Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17156 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes da terceira série do Ensino Médio, em duas escolas públicas do município de Buriticupu (MA), que buscou investigar as concepções sobre a teoria da evolução humana a partir da análise de imagens. Foi aplicado um questionário com identificação dos perfis (N?= 197). Este apresentava quatro imagens e oito questões abertas. Para análise e discussão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo, achada em outros trabalhos e no referencial bibliográfico. Os resultados revelaram que, embora os participantes façam associações para abordagens com um viés evolutivo, nota-se uma forte influência dos aspectos religiosos e do senso comum em detrimento da ampla aceitação da teoria da evolução pela comunidade científica. Apesar de explicitarem que a árvore filogenética é a melhor forma de representação da teoria da evolução, suas justificativas estão embebidas de ideias criacionistas e a referências da iconografia linear, a marcha dos hominídeos. Esses resultados têm implicações educacionais, principalmente para a formação docente e o ensino de Biologia na Educação Básica. |
id |
VERACRUZ-0_9a580a943669716d53b70aeee24acc0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17156 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School studentsEnsino de evolução humanaImagensDarwinismoCriacionismo.Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes da terceira série do Ensino Médio, em duas escolas públicas do município de Buriticupu (MA), que buscou investigar as concepções sobre a teoria da evolução humana a partir da análise de imagens. Foi aplicado um questionário com identificação dos perfis (N?= 197). Este apresentava quatro imagens e oito questões abertas. Para análise e discussão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo, achada em outros trabalhos e no referencial bibliográfico. Os resultados revelaram que, embora os participantes façam associações para abordagens com um viés evolutivo, nota-se uma forte influência dos aspectos religiosos e do senso comum em detrimento da ampla aceitação da teoria da evolução pela comunidade científica. Apesar de explicitarem que a árvore filogenética é a melhor forma de representação da teoria da evolução, suas justificativas estão embebidas de ideias criacionistas e a referências da iconografia linear, a marcha dos hominídeos. Esses resultados têm implicações educacionais, principalmente para a formação docente e o ensino de Biologia na Educação Básica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1715610.34117/bjdv6n9-540Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71324-71343Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71324-71343Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71324-713432525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17156/13950Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Edeane Silva deCordeiro, Rogério SoaresMartins, Jesuino da Silva CostaSousa, Elson Silva deCajaiba, Reinaldo LucasPereira, Martha Sousa BritoPereira, Kleber SalesSousa, Vilson de Almeida2020-10-14T16:32:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17156Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:55.238071Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students |
title |
Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students |
spellingShingle |
Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students Sousa, Edeane Silva de Ensino de evolução humana Imagens Darwinismo Criacionismo. |
title_short |
Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students |
title_full |
Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students |
title_fullStr |
Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students |
title_full_unstemmed |
Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students |
title_sort |
Análise de imagens sobre Evolução Humana por Estudantes de Ensino Médio / Analysis of Human Evolution images by High School students |
author |
Sousa, Edeane Silva de |
author_facet |
Sousa, Edeane Silva de Cordeiro, Rogério Soares Martins, Jesuino da Silva Costa Sousa, Elson Silva de Cajaiba, Reinaldo Lucas Pereira, Martha Sousa Brito Pereira, Kleber Sales Sousa, Vilson de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Rogério Soares Martins, Jesuino da Silva Costa Sousa, Elson Silva de Cajaiba, Reinaldo Lucas Pereira, Martha Sousa Brito Pereira, Kleber Sales Sousa, Vilson de Almeida |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Edeane Silva de Cordeiro, Rogério Soares Martins, Jesuino da Silva Costa Sousa, Elson Silva de Cajaiba, Reinaldo Lucas Pereira, Martha Sousa Brito Pereira, Kleber Sales Sousa, Vilson de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de evolução humana Imagens Darwinismo Criacionismo. |
topic |
Ensino de evolução humana Imagens Darwinismo Criacionismo. |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada com estudantes da terceira série do Ensino Médio, em duas escolas públicas do município de Buriticupu (MA), que buscou investigar as concepções sobre a teoria da evolução humana a partir da análise de imagens. Foi aplicado um questionário com identificação dos perfis (N?= 197). Este apresentava quatro imagens e oito questões abertas. Para análise e discussão dos dados, foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo, achada em outros trabalhos e no referencial bibliográfico. Os resultados revelaram que, embora os participantes façam associações para abordagens com um viés evolutivo, nota-se uma forte influência dos aspectos religiosos e do senso comum em detrimento da ampla aceitação da teoria da evolução pela comunidade científica. Apesar de explicitarem que a árvore filogenética é a melhor forma de representação da teoria da evolução, suas justificativas estão embebidas de ideias criacionistas e a referências da iconografia linear, a marcha dos hominídeos. Esses resultados têm implicações educacionais, principalmente para a formação docente e o ensino de Biologia na Educação Básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17156 10.34117/bjdv6n9-540 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17156 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17156/13950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 71324-71343 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 71324-71343 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 71324-71343 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645480406548480 |