Eficiência e eficácia da comunicação organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Francisco Gaudencio Torquato do
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48908
Resumo: Gerar consentimento, eis a meta finalista da comunicação organizacional. Produzir aceitação, por meio de comunicação expressivo-emocional, parece ser o escopo psicológico aconselhável aos profissionais que lidam com comunicação nas empresas. É o que se infere dos resultados até agora obtidos por estudos empíricos. Como, porém, realizar. uma comunicação que atinja tão profundamente o corpo social da organização, quando o sistema burocrático-normativo, per si, é um obstáculo ao engajamento e à participação dos empregados? A resposta não é fácil. Em primeiro lugar, há que se verificar em que palco, em que empresa esta situação pode ocorrer. O tamanho, o grau de complexidade, a pressão no sentido da eficiência e a estrutura de controle de uma organização determinam o nível de otimização de situações de comunicação.[...]o objetivo deve ser o de aproximar a comunicação ao nível da expressividade maior dos empregados. De um lado, há um tipo de comunicação que é fruto da informação e conhecimento técnico, e, de outro, as atitudes, valores, normas. A questão é ajustar as duas partes, formando um composto comunicacional que possa ser consumido naturalmente. Ou, para se usar o referencial bastante conhecido dos pesquisadores, pode-se conseguir consentimento, usando-se uma comunicação consumatória, agradável.[...]
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