Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26779 |
Resumo: | RIBEIRO, Rafael Reis et al. Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) |
id |
UFC-7_f3867fdd75cde6ca98f24dc1c89c9fe1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/26779 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.Docência.Farmacologia.pós-graduação.RIBEIRO, Rafael Reis et al. Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)O estágio de docência é uma atividade acadêmica supervisionada que faz parte da grade curricular dos cursos de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em farmacologia, assim como de outras pós-graduações da Universidade Federal do Ceará (UFC). É uma iniciativa do programa de articulação entre graduação e pós-graduação (PROPAG) que visa auxiliar na capacitação do pós-graduando (PG) para o futuro exercício da docência. O presente relato tem por objetivo compartilhar a experiência de um mestrando em Farmacologia junto à disciplina de farmacologia para odontologia da UFC. Sob supervisão e auxílio da orientadora do mestrado/coordenadora da disciplina foi elaborada e ministrada aula expositiva sobre “mediadores químicos da inflamação”, tema relacionado ao seu objeto de pesquisa. Ao final, o PG foi avaliado por 20 alunos, de 28 matriculados na turma de graduação de 2015.2, através de questionário inferindo sobre o desempenho do PG quanto: à clareza, ao conhecimento do assunto, a capacidade de esclarecer dúvidas, à capacidade de motivar a turma, bem como a qualidade dos slides, atribuindo-se uma pontuação de 1 a 5, sendo 5 a pontuação máxima. Ao analisar a média das pontuações de cada item, constatou-se que o aspecto melhor avaliado foi o sobre conhecimento do assunto (média= 4,65), seguido por capacidade de esclarecer dúvidas (4,25), qualidade dos slides (4), clareza ao se expressar (3,85) e capacidade de motivar os alunos (3,4). Concluiu-se que a experiência do estágio de docência pode ser importante para acompanhar o desempenho do pós-graduando e, portanto, contribuiu para a formação crítica do futuro docente nos seus diversos aspectos didático-pedagógicos, bem como ensaiar um engrandecimento de relação aluno/professor. Dessa forma, o estágio docente, devidamente supervisionado, deve ser valorizado como ferramenta para autoavaliação e formação no contexto das pós-graduações strictu sensu. Apoio: PIBIC; CAPES.2017-10-23T19:42:12Z2017-10-23T19:42:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRIBEIRO, R. R; FORTE, T. C. M; SARTE, M. F; MELO, I. M; LIMA, V; LIMA, V; (2016)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26779Ribeiro, Rafael ReisForte, Tereza Cristina MarquesSarte, Marina FiuzaMelo, Iracema Matos deLima, Vilmainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T13:02:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26779Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:24.684275Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. |
title |
Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. |
spellingShingle |
Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. Ribeiro, Rafael Reis Docência. Farmacologia. pós-graduação. |
title_short |
Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. |
title_full |
Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. |
title_fullStr |
Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. |
title_full_unstemmed |
Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. |
title_sort |
Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. |
author |
Ribeiro, Rafael Reis |
author_facet |
Ribeiro, Rafael Reis Forte, Tereza Cristina Marques Sarte, Marina Fiuza Melo, Iracema Matos de Lima, Vilma |
author_role |
author |
author2 |
Forte, Tereza Cristina Marques Sarte, Marina Fiuza Melo, Iracema Matos de Lima, Vilma |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rafael Reis Forte, Tereza Cristina Marques Sarte, Marina Fiuza Melo, Iracema Matos de Lima, Vilma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência. Farmacologia. pós-graduação. |
topic |
Docência. Farmacologia. pós-graduação. |
description |
RIBEIRO, Rafael Reis et al. Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-23T19:42:12Z 2017-10-23T19:42:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, R. R; FORTE, T. C. M; SARTE, M. F; MELO, I. M; LIMA, V; LIMA, V; (2016) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26779 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, R. R; FORTE, T. C. M; SARTE, M. F; MELO, I. M; LIMA, V; LIMA, V; (2016) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028998344605696 |