Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paulo Rafael dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-19072023-134249/
Resumo: Considerando as transformações e discussões no campo educacional ocorridas ultimamente, devido em grande parte do avanço tecnológico, e consequentemente do aumento do uso de TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação, emergiram discussões sobre Metodologias Ativas, como uma nova abordagem pedagógica. No entanto, há várias questões a serem tratadas sobre quais TICs poderiam ser utilizadas como ferramentas de avaliação da aprendizagem quando utilizadas as metodologias ativas. Dentre estas TICs, surge neste trabalho a hipótese de usar Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo, permeado pela oportunidade de pesquisa a partir do problema observado, em que apesar dos estudos apontarem a relevância, qualidade e popularidade dos Mapas Mentais, sua eficácia não se garante. Assim, tem-se como objetivo geral propor a elaboração de Mapas Mentais como um modelo avaliativo que possa ser eficaz e se ajustar às demandas da educação na atualidade. Para demonstrar isso, foi utilizado o método de DSR - Design Science Research, que se preocupa em prescrever um artefato em vista de solucionar um problema prático. Dessa forma, desenvolveu-se uma metodologia de aplicação dos Mapas Mentais como Instrumento de Avaliação para alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os resultados seguem as etapas traçadas na metodologia, sendo possível verificar avanços na compreensão do tema ao constatar que a ferramenta permitiu o redesenho do processo avaliativo ao desenvolver aspectos como criticidade, raciocino, organização e síntese de ideias, como se vê a partir dos resultados das atividades desenvolvidas. Por fim, após analisar os pontos fortes, limitações, oportunidades e riscos à implementação, sugere-se a aplicação o artefato desenvolvido, a saber: a proposta de uso dos Mapas Mentais como ferramenta avaliativa, em outros contextos para ampliar os conhecimentos conquistados.
id USP_a5e0e757dc222af10c719650dc143b40
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19072023-134249
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Mapas Mentais como Instrumento AvaliativoMind Maps as an Assessment ToolActive MethodologiesAvaliação de AprendizagemDesign Science ResearchDesign Science ResearchLearning AssessmentMapas MentaisMetodologias AtivasMind MapsConsiderando as transformações e discussões no campo educacional ocorridas ultimamente, devido em grande parte do avanço tecnológico, e consequentemente do aumento do uso de TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação, emergiram discussões sobre Metodologias Ativas, como uma nova abordagem pedagógica. No entanto, há várias questões a serem tratadas sobre quais TICs poderiam ser utilizadas como ferramentas de avaliação da aprendizagem quando utilizadas as metodologias ativas. Dentre estas TICs, surge neste trabalho a hipótese de usar Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo, permeado pela oportunidade de pesquisa a partir do problema observado, em que apesar dos estudos apontarem a relevância, qualidade e popularidade dos Mapas Mentais, sua eficácia não se garante. Assim, tem-se como objetivo geral propor a elaboração de Mapas Mentais como um modelo avaliativo que possa ser eficaz e se ajustar às demandas da educação na atualidade. Para demonstrar isso, foi utilizado o método de DSR - Design Science Research, que se preocupa em prescrever um artefato em vista de solucionar um problema prático. Dessa forma, desenvolveu-se uma metodologia de aplicação dos Mapas Mentais como Instrumento de Avaliação para alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os resultados seguem as etapas traçadas na metodologia, sendo possível verificar avanços na compreensão do tema ao constatar que a ferramenta permitiu o redesenho do processo avaliativo ao desenvolver aspectos como criticidade, raciocino, organização e síntese de ideias, como se vê a partir dos resultados das atividades desenvolvidas. Por fim, após analisar os pontos fortes, limitações, oportunidades e riscos à implementação, sugere-se a aplicação o artefato desenvolvido, a saber: a proposta de uso dos Mapas Mentais como ferramenta avaliativa, em outros contextos para ampliar os conhecimentos conquistados.Considering the transformations and discussions in the educational field that have taken place lately, largely due to technological advances, and consequently to the increase in the use of ICT - Information and Communication Technologies, discussions about Active Methodologies emerged as a new pedagogical approach. However, there are several questions to be addressed about which ICTs could be used as learning assessment tools when using active methodologies. Among these ICTs, the hypothesis of using Mind Maps as an Assessment Tool arises in this work, permeated by the opportunity for research stemming from the observed