Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rafael Reis
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Forte, Tereza Cristina Marques, Sarte, Marina Fiuza, Melo, Iracema Matos de, Lima, Vilma
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26779
Resumo: RIBEIRO, Rafael Reis et al. Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
id UFC-7_f3867fdd75cde6ca98f24dc1c89c9fe1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26779
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.Docência.Farmacologia.pós-graduação.RIBEIRO, Rafael Reis et al. Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)O estágio de docência é uma atividade acadêmica supervisionada que faz parte da grade curricular dos cursos de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em farmacologia, assim como de outras pós-graduações da Universidade Federal do Ceará (UFC). É uma iniciativa do programa de articulação entre graduação e pós-graduação (PROPAG) que visa auxiliar na capacitação do pós-graduando (PG) para o futuro exercício da docência. O presente relato tem por objetivo compartilhar a experiência de um mestrando em Farmacologia junto à disciplina de farmacologia para odontologia da UFC. Sob supervisão e auxílio da orientadora do mestrado/coordenadora da disciplina foi elaborada e ministrada aula expositiva sobre “mediadores químicos da inflamação”, tema relacionado ao seu objeto de pesquisa. Ao final, o PG foi avaliado por 20 alunos, de 28 matriculados na turma de graduação de 2015.2, através de questionário inferindo sobre o desempenho do PG quanto: à clareza, ao conhecimento do assunto, a capacidade de esclarecer dúvidas, à capacidade de motivar a turma, bem como a qualidade dos slides, atribuindo-se uma pontuação de 1 a 5, sendo 5 a pontuação máxima. Ao analisar a média das pontuações de cada item, constatou-se que o aspecto melhor avaliado foi o sobre conhecimento do assunto (média= 4,65), seguido por capacidade de esclarecer dúvidas (4,25), qualidade dos slides (4), clareza ao se expressar (3,85) e capacidade de motivar os alunos (3,4). Concluiu-se que a experiência do estágio de docência pode ser importante para acompanhar o desempenho do pós-graduando e, portanto, contribuiu para a formação crítica do futuro docente nos seus diversos aspectos didático-pedagógicos, bem como ensaiar um engrandecimento de relação aluno/professor. Dessa forma, o estágio docente, devidamente supervisionado, deve ser valorizado como ferramenta para autoavaliação e formação no contexto das pós-graduações strictu sensu. Apoio: PIBIC; CAPES.2017-10-23T19:42:12Z2017-10-23T19:42:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRIBEIRO, R. R; FORTE, T. C. M; SARTE, M. F; MELO, I. M; LIMA, V; LIMA, V; (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26779Ribeiro, Rafael ReisForte, Tereza Cristina MarquesSarte, Marina FiuzaMelo, Iracema Matos deLima, Vilmainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T13:02:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26779Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:24.684275Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.
title Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.
spellingShingle Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.
Ribeiro, Rafael Reis
Docência.
Farmacologia.
pós-graduação.
title_short Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.
title_full Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.
title_fullStr Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.
title_full_unstemmed Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.
title_sort Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.
author Ribeiro, Rafael Reis
author_facet Ribeiro, Rafael Reis
Forte, Tereza Cristina Marques
Sarte, Marina Fiuza
Melo, Iracema Matos de
Lima, Vilma
author_role author
author2 Forte, Tereza Cristina Marques
Sarte, Marina Fiuza
Melo, Iracema Matos de
Lima, Vilma
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rafael Reis
Forte, Tereza Cristina Marques
Sarte, Marina Fiuza
Melo, Iracema Matos de
Lima, Vilma
dc.subject.por.fl_str_mv Docência.
Farmacologia.
pós-graduação.
topic Docência.
Farmacologia.
pós-graduação.
description RIBEIRO, Rafael Reis et al. Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-23T19:42:12Z
2017-10-23T19:42:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, R. R; FORTE, T. C. M; SARTE, M. F; MELO, I. M; LIMA, V; LIMA, V; (2016)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26779
identifier_str_mv RIBEIRO, R. R; FORTE, T. C. M; SARTE, M. F; MELO, I. M; LIMA, V; LIMA, V; (2016)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028998344605696