senhorial exercido tradicionalmente constitui direito legítimo do seu senhor. (...) Apropriando-se dos cargos administrativos e monopolizando-os, a dominação patrimonial não estabelece distinção entre as esferas pública e privada ... ". (F.G.V., 1986:874)...Revista Educação em Debate2015-11-27T15:25:58Z2015-11-27T15:25:58Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Rui Martinho. O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 45-54, 1995.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207Rodrigues, Rui Martinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:52:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14207Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:45.654601Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira |
title |
O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira |
spellingShingle |
O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira Rodrigues, Rui Martinho Patrimonialismo Sociedade Educação |
title_short |
O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira |
title_full |
O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira |
title_fullStr |
O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira |
title_full_unstemmed |
O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira |
title_sort |
O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira |
author |
Rodrigues, Rui Martinho |
author_facet |
Rodrigues, Rui Martinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rui Martinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimonialismo Sociedade Educação |
topic |
Patrimonialismo Sociedade Educação |
description |
A tentativa de reunir ao estudo das especificidades do ensino, do aprendizado e demais desafios estritamente educacionais, às considerações da sociedade inclusiva, pode ser objeto de diferentes abordagens, uma das quais é o exame da influência do patrimonialismo sobre a educação no Brasil. Para isso podemos incursionar, inicialmente, pelas peculiaridades da sociedade brasileira. O patrimonialismo é uma forma de dominação tradicional, "...inspirada diretamente na economia doméstica (oikos) (...) vincula-se a uma ordem estamental, onde os direitos e as obrigações são alocados basicamente de acordo com o prestígio e os privilégios estamentais. A organização política patrimonial dar-se-ia na medida em que o dominante organizasse de forma análoga ao seu poder doméstico o poder estatal (...) vincula dominantes e dominados por meio de uma comunidade consensual (...) que repousa na convicção de que o poder senhorial exercido tradicionalmente constitui direito legítimo do seu senhor. (...) Apropriando-se dos cargos administrativos e monopolizando-os, a dominação patrimonial não estabelece distinção entre as esferas pública e privada ... ". (F.G.V., 1986:874)... |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 2015-11-27T15:25:58Z 2015-11-27T15:25:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Rui Martinho. O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 45-54, 1995. 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Rui Martinho. O patrimonialismo na sociedade e na educação brasileira. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 45-54, 1995. 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028916255784960 |