Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Edeane Silva de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cordeiro, Rogério Soares, Martins, Jesuino da Silva Costa, Sousa, Elson Silva de, Cajaiba, Reinaldo Lucas, Pereira, Martha Sousa Brito, Pereira, Kleber Sales, Sousa, Vilson de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17156
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes da terceira série do Ensino Médio, em duas escolas públicas do município de Buriticupu (MA), que buscou investigar as concepções sobre a teoria da evolução humana a partir da análise de imagens. Foi aplicado um questionário com identificação dos perfis (N?= 197). Este apresentava quatro imagens e oito questões abertas. Para análise e discussão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo, achada em outros trabalhos e no referencial bibliográfico. Os resultados revelaram que, embora os participantes façam associações para abordagens com um viés evolutivo, nota-se uma forte influência dos aspectos religiosos e do senso comum em detrimento da ampla aceitação da teoria da evolução pela comunidade científica. Apesar de explicitarem que a árvore filogenética é a melhor forma de representação da teoria da evolução, suas justificativas estão embebidas de ideias criacionistas e a referências da iconografia linear, a marcha dos hominídeos. Esses resultados têm implicações educacionais, principalmente para a formação docente e o ensino de Biologia na Educação Básica.
id VERACRUZ-0_9a580a943669716d53b70aeee24acc0d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17156
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School studentsEnsino de evolução humanaImagensDarwinismoCriacionismo.Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes da terceira série do Ensino Médio, em duas escolas públicas do município de Buriticupu (MA), que buscou investigar as concepções sobre a teoria da evolução humana a partir da análise de imagens. Foi aplicado um questionário com identificação dos perfis (N?= 197). Este apresentava quatro imagens e oito questões abertas. Para análise e discussão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo, achada em outros trabalhos e no referencial bibliográfico. Os resultados revelaram que, embora os participantes façam associações para abordagens com um viés evolutivo, nota-se uma forte influência dos aspectos religiosos e do senso comum em detrimento da ampla aceitação da teoria da evolução pela comunidade científica. Apesar de explicitarem que a árvore filogenética é a melhor forma de representação da teoria da evolução, suas justificativas estão embebidas de ideias criacionistas e a referências da iconografia linear, a marcha dos hominídeos. Esses resultados têm implicações educacionais, principalmente para a formação docente e o ensino de Biologia na Educação Básica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1715610.34117/bjdv6n9-540Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71324-71343Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71324-71343Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71324-713432525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17156/13950Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Edeane Silva deCordeiro, Rogério SoaresMartins, Jesuino da Silva CostaSousa, Elson Silva deCajaiba, Reinaldo LucasPereira, Martha Sousa BritoPereira, Kleber SalesSousa, Vilson de Almeida2020-10-14T16:32:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17156Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:55.238071Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students
title Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students
spellingShingle Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students
Sousa, Edeane Silva de
Ensino de evolução humana
Imagens
Darwinismo
Criacionismo.
title_short Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students
title_full Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students
title_fullStr Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students
title_full_unstemmed Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students
title_sort Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students
author Sousa, Edeane Silva de
author_facet Sousa, Edeane Silva de
Cordeiro, Rogério Soares
Martins, Jesuino da Silva Costa
Sousa, Elson Silva de
Cajaiba, Reinaldo Lucas
Pereira, Martha Sousa Brito
Pereira, Kleber Sales
Sousa, Vilson de Almeida
author_role author
author2 Cordeiro, Rogério Soares
Martins, Jesuino da Silva Costa
Sousa, Elson Silva de
Cajaiba, Reinaldo Lucas
Pereira, Martha Sousa Brito
Pereira, Kleber Sales
Sousa, Vilson de Almeida
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Edeane Silva de
Cordeiro, Rogério Soares
Martins, Jesuino da Silva Costa
Sousa, Elson Silva de
Cajaiba, Reinaldo Lucas
Pereira, Martha Sousa Brito
Pereira, Kleber Sales
Sousa, Vilson de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de evolução humana
Imagens
Darwinismo
Criacionismo.
topic Ensino de evolução humana
Imagens
Darwinismo
Criacionismo.
description Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes da terceira série do Ensino Médio, em duas escolas públicas do município de Buriticupu (MA), que buscou investigar as concepções sobre a teoria da evolução humana a partir da análise de imagens. Foi aplicado um questionário com identificação dos perfis (N?= 197). Este apresentava quatro imagens e oito questões abertas. Para análise e discussão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo, achada em outros trabalhos e no referencial bibliográfico. Os resultados revelaram que, embora os participantes façam associações para abordagens com um viés evolutivo, nota-se uma forte influência dos aspectos religiosos e do senso comum em detrimento da ampla aceitação da teoria da evolução pela comunidade científica. Apesar de explicitarem que a árvore filogenética é a melhor forma de representação da teoria da evolução, suas justificativas estão embebidas de ideias criacionistas e a referências da iconografia linear, a marcha dos hominídeos. Esses resultados têm implicações educacionais, principalmente para a formação docente e o ensino de Biologia na Educação Básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17156
10.34117/bjdv6n9-540
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17156
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17156/13950
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71324-71343
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71324-71343
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71324-71343
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645480406548480