Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45229 |
Resumo: | Propõe-se neste projeto de graduação a configuração de um arcabouço tecnológico que contribua efetivamente com a melhoria das condições de ensino e de aprendizado em disciplinas do Centro de Tecnologia. O projeto Sala Virtual de Estudos é associado ao projeto LIGA Engenharia, que, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, busca proporcionar um espaço de extensão da sala de aula presencial, oferecendo não só instrumentos de uso convencional, mas também um arcabouço expansível e que permita agregar tecnologias de domínio específico. Visa-se, com este espaço, colaborar com a redução da evasão e das reprovações. Devido à complexidade inerente à construção de um ambiente virtual completo, optou-se, neste 2º ano de projeto, pela adaptação e especialização do ambiente Moodle, visto ser este um software de código aberto e de larga utilização em muitos países. Este trabalho concentra-se na configuração da verdão 3.1 do Moodle integrando um conjunto de ferramentas úteis em apoio ao ensino presencial. Visa-se oferecer aos alunos e professores um espaço de estudos e pesquisas acadêmicas em forma de uma Sala Virtual. O Moodle possui um amplo repositório de recursos que permitem estender suas funcionalidades. Foram realizadas pesquisas e experimentações de diversos plugins, disponibilizados de maneira gratuita por terceiros, que possam ser reutilizados para configurar um ambiente propício ao apoio ao ensino presencial realizado no Centro de Tecnologia da UFC. Após seleção de um conjunto de plugins, estes foram instalados, verificando-se suas eventuais dependências de outros recursos. Em seguida, foram realizados testes de usabilidade, funcionalidade, aplicabilidade e customização aos interesses deste projeto. A configuração do ambiente Moodle, por meio dos plugins selecionados neste projeto, será aplicada ao servidor Moodle do DETI até dezembro de 2016, juntamente com os demais recursos em desenvolvimento no projeto. |
id |
UFC-7_efef10772cba61b6c5ae16fa78c25174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45229 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencialPluginsAmbientes virtuaisConfiguração de sistemasPropõe-se neste projeto de graduação a configuração de um arcabouço tecnológico que contribua efetivamente com a melhoria das condições de ensino e de aprendizado em disciplinas do Centro de Tecnologia. O projeto Sala Virtual de Estudos é associado ao projeto LIGA Engenharia, que, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, busca proporcionar um espaço de extensão da sala de aula presencial, oferecendo não só instrumentos de uso convencional, mas também um arcabouço expansível e que permita agregar tecnologias de domínio específico. Visa-se, com este espaço, colaborar com a redução da evasão e das reprovações. Devido à complexidade inerente à construção de um ambiente virtual completo, optou-se, neste 2º ano de projeto, pela adaptação e especialização do ambiente Moodle, visto ser este um software de código aberto e de larga utilização em muitos países. Este trabalho concentra-se na configuração da verdão 3.1 do Moodle integrando um conjunto de ferramentas úteis em apoio ao ensino presencial. Visa-se oferecer aos alunos e professores um espaço de estudos e pesquisas acadêmicas em forma de uma Sala Virtual. O Moodle possui um amplo repositório de recursos que permitem estender suas funcionalidades. Foram realizadas pesquisas e experimentações de diversos plugins, disponibilizados de maneira gratuita por terceiros, que possam ser reutilizados para configurar um ambiente propício ao apoio ao ensino presencial realizado no Centro de Tecnologia da UFC. Após seleção de um conjunto de plugins, estes foram instalados, verificando-se suas eventuais dependências de outros recursos. Em seguida, foram realizados testes de usabilidade, funcionalidade, aplicabilidade e customização aos interesses deste projeto. A configuração do ambiente Moodle, por meio dos plugins selecionados neste projeto, será aplicada ao servidor Moodle do DETI até dezembro de 2016, juntamente com os demais recursos em desenvolvimento no projeto.Universidade Federal do Ceará2019-08-28T18:23:53Z2019-08-28T18:23:53Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfAMARAL, Maria Katharine Ferreira et al. Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45229Amaral, Maria Katharine Ferreira doMagalhães, Paolla Brenda MotaRocha Neto, Artur RodriguesCarneiro, Domingos Sávio SilvaSoares, Jose Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45229Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:49.942615Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial |
title |
Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial |
spellingShingle |
Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial Amaral, Maria Katharine Ferreira do Plugins Ambientes virtuais Configuração de sistemas |
title_short |
Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial |
title_full |
Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial |
title_fullStr |
Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial |
title_full_unstemmed |
Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial |
title_sort |
Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial |
author |
Amaral, Maria Katharine Ferreira do |
author_facet |
Amaral, Maria Katharine Ferreira do Magalhães, Paolla Brenda Mota Rocha Neto, Artur Rodrigues Carneiro, Domingos Sávio Silva Soares, Jose Marques |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Paolla Brenda Mota Rocha Neto, Artur Rodrigues Carneiro, Domingos Sávio Silva Soares, Jose Marques |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Maria Katharine Ferreira do Magalhães, Paolla Brenda Mota Rocha Neto, Artur Rodrigues Carneiro, Domingos Sávio Silva Soares, Jose Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plugins Ambientes virtuais Configuração de sistemas |
topic |
Plugins Ambientes virtuais Configuração de sistemas |
description |
Propõe-se neste projeto de graduação a configuração de um arcabouço tecnológico que contribua efetivamente com a melhoria das condições de ensino e de aprendizado em disciplinas do Centro de Tecnologia. O projeto Sala Virtual de Estudos é associado ao projeto LIGA Engenharia, que, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, busca proporcionar um espaço de extensão da sala de aula presencial, oferecendo não só instrumentos de uso convencional, mas também um arcabouço expansível e que permita agregar tecnologias de domínio específico. Visa-se, com este espaço, colaborar com a redução da evasão e das reprovações. Devido à complexidade inerente à construção de um ambiente virtual completo, optou-se, neste 2º ano de projeto, pela adaptação e especialização do ambiente Moodle, visto ser este um software de código aberto e de larga utilização em muitos países. Este trabalho concentra-se na configuração da verdão 3.1 do Moodle integrando um conjunto de ferramentas úteis em apoio ao ensino presencial. Visa-se oferecer aos alunos e professores um espaço de estudos e pesquisas acadêmicas em forma de uma Sala Virtual. O Moodle possui um amplo repositório de recursos que permitem estender suas funcionalidades. Foram realizadas pesquisas e experimentações de diversos plugins, disponibilizados de maneira gratuita por terceiros, que possam ser reutilizados para configurar um ambiente propício ao apoio ao ensino presencial realizado no Centro de Tecnologia da UFC. Após seleção de um conjunto de plugins, estes foram instalados, verificando-se suas eventuais dependências de outros recursos. Em seguida, foram realizados testes de usabilidade, funcionalidade, aplicabilidade e customização aos interesses deste projeto. A configuração do ambiente Moodle, por meio dos plugins selecionados neste projeto, será aplicada ao servidor Moodle do DETI até dezembro de 2016, juntamente com os demais recursos em desenvolvimento no projeto. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-28T18:23:53Z 2019-08-28T18:23:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMARAL, Maria Katharine Ferreira et al. Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45229 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Maria Katharine Ferreira et al. Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028743366574080 |