Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Maria Katharine Ferreira do
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Magalhães, Paolla Brenda Mota, Rocha Neto, Artur Rodrigues, Carneiro, Domingos Sávio Silva, Soares, Jose Marques
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45229
Resumo: Propõe-se neste projeto de graduação a configuração de um arcabouço tecnológico que contribua efetivamente com a melhoria das condições de ensino e de aprendizado em disciplinas do Centro de Tecnologia. O projeto Sala Virtual de Estudos é associado ao projeto LIGA Engenharia, que, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, busca proporcionar um espaço de extensão da sala de aula presencial, oferecendo não só instrumentos de uso convencional, mas também um arcabouço expansível e que permita agregar tecnologias de domínio específico. Visa-se, com este espaço, colaborar com a redução da evasão e das reprovações. Devido à complexidade inerente à construção de um ambiente virtual completo, optou-se, neste 2º ano de projeto, pela adaptação e especialização do ambiente Moodle, visto ser este um software de código aberto e de larga utilização em muitos países. Este trabalho concentra-se na configuração da verdão 3.1 do Moodle integrando um conjunto de ferramentas úteis em apoio ao ensino presencial. Visa-se oferecer aos alunos e professores um espaço de estudos e pesquisas acadêmicas em forma de uma Sala Virtual. O Moodle possui um amplo repositório de recursos que permitem estender suas funcionalidades. Foram realizadas pesquisas e experimentações de diversos plugins, disponibilizados de maneira gratuita por terceiros, que possam ser reutilizados para configurar um ambiente propício ao apoio ao ensino presencial realizado no Centro de Tecnologia da UFC. Após seleção de um conjunto de plugins, estes foram instalados, verificando-se suas eventuais dependências de outros recursos. Em seguida, foram realizados testes de usabilidade, funcionalidade, aplicabilidade e customização aos interesses deste projeto. A configuração do ambiente Moodle, por meio dos plugins selecionados neste projeto, será aplicada ao servidor Moodle do DETI até dezembro de 2016, juntamente com os demais recursos em desenvolvimento no projeto.
id UFC-7_efef10772cba61b6c5ae16fa78c25174
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45229
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencialPluginsAmbientes virtuaisConfiguração de sistemasPropõe-se neste projeto de graduação a configuração de um arcabouço tecnológico que contribua efetivamente com a melhoria das condições de ensino e de aprendizado em disciplinas do Centro de Tecnologia. O projeto Sala Virtual de Estudos é associado ao projeto LIGA Engenharia, que, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, busca proporcionar um espaço de extensão da sala de aula presencial, oferecendo não só instrumentos de uso convencional, mas também um arcabouço expansível e que permita agregar tecnologias de domínio específico. Visa-se, com este espaço, colaborar com a redução da evasão e das reprovações. Devido à complexidade inerente à construção de um ambiente virtual completo, optou-se, neste 2º ano de projeto, pela adaptação e especialização do ambiente Moodle, visto ser este um software de código aberto e de larga utilização em muitos países. Este trabalho concentra-se na configuração da verdão 3.1 do Moodle integrando um conjunto de ferramentas úteis em apoio ao ensino presencial. Visa-se oferecer aos alunos e professores um espaço de estudos e pesquisas acadêmicas em forma de uma Sala Virtual. O Moodle possui um amplo repositório de recursos que permitem estender suas funcionalidades. Foram realizadas pesquisas e experimentações de diversos plugins, disponibilizados de maneira gratuita por terceiros, que possam ser reutilizados para configurar um ambiente propício ao apoio ao ensino presencial realizado no Centro de Tecnologia da UFC. Após seleção de um conjunto de plugins, estes foram instalados, verificando-se suas eventuais dependências de outros recursos. Em seguida, foram realizados testes de usabilidade, funcionalidade, aplicabilidade e customização aos interesses deste projeto. A configuração do ambiente Moodle, por meio dos plugins selecionados neste projeto, será aplicada ao servidor Moodle do DETI até dezembro de 2016, juntamente com os demais recursos em desenvolvimento no projeto.Universidade Federal do Ceará2019-08-28T18:23:53Z2019-08-28T18:23:53Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfAMARAL, Maria Katharine Ferreira et al. Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45229Amaral, Maria Katharine Ferreira doMagalhães, Paolla Brenda MotaRocha Neto, Artur RodriguesCarneiro, Domingos Sávio SilvaSoares, Jose Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45229Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T18:43:06Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial
title Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial
spellingShingle Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial
Amaral, Maria Katharine Ferreira do
Plugins
Ambientes virtuais
Configuração de sistemas
title_short Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial
title_full Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial
title_fullStr Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial
title_full_unstemmed Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial
title_sort Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial
author Amaral, Maria Katharine Ferreira do
author_facet Amaral, Maria Katharine Ferreira do
Magalhães, Paolla Brenda Mota
Rocha Neto, Artur Rodrigues
Carneiro, Domingos Sávio Silva
Soares, Jose Marques
author_role author
author2 Magalhães, Paolla Brenda Mota
Rocha Neto, Artur Rodrigues
Carneiro, Domingos Sávio Silva
Soares, Jose Marques
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Maria Katharine Ferreira do
Magalhães, Paolla Brenda Mota
Rocha Neto, Artur Rodrigues
Carneiro, Domingos Sávio Silva
Soares, Jose Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Plugins
Ambientes virtuais
Configuração de sistemas
topic Plugins
Ambientes virtuais
Configuração de sistemas
description Propõe-se neste projeto de graduação a configuração de um arcabouço tecnológico que contribua efetivamente com a melhoria das condições de ensino e de aprendizado em disciplinas do Centro de Tecnologia. O projeto Sala Virtual de Estudos é associado ao projeto LIGA Engenharia, que, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, busca proporcionar um espaço de extensão da sala de aula presencial, oferecendo não só instrumentos de uso convencional, mas também um arcabouço expansível e que permita agregar tecnologias de domínio específico. Visa-se, com este espaço, colaborar com a redução da evasão e das reprovações. Devido à complexidade inerente à construção de um ambiente virtual completo, optou-se, neste 2º ano de projeto, pela adaptação e especialização do ambiente Moodle, visto ser este um software de código aberto e de larga utilização em muitos países. Este trabalho concentra-se na configuração da verdão 3.1 do Moodle integrando um conjunto de ferramentas úteis em apoio ao ensino presencial. Visa-se oferecer aos alunos e professores um espaço de estudos e pesquisas acadêmicas em forma de uma Sala Virtual. O Moodle possui um amplo repositório de recursos que permitem estender suas funcionalidades. Foram realizadas pesquisas e experimentações de diversos plugins, disponibilizados de maneira gratuita por terceiros, que possam ser reutilizados para configurar um ambiente propício ao apoio ao ensino presencial realizado no Centro de Tecnologia da UFC. Após seleção de um conjunto de plugins, estes foram instalados, verificando-se suas eventuais dependências de outros recursos. Em seguida, foram realizados testes de usabilidade, funcionalidade, aplicabilidade e customização aos interesses deste projeto. A configuração do ambiente Moodle, por meio dos plugins selecionados neste projeto, será aplicada ao servidor Moodle do DETI até dezembro de 2016, juntamente com os demais recursos em desenvolvimento no projeto.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-28T18:23:53Z
2019-08-28T18:23:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMARAL, Maria Katharine Ferreira et al. Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45229
identifier_str_mv AMARAL, Maria Katharine Ferreira et al. Projetos sala virtual de estudos e liga engenharia: configuração do moodle V3.1 por meio de plugins em apoio ao ensino presencial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935793093869568