Avaliação psicopedagógica do adolescente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42000 |
Resumo: | Relata algumas informações sobre a adolescência evidenciando os fatores: emocional, cognitivo e social. Uma das preocupações e interrogações acerca do diagnóstico psicopedagógico do adolescente é a maneira de avaliação, em seus inúmeros aspectos. Este é um fator preocupante para o psicopedagogo. A responsabilidade de garantir um diagnóstico preciso, garantindo um bem estar não só do adolescente que esta sendo avaliado bem como da família que participa desse mesmo movimento de ansiedade. Descreve alguns procedimentos que possam contribuir para esse processo de avaliação, com o modelo para a prática clínica psicopedagogica desenvolvido por Weiss. Apresenta a importância de uma contribuição à formulação e a implementação de políticas públicas que contemplem os adolescentes, de maneira adequada, em suas necessidades específicas, garantindo seus direitos e, fundamentalmente, sua participação na efetivação dessas políticas. |
id |
UFC-7_ee1bc62a7d3e347bc03eed08295ef3a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42000 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação psicopedagógica do adolescentePsicopedagogiaAdolescênciaAvaliação PsicopedagógicaRelata algumas informações sobre a adolescência evidenciando os fatores: emocional, cognitivo e social. Uma das preocupações e interrogações acerca do diagnóstico psicopedagógico do adolescente é a maneira de avaliação, em seus inúmeros aspectos. Este é um fator preocupante para o psicopedagogo. A responsabilidade de garantir um diagnóstico preciso, garantindo um bem estar não só do adolescente que esta sendo avaliado bem como da família que participa desse mesmo movimento de ansiedade. Descreve alguns procedimentos que possam contribuir para esse processo de avaliação, com o modelo para a prática clínica psicopedagogica desenvolvido por Weiss. Apresenta a importância de uma contribuição à formulação e a implementação de políticas públicas que contemplem os adolescentes, de maneira adequada, em suas necessidades específicas, garantindo seus direitos e, fundamentalmente, sua participação na efetivação dessas políticas.Furlani, Cláudia Sabino AguiarPereira, Josimenia do Nascimento2019-05-24T13:49:38Z2019-05-24T13:49:38Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Josimenia do Nascimento. Avaliação psicopedagógica do adolescente. 2007. 51f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42000porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T13:49:38Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42000Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:50.407949Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação psicopedagógica do adolescente |
title |
Avaliação psicopedagógica do adolescente |
spellingShingle |
Avaliação psicopedagógica do adolescente Pereira, Josimenia do Nascimento Psicopedagogia Adolescência Avaliação Psicopedagógica |
title_short |
Avaliação psicopedagógica do adolescente |
title_full |
Avaliação psicopedagógica do adolescente |
title_fullStr |
Avaliação psicopedagógica do adolescente |
title_full_unstemmed |
Avaliação psicopedagógica do adolescente |
title_sort |
Avaliação psicopedagógica do adolescente |
author |
Pereira, Josimenia do Nascimento |
author_facet |
Pereira, Josimenia do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Furlani, Cláudia Sabino Aguiar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Josimenia do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagogia Adolescência Avaliação Psicopedagógica |
topic |
Psicopedagogia Adolescência Avaliação Psicopedagógica |
description |
Relata algumas informações sobre a adolescência evidenciando os fatores: emocional, cognitivo e social. Uma das preocupações e interrogações acerca do diagnóstico psicopedagógico do adolescente é a maneira de avaliação, em seus inúmeros aspectos. Este é um fator preocupante para o psicopedagogo. A responsabilidade de garantir um diagnóstico preciso, garantindo um bem estar não só do adolescente que esta sendo avaliado bem como da família que participa desse mesmo movimento de ansiedade. Descreve alguns procedimentos que possam contribuir para esse processo de avaliação, com o modelo para a prática clínica psicopedagogica desenvolvido por Weiss. Apresenta a importância de uma contribuição à formulação e a implementação de políticas públicas que contemplem os adolescentes, de maneira adequada, em suas necessidades específicas, garantindo seus direitos e, fundamentalmente, sua participação na efetivação dessas políticas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2019-05-24T13:49:38Z 2019-05-24T13:49:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Josimenia do Nascimento. Avaliação psicopedagógica do adolescente. 2007. 51f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42000 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Josimenia do Nascimento. Avaliação psicopedagógica do adolescente. 2007. 51f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028994733309952 |