problem, in which despite studies indicating the relevance, quality, and popularity of mind maps, their effectiveness is not guaranteed. Thus, the general objective is to propose the development of mind maps as an assessment model that can be effective and adjusted to the demands of contemporary education. In order to demonstrate this, the DSR - Design Science Research - method was used, concerned with prescribing an artifact in order to solve a practical problem. Therefore, a methodology was developed to apply mind maps as an assessment tool for high school students in a public school in the countryside of São Paulo state. The results follow the steps established in the methodology, demonstrating progress in the comprehension of the theme by verifying that the tool permitted the redesign of the assessment process by developing aspects such as criticality, reasoning, organization and synthesis of ideas, as evidenced by the developed activities. Finally, after analyzing the strengths, limitations, opportunities, and risks of implementation, it is suggested to apply the developed artifact, namely: the proposal to use Mind Maps as an assessment tool in other contexts, to expand the acquired knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Eduardo Ferro dosSantos, Paulo Rafael dos2023-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-19072023-134249/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-19T16:43:08Zoai:teses.usp.br:tde-19072023-134249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-19T16:43:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo
Mind Maps as an Assessment Tool
title Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo
spellingShingle Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo
Santos, Paulo Rafael dos
Active Methodologies
Avaliação de Aprendizagem
Design Science Research
Design Science Research
Learning Assessment
Mapas Mentais
Metodologias Ativas
Mind Maps
title_short Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo
title_full Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo
title_fullStr Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo
title_full_unstemmed Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo
title_sort Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo
author Santos, Paulo Rafael dos
author_facet Santos, Paulo Rafael dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Eduardo Ferro dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Paulo Rafael dos
dc.subject.por.fl_str_mv Active Methodologies
Avaliação de Aprendizagem
Design Science Research
Design Science Research
Learning Assessment
Mapas Mentais
Metodologias Ativas
Mind Maps
topic Active Methodologies
Avaliação de Aprendizagem
Design Science Research
Design Science Research
Learning Assessment
Mapas Mentais
Metodologias Ativas
Mind Maps
description Considerando as transformações e discussões no campo educacional ocorridas ultimamente, devido em grande parte do avanço tecnológico, e consequentemente do aumento do uso de TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação, emergiram discussões sobre Metodologias Ativas, como uma nova abordagem pedagógica. No entanto, há várias questões a serem tratadas sobre quais TICs poderiam ser utilizadas como ferramentas de avaliação da aprendizagem quando utilizadas as metodologias ativas. Dentre estas TICs, surge neste trabalho a hipótese de usar Mapas Mentais como Instrumento Avaliativo, permeado pela oportunidade de pesquisa a partir do problema observado, em que apesar dos estudos apontarem a relevância, qualidade e popularidade dos Mapas Mentais, sua eficácia não se garante. Assim, tem-se como objetivo geral propor a elaboração de Mapas Mentais como um modelo avaliativo que possa ser eficaz e se ajustar às demandas da educação na atualidade. Para demonstrar isso, foi utilizado o método de DSR - Design Science Research, que se preocupa em prescrever um artefato em vista de solucionar um problema prático. Dessa forma, desenvolveu-se uma metodologia de aplicação dos Mapas Mentais como Instrumento de Avaliação para alunos do Ensino Médio de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os resultados seguem as etapas traçadas na metodologia, sendo possível verificar avanços na compreensão do tema ao constatar que a ferramenta permitiu o redesenho do processo avaliativo ao desenvolver aspectos como criticidade, raciocino, organização e síntese de ideias, como se vê a partir dos resultados das atividades desenvolvidas. Por fim, após analisar os pontos fortes, limitações, oportunidades e riscos à implementação, sugere-se a aplicação o artefato desenvolvido, a saber: a proposta de uso dos Mapas Mentais como ferramenta avaliativa, em outros contextos para ampliar os conhecimentos conquistados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-19072023-134249/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-19072023-134249/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257174925901824