A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fama, Francisca Gardênia Carlos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21034
Resumo: The Biological Evolution has a great importance to the comprehension to Biology studies, as well as to citizens‟ formation, since it is considered the main point for a better comprehension of biological processes. This work intends to verify the main views presented by teachers‟ high school biology at public schools at Maracanaú’s city (Ceará), about evolution as well as its way of dealing with it on a day-to-day, especially in controversial issues surrounding the evolutionary theory. For this, we applied a questionaries to the biology teachers in these schools between April and November 2015. In the analysis of these questionaries, it was verified that teachers have some difficulties to these study thoughts of Biologic Evolution, especially to the concept and meaning of natural selection to control of evolution evidences, of mistaken conceptions sometimes connected to questionably designated as such scientific knowledge. Evolutionary biology, in our reality, is not a priority up to its potential and importance, in order to contribute to the needs of society in the field of their social applications, such as in research, combat genetic diseases and treatment and plant breeding, thus ensuring survival of living beings.
id UFC-7_f1b26c5ddcee90530b617b608157d6e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21034
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.The understanding and teaching of biological evolution by the teachers of public schools in the Maracanaú’s city located in Ceará.Biologia EvolutivaCriacionismoDarwinEscolas - Maracanaú-CEBiologia (Ensino médio)Professores de biologiaThe Biological Evolution has a great importance to the comprehension to Biology studies, as well as to citizens‟ formation, since it is considered the main point for a better comprehension of biological processes. This work intends to verify the main views presented by teachers‟ high school biology at public schools at Maracanaú’s city (Ceará), about evolution as well as its way of dealing with it on a day-to-day, especially in controversial issues surrounding the evolutionary theory. For this, we applied a questionaries to the biology teachers in these schools between April and November 2015. In the analysis of these questionaries, it was verified that teachers have some difficulties to these study thoughts of Biologic Evolution, especially to the concept and meaning of natural selection to control of evolution evidences, of mistaken conceptions sometimes connected to questionably designated as such scientific knowledge. Evolutionary biology, in our reality, is not a priority up to its potential and importance, in order to contribute to the needs of society in the field of their social applications, such as in research, combat genetic diseases and treatment and plant breeding, thus ensuring survival of living beings.A Evolução Biológica possui grande importância para a compreensão da Biologia, bem como para a formação dos cidadãos, uma vez que é considerada o eixo norteador para o entendimento dos processos biológicos. O presente trabalho tem por objetivo principal verificar as concepções apresentadas pelos professores de Biologia do Ensino Médio de seis escolas da rede pública do município de Maracanaú-Ceará a respeito da Evolução, e sua forma de lidar com o assunto no dia-a-dia, sobretudo nos assuntos polêmicos que cercam a Teoria Evolucionista. Para isso, aplicam-se como instrumento de coleta um questionário entre os meses de abril a novembro de 2015 para os professores que ministram a disciplina de Biologia na 3ª série do ensino médio dessas escolas. Na análise desses questionários, verificou-se que os professores tem dificuldade em relação ao objeto de estudo da Evolução Biológica, especialmente no que diz respeito ao conceito e significado de seleção natural ao domínio das evidencias evolutivas, ao uso de conceitos equivocados, muitas vezes ligados a conhecimentos pseudocientíficos. A Biologia Evolutiva, na nossa realidade, não é uma prioridade à altura de seu potencial e importância, para poder contribuir com as necessidades da sociedade no campo de suas aplicações sociais, como nas pesquisas, combates das doenças genéticas, tratamento e melhoramento de plantas, garantindo, assim, a sobrevivência dos seres vivos.Lima, Daniel CassianoFama, Francisca Gardênia Carlos2016-11-14T11:19:45Z2016-11-14T11:19:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFAMA, Francisca Gardênia Carlos. A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21034porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-02T17:02:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21034Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:27.871312Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.
The understanding and teaching of biological evolution by the teachers of public schools in the Maracanaú’s city located in Ceará.
title A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.
spellingShingle A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.
Fama, Francisca Gardênia Carlos
Biologia Evolutiva
Criacionismo
Darwin
Escolas - Maracanaú-CE
Biologia (Ensino médio)
Professores de biologia
title_short A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.
title_full A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.
title_fullStr A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.
title_full_unstemmed A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.
title_sort A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce.
author Fama, Francisca Gardênia Carlos
author_facet Fama, Francisca Gardênia Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Daniel Cassiano
dc.contributor.author.fl_str_mv Fama, Francisca Gardênia Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia Evolutiva
Criacionismo
Darwin
Escolas - Maracanaú-CE
Biologia (Ensino médio)
Professores de biologia
topic Biologia Evolutiva
Criacionismo
Darwin
Escolas - Maracanaú-CE
Biologia (Ensino médio)
Professores de biologia
description The Biological Evolution has a great importance to the comprehension to Biology studies, as well as to citizens‟ formation, since it is considered the main point for a better comprehension of biological processes. This work intends to verify the main views presented by teachers‟ high school biology at public schools at Maracanaú’s city (Ceará), about evolution as well as its way of dealing with it on a day-to-day, especially in controversial issues surrounding the evolutionary theory. For this, we applied a questionaries to the biology teachers in these schools between April and November 2015. In the analysis of these questionaries, it was verified that teachers have some difficulties to these study thoughts of Biologic Evolution, especially to the concept and meaning of natural selection to control of evolution evidences, of mistaken conceptions sometimes connected to questionably designated as such scientific knowledge. Evolutionary biology, in our reality, is not a priority up to its potential and importance, in order to contribute to the needs of society in the field of their social applications, such as in research, combat genetic diseases and treatment and plant breeding, thus ensuring survival of living beings.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14T11:19:45Z
2016-11-14T11:19:45Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FAMA, Francisca Gardênia Carlos. A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21034
identifier_str_mv FAMA, Francisca Gardênia Carlos. A compreensão e o ensino da evolução biológica pelos docentes de escolas públicas no município de Maracanaú-Ce. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028804997677056