A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cynthia Ranyelle da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Conceição, Alexandre Rodrigues da, Mota, Maria Danielle Araújo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000jrxw
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53005
Resumo: Uma prática pedagógica comprometida com a elevação qualitativa da aprendizagem dos educandos, perpassa por uma compreensão ampla e multidimensional do conceito de avaliação. Assim, o objetivo desse trabalho consiste em discutir a partir da percepção de estudantes sobre as contribuições do uso de mapas mentais como ferramenta de avaliação da aprendizagem especificamente no ensino de Biologia. O presente trabalho apresenta abordagem qualitativa os participantes da pesquisa foram quinze estudantes que estão cursando a segunda série do ensino médio de uma escola de rede privada, localizada na parte alta da cidade de Maceió/AL. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a construção de mapas mentais sobre os filos dos invertebrados, trabalhados no segundo e terceiro bimestre da disciplina de Biologia. As discussões posteriores serão baseadas nas concepções dos discentes acerca dessa ferramenta e suas contribuições para aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Assim, cabe a nós enquanto professores buscarmos estratégias avaliativas que favoreçam a aprendizagem e desenvolvimentos dos educandos em suas máximas possibilidades e principalmente comprometidas com a formação omnilateral dos nossos educandos.
id UFC-7_f3363628ca070e06355e97afe288ee33
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53005
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologiaMapas mentaisAprendizagemEnsino- BiologiaUma prática pedagógica comprometida com a elevação qualitativa da aprendizagem dos educandos, perpassa por uma compreensão ampla e multidimensional do conceito de avaliação. Assim, o objetivo desse trabalho consiste em discutir a partir da percepção de estudantes sobre as contribuições do uso de mapas mentais como ferramenta de avaliação da aprendizagem especificamente no ensino de Biologia. O presente trabalho apresenta abordagem qualitativa os participantes da pesquisa foram quinze estudantes que estão cursando a segunda série do ensino médio de uma escola de rede privada, localizada na parte alta da cidade de Maceió/AL. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a construção de mapas mentais sobre os filos dos invertebrados, trabalhados no segundo e terceiro bimestre da disciplina de Biologia. As discussões posteriores serão baseadas nas concepções dos discentes acerca dessa ferramenta e suas contribuições para aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Assim, cabe a nós enquanto professores buscarmos estratégias avaliativas que favoreçam a aprendizagem e desenvolvimentos dos educandos em suas máximas possibilidades e principalmente comprometidas com a formação omnilateral dos nossos educandos.Realize Eventos2020-07-20T11:22:09Z2020-07-20T11:22:09Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSANTOS, Cynthia Ranyelle da Silva; CONCEIÇÃO, Alexandre Rodrigues da; MOTA, Maria Danielle Araújo. A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.978-65-86901-07-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53005ark:/83112/001300000jrxwSantos, Cynthia Ranyelle da SilvaConceição, Alexandre Rodrigues daMota, Maria Danielle Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-20T11:22:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53005Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:29.111935Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia
title A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia
spellingShingle A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia
Santos, Cynthia Ranyelle da Silva
Mapas mentais
Aprendizagem
Ensino- Biologia
title_short A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia
title_full A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia
title_fullStr A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia
title_full_unstemmed A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia
title_sort A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia
author Santos, Cynthia Ranyelle da Silva
author_facet Santos, Cynthia Ranyelle da Silva
Conceição, Alexandre Rodrigues da
Mota, Maria Danielle Araújo
author_role author
author2 Conceição, Alexandre Rodrigues da
Mota, Maria Danielle Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cynthia Ranyelle da Silva
Conceição, Alexandre Rodrigues da
Mota, Maria Danielle Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas mentais
Aprendizagem
Ensino- Biologia
topic Mapas mentais
Aprendizagem
Ensino- Biologia
description Uma prática pedagógica comprometida com a elevação qualitativa da aprendizagem dos educandos, perpassa por uma compreensão ampla e multidimensional do conceito de avaliação. Assim, o objetivo desse trabalho consiste em discutir a partir da percepção de estudantes sobre as contribuições do uso de mapas mentais como ferramenta de avaliação da aprendizagem especificamente no ensino de Biologia. O presente trabalho apresenta abordagem qualitativa os participantes da pesquisa foram quinze estudantes que estão cursando a segunda série do ensino médio de uma escola de rede privada, localizada na parte alta da cidade de Maceió/AL. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a construção de mapas mentais sobre os filos dos invertebrados, trabalhados no segundo e terceiro bimestre da disciplina de Biologia. As discussões posteriores serão baseadas nas concepções dos discentes acerca dessa ferramenta e suas contribuições para aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Assim, cabe a nós enquanto professores buscarmos estratégias avaliativas que favoreçam a aprendizagem e desenvolvimentos dos educandos em suas máximas possibilidades e principalmente comprometidas com a formação omnilateral dos nossos educandos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20T11:22:09Z
2020-07-20T11:22:09Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Cynthia Ranyelle da Silva; CONCEIÇÃO, Alexandre Rodrigues da; MOTA, Maria Danielle Araújo. A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53005
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000jrxw
identifier_str_mv SANTOS, Cynthia Ranyelle da Silva; CONCEIÇÃO, Alexandre Rodrigues da; MOTA, Maria Danielle Araújo. A utilização dos mapas mentais como instrumento avaliativo no ensino de biologia. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
978-65-86901-07-8
ark:/83112/001300000jrxw
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Realize Eventos
publisher.none.fl_str_mv Realize Eventos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373785680609280